Em abril, o governo da Rússia ordenou o bloqueio do Telegram em todo o país, depois que o aplicativo se recusou a entregar chaves de criptografia dos usuários.

No entanto, barrar o Telegram é uma tarefa bem difícil. A Roskomnadzor, agência de telecomunicações do governo russo, reconhece que só conseguiu interromper suas operações em 15% a 30%.

Por isso, a agência pediu à Apple que retire o aplicativo da loja para iOS, e que desative as notificações push para os usuários na Rússia. Dessa forma, não seria mais possível baixar o app, e quem tem o Telegram instalado não receberia alertas para novas mensagens.

A Apple tem um mês para responder, e a App Store pode ser banida do país caso a ordem não seja cumprida. O diretor da Roskomnadzor, Alexander Zharov, alega que o Telegram foi usado para planejar ataques terroristas recentes em todo o mundo.

No mês passado, a Apple já havia sido notificada para remover o aplicativo de sua loja, assim como o Google e até o APKMirror. Nenhuma das empresas cumpriu a ordem, no entanto.

O Telegram está sendo banido na Rússia por não entregar as chaves de criptografia de seis usuários acusados de planejar ataques terroristas. O Serviço Federal de Segurança (FSB), sucessor da KGB, quer investigá-los com base em leis antiterrorismo que preveem a quebra de sigilo em apps de mensagens.

Desde então, a Roskomnadzor decidiu banir cerca de 1,8 milhão de endereços IP do Google e da Amazon, afetando diversos serviços na nuvem. Apesar disso, o Telegram continua funcionando na Rússia.

Com informações: AFP, EFE.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Seraph

Sim, barrar a google seria uma grande facada. Rússia já atingiu diversas empresas (Amazon, Google) tentando barrar o Telegram e sem sucesso. E vão continuar pelo visto

Rod

Acho que governante nenhum teria peito pra barrar o Google. Impopular demais

Seraph

Yes. Mas eles só queriam desculpa mesmo. Quero ver a posição da Google com isso, porque a Rússia já mandou eles tirarem tbm (oq foi ignorado completamente)

Rod

Que tosco. Podiam ignorar e pronto. Os próprios caras do governo devem usar iphone. Dar tiro no próprio pé

Seraph

Desde Abril que as atualizações estão bloqueadas, só questão de tempo :/

Rod

Como?

Seraph

Pois é, e vão ceder

Seraph

Ela já cedeu em parte.

Seraph

já cedeu. A Apple não permite atualização do telegram desde Abril na Rússia.

Neu

Estamos todos desejando boa sorte para a Rússia, pois ela vai precisar.

Danillo Nunes

A Apple já cedeu no Brasil quando o Secret foi bloqueado.

Trovalds

Aham, a Apple vai ceder... olha lá, já retiraram!

Gustave Dupré

É, mas acataram o pedido da China, em relação a mover os dados para os servidores chineses... Lucro sempre veem em primeiro lugar, pelo menos para Apple.

Rod

Apple vai cagar e andar lol

Flavio Toledo

Russos parece estao desesperados nao deve ser tao facil quanto com whatsapp.

Exibir mais comentários