A PUBG Corp está processando a filial coreana da Epic Games, desenvolvedora de Fortnite, por violação de direitos autorais. Ela diz que o sucesso do jogo se deve à cópia de recursos de PlayerUnknown’s Battlegrounds. Era questão de tempo.

PlayerUnknown’s Battlegrounds é um dos responsáveis pela explosão de jogos do gênero “battle royale”, em que 100 jogadores numa ilha disputam espaço entre si até sobrar apenas um.

Então veio Fortnite, que adota o modelo battle royale com alguns elementos adicionais — permitindo construir torres, rampas e fortes, por exemplo. Além disso, o jogo é gratuito com compras in-app, enquanto PUBG custa a partir de R$ 55,99.

A disputa judicial era questão de tempo porque Fortnite tinha tudo para ultrapassar a popularidade de PUBG, ameaçando sua existência. E isso já aconteceu.

Em fevereiro, Fortnite atingiu 3,4 milhões de jogadores simultâneos, superando o recorde de 3,3 milhões de PUBG alcançado no início de janeiro, segundo a Bloomberg. Desde então, o número se usuários de PUBG caiu pela metade para cerca de 1,5 milhão.

Nesta terça-feira (29), 27 mil pessoas estavam assistindo partidas de PUBG no Twitch, contra 260 mil vendo Fortnite. Mais da metade estava no canal de Tyler “Ninja” Blevins, ex-jogador de PUBG.

“Esta é uma medida para proteger nossos direitos autorais”, diz a PUBG Corp em comunicado. A Epic Games ainda não se manifestou.

Este ano, a PUBG Corp também processou a Netease Games, acusando-a de basear dois jogos para celular — Rules of Survival e Knives Out — no conceito de battle royale. Ela pede que os apps sejam removidos da App Store e do Google Play, e exige US$ 150 mil por violação de direitos autorais.

Com informações: Bloomberg.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

thiago

E o fortnite te da qtos reais?

thiago

Kkkkkkkk, copiar o passe de batalha?? primeiro que n to sabendo de pubg copiar porra nenhuma de passe de batalha n, e mesmo se fosse o caso isso seria comparável com uma loja criar uma pasta de dente de uma cor e a outra loja uma pasta de dente da mesma cor

Alexandre Caique

Então seria certo a Epic Games processar o PUB por copiar discaradamente o passe de batalha? Que vai vim agora na atualização de PUB? para de defender game que não te dá nenhum real cara

thiago

Cara, cair de um veículo aéreo, catar itens pelo cenário em cidades pequenas distintas, 100 jogadores lutando para apenas 1 vencer... é um pvp que teve suas principais características roubadas

thiago

Cara, botar a câmera em primeira pessoa e ser um shooter é tão básico que n tem pq processar, copiar um ngc q vc cai de um veículo aéreo, procura armas num cenário c 100 jogadores e o último vivo ganha é sim MUITO complexo p ser algo tão limitador assim, roubou 100% do gameplay do pubg sim, doa a quem doer

CriTless

isso é choro PUBG é muito invejosa Fortnite nao copiou nada do PUBG

Parrrrrk

Para de chorar. PUBG não tem do que reclamar. Fortnite copiou o modo de jogo mesmo. Tá errada? Não. Se usar esse critério merda, então a criadora de Wolfenstein 3D poderia processar todas empresas que lançam FPS no mercado. Imagine se ninguém pudesse criar jogos de plataforma porque seriam cópia? Imagine se a Valve resolvesse processar a Riot por causa do LoL? E olha que o LoL massacrou o Dota em número de jogadores.
Não faz sentido ficar defendendo a BLUEHOLE nessa questão. Ela não quer aceitar que perdeu pra concorrência. É simples.

ManoGamePlayerHD #loko

Primeiramente, Fortnite não tem nada haver com o PUBG, Fortnite tem as construções, tem jetpack, tem carrinho de supermercado (o único veiculo no jogo), tem o gráfico diferente, tem TUDO diferente, não faz o minimo sentido esse processo, a unica coisa que tem de igual é o gênero, e a Bluehole não é dona do modo Battle Royale. Ainda mais que tem muitos outros jogos nesse estilo que são mais parecidos com PUBG do que o Fortnite. (Já joguei ambos jogos)

Wellington Miranda

ainda bem que o survivor royale nao esta nessa lista

Princesa Y'Mera, mores

Sério? Olha isso então:

https://www.gamesindustry.b... "TERA DEVELOPERS GUILTY OF STEALING LINEAGE III ASSETS"

https://mmoculture.com/2012... "FORMER NCSOFT STAFF JAILED FOR LINEAGE 3 LEAK"

vlw flw

Maylon Mosby

Comparar Fortnite com Pubg é a coisa mais idiota que tem velho, os dois são totalmente diferente a única coisa que tem igual nos dois é o estilo de jogo mas depois disso È TUDO DIFERENTE NADA PARECIDO, Fortnite tem a sua originalidade, e processar ela por simplesmente ser o mesmo estilo de jogo é a pior idiotice que ja vi na vida

Maylon Mosby

WTF ASJKSAJ, tu que é burro por achar que o pubg que criou esse modo de jogo, battle royale veio de mods para ARMA 2 e no H1Z1, Vai se informar e para de falar merda na internet

Sandor Clegane

Parceiro, existem vários jogos do mesmo gênero, seja ele pvp,rpg,mmo,fps. A questão é q a Bluehole não pode comprar o gênero pra ela, se quiser se destacar que trabalhe melhor no jogo deles.

Joannys Lima

todo mundo já entendeu q vc é um fanboyzinho q n aceita a derrota thiago... SUPERA !

Joannys Lima

vc q é meio burro por achar q o pubg que criou o modo battleroyale kkkk

Exibir mais comentários