O Fotolog era um dos sites mais populares no início dos anos 2000. A proposta era simples: postar uma foto por dia acompanhada de uma descrição. Claro, fazer isso era mais difícil na época, envolvendo conectar a câmera ao PC para enviar os arquivos.

À medida que alternativas como Orkut, Facebook e Instagram ganharam relevância, o Fotolog se tornou um zumbi. Ele saiu do ar temporariamente em 2016, e agora está de volta com um novo design.

A regra básica do novo Fotolog é publicar apenas uma foto por dia. A ideia é “promover conexões reais entre nós, em vez de conexões geradas por algoritmos”.

Você tem um calendário pessoal e pode colocar uma foto em cada dia. Com isso, você pode ilustrar eventos que aconteceram no passado, em vez de mostrar algo que ocorreu hoje. As imagens vão aparecer no feed em ordem cronológica.

“A maioria das redes sociais está repleta de imensuráveis quantidades de conteúdo e algoritmos sofisticados, com a intenção de gerar nos usuários uma dependência digital para, assim, permitir a coleta de grandes quantidades de dados e maximizar o faturamento com propaganda”, escreve a equipe do Fotolog. “Chegou a hora de uma mudança.”

Se você tinha uma conta na rede social — eu tinha, e nem me lembrava! — basta usar o mesmo login e senha. Suas fotos antigas estarão lá (😬) organizadas em um calendário.

Você será recebido pelo “Diário”, um feed reunindo as fotos de quem você segue. A aba “Explorar” tem imagens em destaque na rede social. E você pode fazer upload do computador, como nos velhos tempos.

Há também um aplicativo para Android que é literalmente a versão web. Inclusive, o nome do pacote é com.fotolog.webapp.fotolog. Você poderá postar fotos do celular com uma legenda, mas não há filtros nem ajustes de imagem.

A rede social é administrada pela FOTOLOG Innovation Labs, empresa com sede em Barcelona. “É uma equipe completamente nova, uma empresa nova e, o mais importante, uma visão nova”, diz o site oficial. “Pensamos: por que não assumimos o controle do Fotolog, e o mantemos vivo e lhe damos um novo propósito?”

Para usar o Fotolog, é preciso ter mais de 14 anos. A empresa precisa respeitar a GDPR, lei de proteção de dados que entrou em vigor na União Europeia.

https://twitter.com/fotolog/status/1001097039005077506

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Meninão Bobo

Tipo o ICQ essa bodega ai ou MSN...

raphael_silva

Sadly 2 lil 2 late

Nunca vai chegar perto de um instagram.

Anderson Ismael

sad but true! hsaushaushuasha

Anderson Ismael

Com aquele calendário enorme e vazio abaixo das fotos parece mais um calendário com fotos do que um album de fotos com calendário.

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Era do Terra não? Me lembro que assinante podia postar mais de uma foto por dia.

Kodos Otros

Sim sim!

Anakin

isso era no fotolog, que só podiam 10 comentários se não fosse assinante, no flogão tinha comentários ilimitados

LekyChan

natimorto

Isaac Ribeiro

Como eu não tinha uma conta antiga, o calendário só apareceu depois que publiquei a primeira foto, restrito aos dias do mês anterior. Para publicar em um dia de 2016, por exemplo, eu tive que alterar a data manualmente, modificando o endereço (URL) da publicação.

Bruna C. C. de S. Wojtenko

Eu gostei. O esquema de uma foto por dia pode trazer de volta a importância de escolher bem as fotos postadas e trazer fotos bem mais relevantes.

Caleb Enyawbruce

Mds, pra frente q se anda meu povo

Drax

Apesar da limitação achei interessante. O instagram está um saco, um monte de gente postando um monte de foto de um mesmo fato/evento de diversos ângulos diferentes, fica poluindo a timeline.

CtbaBr©

Com um "Quantum BigFoot" de 1.2GB.

Kodos Otros

Saudades de editar os comentários, colocando todos em apenas um, por causa do limite diário.

Baidu feat MC Brinquedo

Flogão >>>>>>>>>>>>>>>> FOTOLOG

Exibir mais comentários