Califórnia testa placas de carro digitais que podem indicar localização de veículos roubados

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Em tempos de criação de carros autônomos, também há quem se concentre em mudar as tradicionais placas de carros. O estado da Califórnia, por exemplo, começou a testar um modelo que exibe a identificação dos veículos por meio de telas semelhantes às do Kindle.

O novo formato está sendo testado na cidade de Sacramento e oferece algumas vantagens aos motoristas. Em caso de roubo, a placa poderá indicar a localização do veículo. Além disso, os condutores não precisarão mais colar adesivos na placa para indicar que estão em situação regular.

As autoridades também poderão permitir a exibição de mensagens nas placas digitais, mas isso ainda precisa ser aprovado pelo Departamento de Veículos Motorizados (DMV, na sigla em inglês), que está conduzindo os testes. Com a autorização, as mensagens serão exibidas somente quando os veículos estiverem parados. O número da placa ainda ficaria à mostra, mas no canto superior direito da tela.

Ao mesmo tempo, há questionamentos relacionados à privacidade e à segurança. Alguns motoristas acreditam que o sistema contribuirá para governo, polícia e empresas rastrearem seus veículos.

O preço nada atrativo também poderá contribuir para a impopularidade das placas digitais. Elas serão vendidas por US$ 699 mais custos de instalação. Os motoristas ainda pagarão uma taxa mensal de US$ 7.

As placas digitais já estão disponíveis para motoristas individuais em Sacramento. Porém, a Reviver Auto, responsável pela fabricação e distribuição das placas, espera que as principais interessadas sejam as empresas.

Elas usariam os dispositivos em suas frotas e poderiam aproveitar o espaço para exibir pequenos anúncios para promover seus produtos e serviços. Os dispositivos também seriam úteis para acompanhar a localização dos carros.

Até o momento, apenas 116 veículos estão usando as placas digitais. A etapa de testes permite que até 175 mil carros adotem a alternativa. O DMV espera ficar mais próximo desse número à medida em que empresas e motoristas fiquem sabendo da nova opção.

Com informações: The Sacramento Bee, Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados