Início » Web » O Fotolog está de volta e permite postar apenas uma foto por dia

O Fotolog está de volta e permite postar apenas uma foto por dia

Por
01/06/2018 às 13h06
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Fotolog era um dos sites mais populares no início dos anos 2000. A proposta era simples: postar uma foto por dia acompanhada de uma descrição. Claro, fazer isso era mais difícil na época, envolvendo conectar a câmera ao PC para enviar os arquivos.

À medida que alternativas como Orkut, Facebook e Instagram ganharam relevância, o Fotolog se tornou um zumbi. Ele saiu do ar temporariamente em 2016, e agora está de volta com um novo design.

A regra básica do novo Fotolog é publicar apenas uma foto por dia. A ideia é “promover conexões reais entre nós, em vez de conexões geradas por algoritmos”.

Você tem um calendário pessoal e pode colocar uma foto em cada dia. Com isso, você pode ilustrar eventos que aconteceram no passado, em vez de mostrar algo que ocorreu hoje. As imagens vão aparecer no feed em ordem cronológica.

“A maioria das redes sociais está repleta de imensuráveis quantidades de conteúdo e algoritmos sofisticados, com a intenção de gerar nos usuários uma dependência digital para, assim, permitir a coleta de grandes quantidades de dados e maximizar o faturamento com propaganda”, escreve a equipe do Fotolog. “Chegou a hora de uma mudança.”

Se você tinha uma conta na rede social — eu tinha, e nem me lembrava! — basta usar o mesmo login e senha. Suas fotos antigas estarão lá (😬) organizadas em um calendário.

Você será recebido pelo “Diário”, um feed reunindo as fotos de quem você segue. A aba “Explorar” tem imagens em destaque na rede social. E você pode fazer upload do computador, como nos velhos tempos.

Há também um aplicativo para Android que é literalmente a versão web. Inclusive, o nome do pacote é com.fotolog.webapp.fotolog. Você poderá postar fotos do celular com uma legenda, mas não há filtros nem ajustes de imagem.

A rede social é administrada pela FOTOLOG Innovation Labs, empresa com sede em Barcelona. “É uma equipe completamente nova, uma empresa nova e, o mais importante, uma visão nova”, diz o site oficial. “Pensamos: por que não assumimos o controle do Fotolog, e o mantemos vivo e lhe damos um novo propósito?”

Para usar o Fotolog, é preciso ter mais de 14 anos. A empresa precisa respeitar a GDPR, lei de proteção de dados que entrou em vigor na União Europeia.

Mais sobre: ,