ARM Cortex-A76 vai acelerar futuros smartphones e também laptops

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A ARM é conhecida por sua arquitetura para processadores móveis, que é licenciada ou adaptada por empresas como Qualcomm, Samsung e MediaTek. Todo ano, ela lança atualizações para chips mais rápidos, e desta vez não foi diferente.

A nova microarquitetura Cortex-A76 foi reprojetada do zero em relação à sua antecessora (A75) para fornecer desempenho “em nível de laptop”, diz a ARM.

Um processador com núcleos A76 (7 nm, 3 GHz) tem desempenho cerca de 35% maior em relação a um chip com núcleos A75 (10 nm, 2,8 GHz).

Além disso, seu consumo de energia é 40% menor. Ele foi pensado para que um único núcleo possa rodar indefinidamente no clock máximo, mantendo o desempenho sem causar superaquecimento. O clock só será reduzido caso vários núcleos sejam ativados ao mesmo tempo.

O Cortex-A76 ainda é baseado na tecnologia de cluster DynamIQ. Falamos sobre ela por aqui: isso permite que a fabricante combine núcleos de alto desempenho com núcleos como o Cortex-A55, feito para tarefas menos pesadas.

Temos também o novo Mali-G76 para chips gráficos. A ARM manteve a arquitetura Bifrost, mas promete desempenho até 50% maior em relação à geração atual (G72).

Ela conseguiu isso dobrando o número de canais de execução dentro de cada núcleo. Ou seja, cada núcleo G76 é quase duas vezes mais potente que o G72. Além disso, a eficiência de energia melhorou 30%.

O Mali-G76 pode ser configurado entre 4 e 20 núcleos. O valor máximo fica reservado para dispositivos com baterias maiores, como laptops.

Sim, a ARM está se expandindo seu foco para além de smartphones. No ano passado, vimos os primeiros PCs com Windows 10 e processador Snapdragon 835 (que usa núcleos Cortex modificados).

Ela não está sozinha nisso. A Apple parece interessada em substituir os processadores da Intel por chips próprios: o projeto Kalamata já estaria a todo vapor, com lançamento previsto para 2020.

Com informações: ARM, Android Authority.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados