Google lança Chrome 67 com login sem senha e menu secreto de emoji

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Stephen Shankland/Flickr

O Google atualiza o Chrome no canal estável aproximadamente a cada seis semanas. Desta vez, temos a versão 67, com diversas novidades nos bastidores para segurança, sensores e realidade virtual.

Esta é a primeira versão do Chrome com suporte ao protocolo de segurança chamado Web Authentication, ou WebAuthn. Ele foi anunciado em abril, e permite fazer login em sites usando biometria (rosto/digitais) ou com chave USB.

O WebAuthn é uma API aberta desenvolvida pela World Wide Web Consortium (W3C) e pela FIDO Alliance. Ele é suportado no Firefox há algumas semanas, e também chegará ao Microsoft Edge.

Ainda falando de segurança, o Google continua a implementar o recurso Strict Site Isolation para mais usuários. Isso serve para atenuar os efeitos das falhas Meltdown e Spectre.

Há também a nova WebXR Device API, feita para experiências de realidade virtual na web. Ela dá suporte a jogos, vídeos em 360 graus, e também vídeo em 2D/3D apresentado em ambientes virtuais — como na imagem abaixo.

Com a Generic Sensor API, os sites poderão acessar sensores como acelerômetro, giroscópio e bússola no smartphone (ou no PC, se houver). Isso permite criar experiências na web semelhantes ao que alguns apps oferecem.

Esta API é baseada em um padrão da web proposto por engenheiros da Intel. A empresa oferece diversos exemplos de como usar os sensores — para exibir fotos panorâmicas no navegador, por exemplo.

Por fim, o Chrome 67 estável inclui um menu de emoji. Você clica com o botão direito em um campo de texto, e depois em “Emoji”. Trata-se de um recurso experimental que precisa ser ativado em:

chrome://flags/#enable-emoji-context-menu

Ele deve aparecer no Windows, macOS, Linux e Chrome OS, mas não está disponível para Windows 10.

O Chrome 67 está disponível inicialmente para macOS, Windows e Linux. Ele chegará em breve no canal estável para iOS, Android e Chrome OS.

Com informações: 9to5Google, Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados