Início » Celular » ARM Cortex-A76 vai acelerar futuros smartphones e também laptops

ARM Cortex-A76 vai acelerar futuros smartphones e também laptops

Felipe Ventura Por

A ARM é conhecida por sua arquitetura para processadores móveis, que é licenciada ou adaptada por empresas como Qualcomm, Samsung e MediaTek. Todo ano, ela lança atualizações para chips mais rápidos, e desta vez não foi diferente.

A nova microarquitetura Cortex-A76 foi reprojetada do zero em relação à sua antecessora (A75) para fornecer desempenho "em nível de laptop", diz a ARM.

Um processador com núcleos A76 (7 nm, 3 GHz) tem desempenho cerca de 35% maior em relação a um chip com núcleos A75 (10 nm, 2,8 GHz).

Além disso, seu consumo de energia é 40% menor. Ele foi pensado para que um único núcleo possa rodar indefinidamente no clock máximo, mantendo o desempenho sem causar superaquecimento. O clock só será reduzido caso vários núcleos sejam ativados ao mesmo tempo.

O Cortex-A76 ainda é baseado na tecnologia de cluster DynamIQ. Falamos sobre ela por aqui: isso permite que a fabricante combine núcleos de alto desempenho com núcleos como o Cortex-A55, feito para tarefas menos pesadas.

Temos também o novo Mali-G76 para chips gráficos. A ARM manteve a arquitetura Bifrost, mas promete desempenho até 50% maior em relação à geração atual (G72).

Ela conseguiu isso dobrando o número de canais de execução dentro de cada núcleo. Ou seja, cada núcleo G76 é quase duas vezes mais potente que o G72. Além disso, a eficiência de energia melhorou 30%.

O Mali-G76 pode ser configurado entre 4 e 20 núcleos. O valor máximo fica reservado para dispositivos com baterias maiores, como laptops.

Sim, a ARM está se expandindo seu foco para além de smartphones. No ano passado, vimos os primeiros PCs com Windows 10 e processador Snapdragon 835 (que usa núcleos Cortex modificados).

Ela não está sozinha nisso. A Apple parece interessada em substituir os processadores da Intel por chips próprios: o projeto Kalamata já estaria a todo vapor, com lançamento previsto para 2020.

Com informações: ARM, Android Authority.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ばか

De fato, não notei que estava rodando em versão ARM, é algo a se rever então, apesar das duvidas referente as afirmações do Linus sobre o SHA 256.

Vitor Mikaelson

Depende. O link que mandei é com benchmark nativo. Meu amigo tem um Asus com Windows 10 ARM e testou para mim (saiu versão beta do Geekbench compilado para ARM)

Vitor Mikaelson

Você pode fazer benchmarks simples, e vai ver que os SoCs ARM andam bem: tempo de abertura de aplicativos, tempo de renderização de vídeos, etc...

DDR31600Mhz

Esse são testes sintéticos do geekbench e bosta nenhuma é a mesma coisa

Da uma lida ai minino : https://www.pcworld.com/art...

ばか

O Mario Junior citou o motivo disso ali, o que se sabe é que o Geekbench não é um comparativo confiável entre plataformas diferentes.
Tanto que nestes dispositivos com Snap 830 e Windows 10 a pontuação no próprio Geekbech ficou muito diferente, devido a "emulação"? Talvez, mas se for se basear no que vemos ai sobre VM VS direto no hardware, isso não influencia muito.

Vitor Mikaelson

Celeron N4000: browser.geekbench.com/v4/cp... faz 3179 em multi thread
Snapdragon 835 faz o dobro: https://browser.geekbench.c... 6361
Em single-core é semelhante.

Se olhar um i5 Kaby Lake do MacBook Pro, o desempenho em multi thread é o mesmo praticamente, só perde bem mais feio em single-core.
browser.geekbench.com/v4/cp...

O S9 já faz 3400 em single-core (e 8700 em multi thread)....

Ou seja, o Snapdragon 850, deve ter um desempenho no minimo igual do S9, que é basicamente desempenho de i5-u Kaby Lake.

Este A76 então, deve ser ainda superior...

Vitor Mikaelson

Realmente, bem mais potente....

Celeron N4000: browser.geekbench.com/v4/cp... faz 3179 em multi thread

Snapdragon 835 faz o dobro: https://browser.geekbench.c... 6361

Em single-core é semelhante.

Se olhar um i

@Sckillfer

Não estou me referindo a isso, mas a esses processadores fanless anunciarem ter clock máximo alto, super desempenho... E segundos dps que chega no clock máximo começa o throttling

SiouxBR

Eu trabalho com sistemas financeiros/tributários e meu usuário padrão utiliza basicamente sistemas web. Para eles um ARM com 8 GB de RAM (o Chrome é guloso) atende perfeitamente as necessidades.

SiouxBR

Isso mesmo: para mim laptop é o termo para um "trambolho" grande... :)

Mickael Fernandes

Os notebooks gamers e workstation ainda são chamados de laptops pelo tamanho/peso.

Eduardo Braga

Em alguns reviews em inglês tem gente que chama de notebook também.

ochateador

Aí vem a bateria...

CtbaBr©

Não tenho certeza, mas acho que só no Brasil chamamos o "laptop" de "notebook".

DDR31600Mhz

Não tem!

Exibir mais comentários