A cada eleição, muitos brasileiros têm dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônicas. Para dar mais credibilidade ao processo, foram adotadas medidas como o voto impresso, que ainda está sendo implementado. Agora, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu que também realizará uma auditoria das máquinas no dia das eleições.
A decisão foi tomada na última terça-feira (29), quando o órgão alterou uma resolução relacionada à fiscalização das urnas. A 20 dias da pleito, o TSE realizará um sorteio para definir seções nos 26 estados e no Distrito Federal que serão avaliadas antes da votação começar.
Segundo o tribunal, a auditoria servirá para “verificar se as assinaturas digitais dos sistemas lacrados no TSE no início de setembro conferem com as assinaturas constantes das urnas instaladas na seção eleitoral”.
Para participar da avaliação, foram convidados representantes dos partidos, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), do Ministério Público e de juízes eleitorais. O processo será público e também poderá ser acompanhado por qualquer pessoa interessada.
O primeiro turno das eleições deste ano ocorre em 7 de outubro, e o segundo turno, em 27 de outubro.
Com informações: TSE, Agência Brasil.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
A única forma de se realizar a auditabilidade das urnas é o voto impresso. Qualquer outra situação é facilmente programável para saber se a urna está em processo de testes, se tem impressora acoplada, se está em eleição real, enfim, é um teste para inglês ver e só engana quem não entende nada de programação.
Só vou desacreditar na segurança da urna eletrônica, quando um candidato com menos de 1% das intenções de voto, for eleito no primeiro turno.
Eu tenho pena é de quem acha que voto impresso e/ou cédula são mais confiáveis que o voto eletrônico.
Com essa agressividade toda vc tá bem certo. Vai longe assim... 👏👏👏👏
Exato amigo, mas no ponto que chegamos, não estou disposto a trabalhar mais para sustentar aqueles genocidas de Brasília.
Vcs realmente são "TEC", ou adolescentes que derrubam Doritos no teclado enquanto digitam essas merdas?
NÃO EXISTE como auditar essa calculadora gigante venezuelana.
Antes tinha um tal relatório extraído das urnas eletrônicas que detalhava tudo o que aconteceu na votação. Só que esse relatório só era emitido se o tse autorizasse e o custo era alto a ser pago por quem duvidasse do resultado e pedisse o tal relatório. Se não me engano, só o delegado Protogenes pediu. E agora me falam que o VOTO IMPRESSO é que vai garantir? Tá legal, até alguém pedir a recontagem e descobrir que deverá pagar um absurdo por isso. Ou seja, a urna eletrônica é uma vergonha. Uma farsa.
Aí vem a plim plim toda doce pedindo pra gravar vídeos do Brasil que vc quer. . . Falar da ferida aberta urnas eletrônicas fraudáveis quer não né.
Isso pode ser considerado realmente uma auditoria? E ainda, será feita no próprio dia da eleição? Só dão a bandeira que há anos já pesquei.. as urnas eletrônicas são uma farsa.
Os cara tão procurando pelo em ovo por causa de um chorão conspiratório aí...
certo que há alguma fraude. até mesmo na porra do exercito têm corrupção (mesmo alguns negando veementemente).
só que o pessoal deveria cobrar fiscalização, não apenas imaginar que um comprovante impresso vá resolver o problema.
só quero deixar bem claro que concordo com todos vocês. =D
A grande questão é que a fraude NAO OCORRE na urna, no momento da votação e sim na transmissao e totalização dos votos,que esta sim é necessária a conexão a internet. Daí, pergunto, quem irá fiscalizar isso se não haverá meio físico de fazê-lo já que um simples algoritmo inserido no.programa bastará para concretizar a fraude sem que ninguém perceba.
Se houver voto impresso já fica mais fácil de provar a fraude. Mas sem voto impresso já era
Essa é a questão, sempre houve fraudes,
quando as votações eram feitas em cédulas, de vez em quando se flagrava adulterações, mas, depois das urnas eletrônicas nunca mais se flagrou fraudes.
Ou seja, existe corrupção em todos os setores, menos nesse, você acredita nisso? Mesmo não havendo nenhuma auditoria isenta?
