Início » Brasil » TSE aprova auditoria de urnas eletrônicas no dia das eleições

TSE aprova auditoria de urnas eletrônicas no dia das eleições

Por
1 ano atrás

A cada eleição, muitos brasileiros têm dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônicas. Para dar mais credibilidade ao processo, foram adotadas medidas como o voto impresso, que ainda está sendo implementado. Agora, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu que também realizará uma auditoria das máquinas no dia das eleições.

A decisão foi tomada na última terça-feira (29), quando o órgão alterou uma resolução relacionada à fiscalização das urnas. A 20 dias da pleito, o TSE realizará um sorteio para definir seções nos 26 estados e no Distrito Federal que serão avaliadas antes da votação começar.

Foto: José Cruz /Agência Brasil

Segundo o tribunal, a auditoria servirá para “verificar se as assinaturas digitais dos sistemas lacrados no TSE no início de setembro conferem com as assinaturas constantes das urnas instaladas na seção eleitoral”.

Para participar da avaliação, foram convidados representantes dos partidos, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), do Ministério Público e de juízes eleitorais. O processo será público e também poderá ser acompanhado por qualquer pessoa interessada.

O primeiro turno das eleições deste ano ocorre em 7 de outubro, e o segundo turno, em 27 de outubro.

Com informações: TSEAgência Brasil.