Início » Telecomunicações » Sete capitais desligam a TV analógica nesta quarta-feira

Sete capitais desligam a TV analógica nesta quarta-feira

Felipe Ventura Por
1 ano e meio atrás

A TV analógica está, pouco a pouco, chegando ao fim no Brasil. A ideia é migrar todos para o sinal digital, que traz melhor qualidade de imagem e som; e liberar frequências para ampliar a rede 4G.

Desta vez, sete capitais no Norte e Nordeste passarão pelo switch-off da TV analógica. Trata-se de Aracaju (SE), Belém (PA), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN) e Teresina (PI). O sinal será desligado nesta quarta-feira (30).

Foto por Matthew Paul Argall/Flickr

Em todas essas cidades, pelo menos 90% das residências estão aptas a receber o sinal digital, segundo pesquisa do Ibope. Este é o limite mínimo exigido pelo Gired (Grupo de Implantação da TV Digital) para o desligamento.

Além disso, a região metropolitana dessas capitais também perderá a TV analógica, totalizando mais de 90 municípios e 12 milhões de pessoas.

No Brasil, até o momento, cerca de 90 milhões de pessoas assistem TV apenas com o sinal digital. O presidente da Anatel, Juarez Quadros, quer aumentar esse número para 125 milhões ainda este ano.

Espera-se que, em agosto, todas as capitais estejam na TV digital. Ainda faltam Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), no Norte; além de Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT), no Centro-Oeste. Quadros avisa, no entanto, que o prazo pode ser adiado para depois das eleições, caso não haja cobertura suficiente de sinal digital.

O desligamento da TV analógica em todos os 5.570 municípios está previsto para 2023.