Como usar o backup do Google Fotos no Android

Saiba como usar o backup do Google Fotos no Android e liberar espaço do seu celular sem precisar excluir arquivos

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

Você já deve ter ouvido muita gente falando que basta enviar imagens ao Google Fotos para liberar espaço no celular — o que não explicam é como esse processo funciona em maiores detalhes. Em resumo, você pode salvar na nuvem do Google as fotos que você tira com a câmera do seu celular e também as fotos recebidas que foram salvas. Saiba como usar o backup do Google Fotos.

Backup Google Fotos
O que é o backup e a sincronização com o Google Fotos

O Google explica, em partes, como funciona cada etapa do serviço na nuvem.

  1. Backup: vídeos e fotos serão salvos na nuvem do Google Fotos e poderão ser acessados quando você estiver online, liberando espaço no seu celular.
  2. Armazenamento particular: fotos e vídeos armazenados no backup do seu dispositivo são particulares. Ou seja, só serão vistas se você decidir compartilhar.
  3. Sincronização: as alterações que você fizer no seu celular (ou acessando via computador) serão refletidas em todos os dispositivos sincronizados. Por exemplo, se você editar e salvar uma foto no celular, ela será igual no photos.google.com.

Entendido isso, agora você já sabe que pode “subir para a nuvem” as fotos antigas que você adora mas que ficam ocupando espaço no seu telefone. É uma forma de liberar armazenamento para fotos novas sem precisar excluir nada que já foi registrado.

Se você usa Android, provavelmente, já tem o aplicativo Google Fotos instalado no celular. Procure por ele. Se não encontrar, pode baixá-lo na Google Play Store.

Como ativar o backup e a sincronização do Google Fotos

Backup Google Fotos Ativar
  1. Abra o aplicativo Google Fotos;
  2. Faça login na sua Conta do Google;
  3. Na parte superior da tela, toque em Menu;
  4. Selecione “Configurações” depois “Backup e sincronização”;
  5. Toque em “Backup e sincronização” para ativar ou desativar.

Como saber se minhas fotos estão salvas no Google?

Você pode verificar se fotos antigas e novas estão sendo armazenadas no backup do Google Fotos corretamente. Nas configurações do app você pode ajustar se deseja fazer uploads só com Wi-Fi ou usando pacote de dados (é recomendável deixar a função “backup com os dados da rede celular” desativada para não consumir o seu plano.

Para isso, acesse Fotos > Menu >Configurações > Backup e Sincronização e, em “Backup com os dados da rede celular” desmarque a opção para as fotos e vídeos.

  1. Abra o aplicativo Google Fotos;
  2. Toque em Fotos;
  3. Você verá se suas fotos foram armazenadas ou se ainda estão aguardando backup.

Pode acontecer de as fotos estarem aguardando uma rede Wi-Fi para backup. Enquanto isso, não apague os arquivos. No app um ícone informará o andamento.

Como sincronizar pastas do celular

Você também pode armazenar na nuvem do Google Fotos outras imagens que você recebeu ou salvou e não têm origem exatamente na câmera do seu celular. Na mesma tela de configurações, role a página para baixo e encontre “Fazer backup das pastas do dispositivo”. Lá, você pode escolher pastas de aplicativos como WhatsApp, Twitter, Facebook,  ou as pastas nativas de downloads e de screenshots por exemplo.

Como liberar espaço no celular

Com as atualizações, o Google Fotos tornou extremamente fácil liberar espaço no smartphone ou tablet no que diz respeito a fotos e vídeos. Basta tocar em um botão!

  1. Abra o Google Fotos;
  2. Toque no Menu;
  3. Toque em Liberar “Espaço”.

O Google Fotos vai informar quanto de espaço pode liberar, quantos arquivos serão removidos do seu aparelho para passar a viver na nuvem e você precisará confirmar.

Vale notar que, de tempos em tempos, o Google Fotos vai fazer isso automaticamente caso tenha ativado a sincronização de fotos, vídeos e pastas direto na nuvem gratuita.

Qual é o espaço disponível no Google Fotos?

Você só tem 15 GB de armazenamento gratuito dividido entre Google Fotos, Gmail e Google Drive. Esses arquivos ficam acessíveis de qualquer smartphone, tablet ou computador (acessando o site photos.google.com) desde que você tenha uma conta Google.

Google Fotos Camera

Fotos em alta qualidade

Se as fotos forem maiores que 16 MP, serão compactadas para economizar espaço. Para ter ideia, você pode imprimir fotos feitas em 16 MP em tamanhos até 24×16 polegadas.

Vídeos com mais de 1080p (4K, por exemplo) serão redimensionados para 1080p (alta definição). Um vídeo com 1080p ou menos terá aparência próxima à do original.

Qualidade original

Verifique o quanto você já usou aqui (drive.google.com/settings/storage). Se você ultrapassar esse limite, saiba que pode comprar mais espaço no Google se desejar.

A qualidade original é recomendada apenas para fotos com mais de 16 MP e vídeos com mais de 1080p (tamanho para impressão de banners grandes).

Configurações importantes no Google Fotos

Você pode, e deve. alterar as configurações de backup do Google Fotos para ter maior controle sobre como suas fotos estão sendo armazenadas na nuvem da gigante de buscas. Os ajustes são ideais para quem mais de uma conta Google (Gmail), fotos e vídeos em qualidade maior que a recomendada e se preocupa com o consumo de dados.

Escolher a Conta do Google do backup de fotos e vídeos:

  1. Toque no “Menu” e em “Configurações”;
  2. Em “Backup e Sincronização”, toque no nome da conta;
  3. Caso seja necessário troque de conta para ver os dados referente à ela.

Alterar o tamanho do upload de fotos e vídeo:

  1. Toque no “Menu” e em “Configurações”;
  2. Em “Backup e Sincronização”, toque em “Tamanho do upload”.

Fazer backup das pastas do dispositivo:

  1. Toque no “Menu” e em “Configurações”;
  2. Em “Backup e Sincronização”,toque em Fazer backup das pastas do dispositivo;
  3. Selecione as pastas que você quer armazenar em backup.

Fazer backup com dados móveis:

  1. Toque no “Menu” e em “Configurações”;
  2. Em “Backup e Sincronização”, toque em “Backup com os dados da rede celular”;
  3. Toque em Fotos ou Vídeos para ativar ou desativar o backup com 4G.

Três observações:

  • Sua operadora pode aplicar cobranças se você fizer upload usando rede móvel.
  • Para fazer backup se estiver viajando: ative “Roaming” em “Quando fazer backup”.
  • Você pode acessar na Web (photos.google.com) e no Google Fotos para iOS (iPhone).
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Fotos na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados