O envio de imagens no WhatsApp deverá ficar um pouco mais rápido graças a um recurso liberado nesta semana para iOS e Android. Batizado de Upload Preditivo (Predicted Upload), ele consegue se antecipar ao seu comando de enviar uma foto.

Para isso, o recurso manda o arquivo ao servidor enquanto você ainda está na tela voltada para edições. Se você permanecer por alguns segundos nessa etapa e decidir enviar a foto sem modificações, o aplicativo já terá essa versão do arquivo e conseguirá agilizar a entrega ao destinatário.

Foto por Webster2703/Pixabay

Você poderá perceber que o primeiro tique cinza, que indica a chegada do conteúdo ao servidor, será mostrado imediatamente, sem passar pelo ícone do relógio.

A mudança pode ser notada mais facilmente ao mandar várias fotos de uma só vez, o que costuma levar mais tempo. Na tela de edições, aguarde alguns segundos (que seriam usados para revisar o que está sendo enviado, por exemplo). Ao confirmar o envio, o app mostrará o primeiro tique no mesmo instante. Ah, e se você desistir do envio, a foto é excluída do servidor do WhatsApp.

Antes de se animar com a novidade, é preciso saber de algumas limitações. Ela vale somente para fotos enviadas sem qualquer edição. Se você incluir um emoji ou desenhar sobre a imagem, o WhatsApp terá de excluir a primeira versão do servidor e reenviar a mais recente.

O recurso também não funciona com vídeos e GIFs e não pode ser usado no WhatsApp Web. A boa notícia é que você pode aproveitá-lo no celular tanto no Wi-Fi, quanto em redes móveis.

O Upload Preditivo foi descoberto pelo WABetaInfo, que indicou a presença do recurso no iOS para usuários da versão 2.18.61 do app. No Android, ele está disponível para a versão 2.18.156, mas ainda aparenta ter alguns problemas que deverão ser corrigidos. O WhatsApp também pretende liberar o recurso para o Windows Phone.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Seraph

Sim, no iOS não rolou, provavelmente porque é mais complicado alcançar a chave raiz e talz

Gaius Baltar

Só no Android?

Cristina Nascimento

Só vc enviar como arquivo. Não sofre compressão.

Cristina Nascimento

Envia como documento que nao irá perder qualidade.

raphael_silva

Cara, o objetivo do whatsapp não é ser um servidor de arquivos para você e sim um mensageiro instantâneo.

Aconselho usar serviços criados para isso.

Lucas Henrique

Mesmo assim deveria ter uma opção. Perde muito a qualidade. Sempre mando por bluetooth

raphael_silva

1. Usa muito recurso do servidor, muito mais TBs
2. Usa muita banda também principalmente dos usuários

Lucas Santos

Quem ainda usa WP são aqueles que quase não usam o celular e enquanto o antigo funciona não compra um novo.

Lucas Santos

Deve ser a forma como foi programado o app. O Telegram X é ainda mais rápido, por exemplo(mas faltas uns poucos recursos "vitais", como compartilhar foto).

Nykollas

Podiam parar de comprimir as fotos quando e postada no status no iOS,perde muita qualidade,e no Android nao acontece isso... Mas alguem sofre com isso ?

Lucas Henrique

Deveria ter a opção de enviar com o tamanho original.

Douglas B

Eu não entendo pq o Telegram consegue ser extremamente ágil no meu Moto G5 Play e a porcaria do Whatsapp é levemente lento, a interface dele apesar de simples é pesada pra caramba.
Quando vou enviar foto, clico naquele iconezinho da câmera e leva uns segundinhos pra abrir a câmera, pra selecionar a foto, às vezes buga e nem envia as fotos. No Telegram, eu abro um atalho pra galeria na conversa mesmo e seleciono a imagem, ela vai numa rapidez impressionante. Os desempenhos são muito diferentes.

PPKX XD ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

Ah sim, mas aí você enviou pra alguém, pior nesse caso que você poderia abrir a seleção de imagens e ele já fazer upload e vc decidir não enviar nada... ele teria suas fotos...

David

Você pode enviar a foto na opção de enviar arquivo (aquela que é usada pra enviar PDFs). A imagem enviada não passará por qualquer compressão.

Seraph

Sim, "Descobriram" que da pra baixar mídias deletadas no Android. E nos termos do Whatsapp diz que "podem" armazenar midias e etc afim de melhorar o serviço (desculpa esfarrapada)

Exibir mais comentários