Apple se explica após rejeitar Steam Link para streaming de jogos no iOS

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Falamos por aqui sobre o Steam Link, um aplicativo que permite fazer streaming de jogos de computador em smartphones. Ele foi anunciado para iOS e Android, mas chegou apenas à Play Store. É que a Apple aprovou o app e depois revogou a aprovação.

Diversos usuários reclamaram com a empresa, e Phil Schiller — vice-presidente de marketing da Apple — respondeu a todos com a mesma mensagem, dando alguns detalhes sobre o que aconteceu.

“A equipe de análise descobriu que o aplicativo do Steam para iOS, como enviado atualmente, viola várias diretrizes sobre conteúdo gerado pelo usuário, compras no app, códigos de conteúdo etc.”, diz Schiller.

“Nós discutimos esses problemas com a Valve e continuaremos a trabalhar com eles para ajudar a trazer a experiência do Steam para o iOS e a Apple TV, de uma maneira que esteja em conformidade com as diretrizes da loja”, continua o executivo.

Segundo a Valve, o Steam Link foi aprovado pela Apple no dia 7 de maio, e anunciado publicamente no dia 9. Na manhã seguinte, a aprovação do app foi revogada devido a “conflitos comerciais”, envolvendo diretrizes que a equipe de análise supostamente não percebeu de início.

A Valve recorreu, dizendo que o Steam Link funciona como um app de desktop remoto semelhante a vários outros disponíveis na App Store. A Apple não cedeu, no entanto. Um abaixo-assinado pede que a empresa reveja sua decisão.

Como nota o Engadget, o Steam Link tem uma diferença notável em relação a outros apps de desktop remoto: é focado em jogos que podem ser adquiridos em uma loja própria, mas sem pagar 30% à Apple por transações in-app. Este é um dos fatores mencionados por Schiller, ainda que indiretamente.

Enquanto isso, o Steam Link está disponível em beta para Android 5.0 Lollipop ou superior. Você pode baixá-lo na Play Store.

É preciso conectar seu smartphone à mesma rede Wi-Fi que o computador (a Valve recomenda a banda de 5 GHz), e é possível usar qualquer controle compatível, incluindo o Steam Controller.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados