O plano de Jeff Bezos para levar milhões de pessoas à Lua por meio da Blue Origin

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Steve Jurvetson/Flickr

Jeff Bezos

Os empresários bilionários querem levar a humanidade o quanto antes ao espaço. Enquanto Elon Musk trabalha com a SpaceX para criar uma colônia em Marte, Jeff Bezos investe na Blue Origin para criar algo semelhante na Lua.

Em entrevista ao GeekWire, o CEO e fundador da Amazon disse que pretende trabalhar com a NASA e a Agência Espacial Europeia para levar milhões de pessoas à Lua. Ele adianta que, se não conseguir formar parcerias, tentará alcançar o objetivo por conta própria.

Para ele, o primeiro passo deve ser buscar reduzir os custos para se chegar ao espaço. A meta deverá ser atingida com o sistema de lançamento suborbital New Shepard, que já está em testes, e com o sistema orbital New Glenn, que deverá ser finalizado na próxima década.

A longo prazo, o plano é levar pessoas para trabalhar em indústrias pesadas na Lua. Toda a atividade seria realizada em habitações giratórias movidas a energia solar. Para Bezos, essa é a única maneira de lidar com uma demanda crescente de energia e com o crescimento da população mundial.

“Teremos que sair desse planeta”, disse. “Vamos deixá-lo e isso vai tornar este planeta melhor. Nós iremos e voltaremos, e as pessoas que quiserem ficar vão ficar”.

A Terra seria voltada para o uso residencial e de indústrias leves. “Em um futuro não muito distante – estou falando de décadas, talvez 100 anos –, será mais fácil fazer no espaço muitas das coisas que fazemos na Terra, porque teremos muita energia”, explicou.

Por que a Lua?

O empresário afirma que uma das vantagens da Lua é a localização em relação à Terra. Segundo ele, a viagem levaria poucos dias com o foguete ideal. A água presente em depósitos vulcânicos na Lua poderia se transformar em água potável e ar respirável, além de combustível para os foguetes.

Para facilitar o deslocamento, a Blue Origin planeja criar um módulo lunar capaz de levar cinco toneladas de carga à superfície da Lua. Para isso, pretende realizar uma parceria com a NASA. Segundo ele, se não houver um acordo, o objetivo será alcançado em algum momento. No entanto, ele afirma que “poderíamos fazer isso muito mais rápido por meio de uma parceria”.

Com uma fortuna de mais de US$ 130 bilhões, Bezos está investindo na Blue Origin boa parte do que ganha com a Amazon. “Uma de duas coisas vai acontecer: ou as pessoas vão acompanhar a visão ou eu ficarei sem dinheiro”, brincou.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados