Como usar o Google Maps offline no Brasil (Android ou iPhone)

Navegue pelos mapas do Google sem conexão fazendo download de áreas da sua cidade no cartão SD ou armazenamento interno

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Google Maps - Update

É uma boa colocar o Google Maps offline para usar quando você não tem Wi-FI ou 3G/4G, ou não quer depender da conexão móvel para ir para algum lugar desconhecido sem se perder. O aplicativo de mapas do Google permite que você faça download de uma área da sua cidade no seu celular.

Surpreendentemente, o recurso não exige que você tenha muito armazenamento interno no smartphone, mas é bom que haja algum espaço livre no seu celular. Também é possível usar um cartão microSD para armazenar os mapas se você não tiver muito espaço disponível no seu aparelho.

Como usar o Google Maps Offline

  1. Entre no aplicativo do Google Maps no Android ou iPhone;
  2. Toque no menu de hambúrguer no canto superior esquerdo, representado pelas três barras na horizontal;
  3. Entre no menu de Mapas off-line;
  4. Abaixo de Fazer o download de um mapa, toque em Mapa personalizado;
  5. O app apresentará uma opção de fazer download de uma área baseada na sua localização atual.
    Você pode fazer o gesto de pinça de zoom out para baixar uma área maior do mapa.
    No iPhone, os downloads vão de 225 MB a 1,7 GB, dependendo da área que você selecionar.
    O app permite fazer download, no máximo, de uma região equivalente ao estado do Espírito Santo inteiro;
  6. Quando terminar de selecionar a área desejada, basta tocar em Download e outra tela irá aparecer com o progresso da transferência. É recomendável que você faça o download em uma conexão Wi-Fi.

Sobre o modo offline do Google Maps no Brasil

Existem algumas coisas que você precisa saber sobre o download do Google Maps no Brasil, como:

  • o download tem validade de 30 dias. Para renovar o download, basta entrar em Mapas off-line e clicar em Atualizar, ou aguardar uma notificação do Google que pede a atualização;
  • 15 dias antes do download expirar, o Google enviará uma notificação pedindo para você atualizar o mapa. É importante que você faça a atualização em uma conexão Wi-FI;
  • o download inclui rotas de carro, mas não de transporte público, bicicleta ou a pé. No entanto, mesmo as rotas de carro não mostram trajetos alternativos ou como está o trânsito.
  • locais também estão inclusos no download dos mapas, então se você precisar saber o endereço de algum lugar, ainda pode pesquisá-lo no Mapas. No entanto, talvez as informações de horário de funcionamento e telefone não estejam disponíveis.

Veja também: 4 apps gratuitos para acessar mapas offline no smartphone. Existem concorrentes do Google Maps que oferecem rotas de transporte público ou um download com abrangência maior. O HERE Maps, por exemplo, permite que você baixe o Brasil inteiro em vez de uma área reduzida.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Maps na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados