Houve uma época, quando eu trabalhava com fotografia, que eu costumava enviar milhares de fotos todos os dias para um servidor FTP. O fato é que, se eu enviasse todas elasabai no tamanho original, não ia conseguir passar (quiçá chegar) da metade dos arquivos. Ainda mais considerando o rapidésimo link Speedy com 64kbps de upload que a firma tinha na época.

A solução era simples, eu só precisava redimensionar todas as imagens, para um tamanho que não comprometesse a qualidade da revelação, e os arquivos ficariam mais compactos. Agora só faltava arrumar uma forma prática de fazer isso, que não envolvesse abrir o Photoshop, e configurar uma ação no Automate.

Redimensionando imagens em Batch no Windows

No começo de 2006, a Microsoft lançou um pacote chamado PowerToys. Uma série de add-ons que turbinavam um pouco mais o Sistema Operacional. No meio desses aplicativos, está o Image Resizer, um software extremamente leve, que é acionado através do menu de contexto.

O Image Resizer é bem simples, e fácil de usar. Uma vez instalado, você só precisa selecionar as imagens, clicar com o botão direito nelas, selecionar a opção “Resize Images”, e colocar o tamanho desejado em píxels.

Infelizmente o aplicativo só é compatível com o Windows XP, e a Microsoft não liberou uma versão do pacote para o Windows Vista. Contudo, existem alternativas gratuitas, e equivalentes ao Image Resizer, como é o caso do VSO Free Image Resizer. Tenho que dizer que não cheguei a testá-lo, mas de acordo com o que eu li em alguns fóruns, o funcionamento é exatamente o mesmo, e ele é quase tão leve quanto o original.

Redimensionando imagens em Batch no Mac OS X

automator_512Certamente deve existir alguma aplicação para Mac que faça isso também, mas o fato é que nele,  não é necessário instalar nenhum aplicativo de terceiro. Isso porque o Mac OS possui um automatizador de tarefas chamado Automator, que é nativo do sistema.

Uma das várias coisas legais que você consegue fazer com o Automator, é criar um script que redimensione suas imagens para um determinado tamanho. O primeiro passo é criar um script. Para isso, siga esses passos:

  • Abra o Automator.app (está dentro da pasta Aplicativos);
  • No Wizard, selecione o ícone Personalizar, e clique em Escolher;
  • Selecione o ícone Foto;
  • Clique e arraste o item Ajustar Imagens para o painel da direita;
  • Feche a caixa Copiar Itens do Finder;
  • Configure o tamanho desejado para suas imagens na caixa Ajustar Imagens. O tamanho configurado nesta caixa, será aplicado maior lado da imagem;

automator

  • Por último, clique em Arquivo > Salvar como Plug-in, e dê um nome descritivo ao mesmo (ex. Resizer 1500px).

Para redimensionar as suas imagens agora, selecione todas elas, clique com o botão direito do mouse (control + click) > Mais > Automator. Todos os plugins que você criar no Automator, estarão sempre acessíveis através deste menu. Neste caso, basta clicar neste que acabamos de criar, e ele irá redimensionar todas as suas imagens para o tamanho configurado.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alessandro Goneli
Excelente método abaixo: https://www.youtube.com/watch?v=YhBrD5fpT2E
Emerson
Boa noite Tiago. Beleza. Seguinte, isso é exatamente o que estou procurando e precisando fazer, porem gostaria de saber. Esse plugin vai converter somente as imagens ou pasta que eu selecionar ou ele vai converter todas as fotos do meu iMac para esse tamanho? Preciso converter uma pasta ou outra de vez em quando, mas nao todas as fotos. Não corro esse risco? Tenho medo de experiementar e fazer caca. Grato
Luís Sares
O PowerToys é muito fixe... Outra solução é esta: http://maistutoriais.com/multimedia/como-converter-muitas-imagens-de-uma-so-vez/
Maicon Schnorr
Valeu Tiago, utilizei o metodo do automator e funcionou 100% tenho que redimensionar imagens para colocar em um site, e isso ajudou muito, e me esta ajudando a economizar muito tempo. Parabéns pelo tutorial. Abraço
Rodrigo Cachanco
Olá Thiago, utilizei a dica do automotor para mac (redimensão de imagem, criação de plug-in) funcionou. mas criei tamanhos desnecessários, como posso apagar esses plugins?
joao araujo
eu não consegui, pelo batch do Photoshop é muito lento quando se fala em fazer uma conversão com mais de 100 fotos , e os aplicativos que eu arrumei , todos tiram muito a qualidade das fotos na conversão . Se tiivr um tempo, fazer um teste eu entendo quase nada desse automator, mas ele parece muito interessante .
Thiago Mobilon
Parece plausível. Mas tem que dar uma conferida se o Automator consegue lidar com o formato Raw. Como eu nunca testei, não sei te dar uma resposta mais precisa..
joao araujo
Teria como converter arquivo RAW em JPG usando o automator?
Thiago Mobilon
Lucas, esse não é o melhor lugar para tratar disso. Encaminhe suas dúvidas ao fórum, que responderemos de imediato, ok? http://tecnoblog.net/forum/ Abs!
lucas
Oi tiago. estou a procura de um celular pra mim, e caçando na net achei seu blog. estava atras de uma pessoa q entendesse de celular e ki está atualizado no mundo da tecnologia. eu queria conversar com vc tem como? se pudesse me add no msn: [email protected] Obrigado!