Início » Mobile » WhatsApp enviará fotos com mais velocidade no iOS e Android

WhatsApp enviará fotos com mais velocidade no iOS e Android

Por
28 semanas atrás

O envio de imagens no WhatsApp deverá ficar um pouco mais rápido graças a um recurso liberado nesta semana para iOS e Android. Batizado de Upload Preditivo (Predicted Upload), ele consegue se antecipar ao seu comando de enviar uma foto.

Para isso, o recurso manda o arquivo ao servidor enquanto você ainda está na tela voltada para edições. Se você permanecer por alguns segundos nessa etapa e decidir enviar a foto sem modificações, o aplicativo já terá essa versão do arquivo e conseguirá agilizar a entrega ao destinatário.

Foto por Webster2703/Pixabay

Você poderá perceber que o primeiro tique cinza, que indica a chegada do conteúdo ao servidor, será mostrado imediatamente, sem passar pelo ícone do relógio.

A mudança pode ser notada mais facilmente ao mandar várias fotos de uma só vez, o que costuma levar mais tempo. Na tela de edições, aguarde alguns segundos (que seriam usados para revisar o que está sendo enviado, por exemplo). Ao confirmar o envio, o app mostrará o primeiro tique no mesmo instante. Ah, e se você desistir do envio, a foto é excluída do servidor do WhatsApp.

Antes de se animar com a novidade, é preciso saber de algumas limitações. Ela vale somente para fotos enviadas sem qualquer edição. Se você incluir um emoji ou desenhar sobre a imagem, o WhatsApp terá de excluir a primeira versão do servidor e reenviar a mais recente.

O recurso também não funciona com vídeos e GIFs e não pode ser usado no WhatsApp Web. A boa notícia é que você pode aproveitá-lo no celular tanto no Wi-Fi, quanto em redes móveis.

O Upload Preditivo foi descoberto pelo WABetaInfo, que indicou a presença do recurso no iOS para usuários da versão 2.18.61 do app. No Android, ele está disponível para a versão 2.18.156, mas ainda aparenta ter alguns problemas que deverão ser corrigidos. O WhatsApp também pretende liberar o recurso para o Windows Phone.

Mais sobre: