Início » Negócios » Banco do Brasil testa informar saldo e extrato da sua conta via WhatsApp

Banco do Brasil testa informar saldo e extrato da sua conta via WhatsApp

Felipe Ventura Por

Desde fevereiro, o Banco do Brasil permite realizar algumas transações simples através do Facebook Messenger. É possível consultar saldo e extrato de conta corrente, solicitar a fatura do cartão, entre outros.

Recentemente, o BB passou a experimentar o mesmo tipo de atendimento através do WhatsApp. Os testes começaram sem alarde na última terça-feira (22), segundo a ANABB (Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil).

Todos os funcionários do BB e cerca de mil clientes receberam um convite por SMS para usar o canal do WhatsApp. Um leitor do Tecnoblog teve acesso ao novo recurso.

Inicialmente, é preciso cadastrar o telefone do BB nos contatos e iniciar uma conversa. O chatbot permite realizar consulta de saldo e extrato de conta corrente, poupança ou CDB; extrato de fundos de investimento; e segunda via da fatura do cartão de crédito.

Para qualquer uma dessas transações, será necessário se identificar. Funciona assim: você toca no link enviado pelo atendimento, informa sua agência e conta, digita a senha, e insere um código recebido via SMS.

Feito isso, o bot irá informar seu saldo, extrato ou segunda via da fatura. É preciso repetir a autenticação a cada 10 minutos.

Se você não recebeu convite para os testes, pode até cadastrar o número do banco — (61) 4004-0001 — mas o bot não fará o atendimento. Você receberá uma mensagem dizendo que "estamos em fase de testes com nossos funcionários e alguns clientes". O BB também diz: "já anotamos o seu número de telefone como interessado em participar da próxima fase".

O banco afirma que, após esse piloto, vai expandir o atendimento via WhatsApp para todos os clientes. As mensagens, como sempre, são criptografadas de ponta a ponta.

O bot usa a inteligência artificial do Watson, da IBM, para atender os clientes via bate-papo. O sistema foi implementado há cerca de um ano, e custou R$ 14 milhões.

O WhatsApp foi adquirido pelo Facebook há alguns anos em uma transação multibilionária, mas continua sendo gratuito para os usuários. A empresa quer ganhar dinheiro cobrando das empresas para conectá-las aos clientes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Edgar Carmo

Eu fiquei abismado com os custos também, mas entendo que deve ter um custo associado a quantidade de servidores disponíveis para aguentar ao tranco, custos como desenvolvimento dos "especialistas" da IBM para fazer o Watson funcionar e provavelmente toda segurança que precisou ser embarcada para o projeto funcionar...

... Mesmo assim, são 14 milhões em um projeto que pode afundar, antes mesmo de iniciar em larga escala.

Cameron Poe

Eu acredito que o whatsapp tinha de fazer um perfil diferenciado para empresas do segmento financeiro/bancário, porque o que vai ter de golpe... (e realmente ficar bem visível a diferença dos verdadeiros e falsos)

Gabriel Alves

Por isso que a função tem que ser apenas pra alguns clientes, como aquele pacote exclusivo digital. Não dá pra disponibilizar pra um semianalfabeto, por exemplo.

Webmaster CandibaNET

Não são R$14 mi para um bot, é muito mais coisa, porém, já que o blog usou suas fontes para divulgar esse valor deveria ir atrás delas para explicar melhor.

Victor Hugo

Preparem-se para inúmeros processos no Juizado Especial Cível por causa disso.

Jonas S. Marques

Vai lá e explica isso pra vó que ganhou um celular recentemente e ouviu da Neta que agora da pra usar o banco do WhatsApp. Aliás, é bem fácil criar um perfil comercial no WhatsApp e mudar o nome pra Banco do Brasil pra dar veracidade a quaisquer golpes.

Gabriel Alves

O BB deixa claro que todos os contatos são efetuados pelo 4004-0001, é só olhar.

Mendonza

Se chegar uma mensagem é só ignorar. Quem inicia o atendimento é o cliente. Só ler a matéria.

ochateador

Assalto mais fácil ?

Lucas Dantas

os bandidos e os hackers agradeçem

Cali

Cliente ser desligado já não é culpa do banco, né. Achei bem legal o serviço!

Isaac Eullen

Banco do Brasil é metade estatal, tu não acha desses 14 milhões uma boa parte não foi direcionada pra alguns bolsos? Kkkkkkkk

Tiago Félix

14 milhões? 14 fuking milhões??????

Se eu cotar esse bot ( que tem mensagens ridículmente simples) com a empresa mais cara do mercado cobrando em dólares sairia no MAXIMO 100k.

E 100k considerando pq a empresa é grande, segurança e etc.

Pq se for pra lanchonete do João um bot melhor que esse sai por menos de 900 reais mensais ( sério).

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Em vez de usaram bots de atendimento visto que o SAC do BB é horrível, não, preferem mostrar saldo sendo que o app já faz isso e várias outras coisas.

Parece que não pensam.

Daniel R. Pinheiro

Se fosse através de bots, com respostas automáticas, como no Telegram, seria mais interessante, mas também não sei se assim seria seguro...

Exibir mais comentários