Veremos quando chegerá o dia em que o TSE simplesmente irá permitir um hackton público e exibido na TV e internet para saber quais as formas de burlar a urna eletrônica.... e usando qualquer ferramenta disponível.
Aposto que em 30 minutos já burlam o sistema.
Exatamente
É muito simples, como feito nas agências bancárias, o serviço é eletrônico mas há impressão do que foi realizado, VALE O QUE ESTÁ ESCRITO, após realizar o voto eletrônico, o eleitor terá que aguardar a impressão, conferir e colocar numa urna lacrada, assim, podemos acreditar na auditoria e, concomitantemente, na eleição...
Pelo pouco que entendo do assunto, uma auditoria séria deve ser sempre realizada por um órgão distinto, é o mesmo que deixar a raposa cuidando do galinheiro.
"Who watches the watchmen?"
cara, um mantra da informática que deveria ser levado mais para o cotidiano: não existe sistema infalivel.
No HUEZIL, séculos ou depois que for possível burlar esse sistema também ¬¬
Melhor mesmo é a urna eletrônica dos EUA.
/s
Boa! Quem sabe possa ser usado em alguns anos....
Garantir uma votação justa é um negócio complicado.
Tem um vídeo no Numberphile que fala exatamente sobre isso e uma solução apresentada é usar criptografia homomórfica.
Esse tipo de criptografia permite que você faça contas com a informação criptografada e consiga um resultado criptografado que é equivalente ao resultado sem criptografia. (ex: você criptografa 1, 2 e 3 de modo que 1=g3gr4, [email protected] e 3 [email protected]$g. Daí se você somar [email protected] o resultado dá [email protected]$g).
Pra usar na eleição, quando a pessoa vota, ela recebe um comprovante impresso com o próprio voto criptografado (um texto aleatório qualquer). E todos esses comprovantes criptografados são divulgados online pra você conferir que o seu comprovante é o mesmo que o que foi divulgado online.
Enfim, o vídeo é de 2016 e, na época, isso ainda estava na fase de pesquisa.
Se alguém tiver interesse e não tiver problemas com inglês:
https://www.youtube.com/wat...
no sistema tradicional praticar fraudes era como tirar doce de crianças...imagina uma eleição nos cafundós do judas, algum lugar dominado por algum "coronel"...só era "eleito" o escolhido do coronel
existe muita histeria em relação às urnas eletrônicas, muitos espertos manipulando ingênuos e inocentes úteis
dito isso, é logico que o sistema pode e deve ser melhorado...o problema principal existente não é nem a possibilidade de fraudes, mas a impossibilidade de haver auditoria e recontagem, em caso de necessidade
e aqui a gente esbarra no super-poder autoritário do judiciário brasileiro (no caso, o TSE) que faz o que quer e não admite dar satisfações a ninguém...este caso das urnas é só mais um aspecto da atual ditadura judicial-midiática que manda no Brasil (o judiciário é praticamente sócio/refém da Globo e de seus prêmios "você faz a diferença")
Resumindo tudo: https://uploads.disquscdn.c...
Então o TSE vai auditar a eleição que ele mesmo realiza pra dar mais segurança ao pleito?
https://cdn-images-1.medium...
mesmo com voto impresso ou auditoria haveria maneira de burlar.
e como há de me garantir que não havia fraudes antigamente com o voto tradicional? até uma simples eleição do DCE aqui da Universidade tinha fraudes com voto impresso.
Qualquer pessoa com noções mínimas de programação sabe que a urna eletrônica da forma como é hoje, sem voto impresso, sem nenhuma forma de auditar os votos, pode ser manipulada pelo TSE para eleger X ou Y. Isso que estão fazendo é apenas para transmitir uma falsa confiabilidade ao processo eleitoral.
Essa auditoria é uma piada. Primeiro que ela não serve para confirmar se o voto do eleitor foi realmente para o candidato que ele escolheu, mas sim para saber se outra entidade que não o TSE modificou a urna. O outro ponto é que o TSE organiza as eleições e o próprio TSE julga se os procedimentos estão adequados. Como você julga algo que você mesmo organiza?!!!