O feed do Instagram resolveu deixar a ordem cronológica de lado e apostar em ordenar fotos e vídeos pela relevância. O novo formato foi criticado por boa parte dos usuários, mas não deve ser abandonado pela rede social em um futuro próximo.

Ao contrário do que muitos pensam, o formato contribuiu para um crescimento no alcance das fotos. O Instagram afirma que, com o feed cronológico, as pessoas viam apenas metade do que seus amigos publicavam. Agora, a parcela de posts visualizados aumentou para 90% e o tempo de permanência no app aumentou.

Feed do Instagram

De acordo com a rede social, os usuários que não gostam do algoritmo são escutados, mas neste momento, não há nenhum plano de oferecer o feed do Instagram cronológico como alternativa. O objetivo é evitar que a plataforma se torne muito complexa, já que alguns usuários poderiam esquecer qual tipo de feed eles escolheram.

Como funciona o feed do Instagram

Buscando se tornar um pouco mais transparente, a empresa reuniu jornalistas para explicar como seu algoritmo funciona. A rede social disse que não oculta publicações – exceto as que infringirem suas regras – e permite que você veja todas se continuar rolando o feed.

No entanto, ela utiliza aprendizado de máquina (machine learning) para criar um feed do Instagram totalmente diferente mesmo que duas pessoas sigam as mesmas contas. Para ordenar as publicações, três fatores são levados em consideração:

  • interesse: o algoritmo se baseia em suas interações do passado e em um processo de visão computacional que indica como você lidou com posts que tinham um conteúdo parecido;
  • novidade: os posts mais recentes levam vantagem em relação aos mais antigos;
  • relacionamento: sua proximidade com o autor da publicação, com maior prioridade para as pessoas com quem você interagiu com comentários e marcações em outros posts.

Além disso, outros critérios influenciam como fotos são ordenadas. O primeiro deles se relaciona com a frequência com que você usa o Instagram. Nesse caso, o aplicativo tentará mostrar as melhores fotos publicadas desde a última vez que você o abriu.

Em seguida, o algoritmo analisa a quantidade de contas que você segue. Quanto mais pessoas você acompanha, menos fotos você verá de cada uma. Por fim, está o tempo de uso, que ajuda a rede social entender se você acompanha poucas fotos por vez ou se passa muito tempo no aplicativo.

O Instagram também afirmou que não reduz o alcance de contas que postam com muita frequência ou que usam muitas hashtags. Ao mesmo tempo, não aumenta o alcance de quem publica stories, vídeos ao vivo ou possui uma conta para empresas.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Dhawny

Pelo menos no Facebook você instala o FB Purity e ele ordena SEMPRE cronologicamente.

Daniel R. Pinheiro

Ué, mas o Facebook ainda tem a opção do Feed cronológico.
https://uploads.disquscdn.c...

Bruno Aveiro

Por que esses caras não disponibilizam as duas opções? Simples.

Toda vez que eu abro o Instagram parece que só tem meia dúzia de fotos novas. Aí complica.

Paulo Magrissi

Vcs estao conseguindo usar aquela opcao de silenciar posts? Apareceu aqui um tempo mas depois sumiu

ecarvm

Verdade, aquilo anda péssimo

felipegcoutinho

Instagram e facebook fedem com essa ordenação por algoritmos :)

Shrueak

É por isso!? Eu achei que fosse algo mais bem pensado mas a única razão é para que as outras fotos sejam vistas? https://youtu.be/IfpPCM60Z5Q

Felipe Menezes

''Merda é ser obrigado a engolir esse modo por relevância estúpido em que eu vejo uma foto de 5 dias atrás porque o Facebook achou que era uma boa idéia mostrar agora.''

Vejo muita gente reclamando disso, inclusive eu!!

Felipe Menezes

somos 2

Felipe Menezes

#fato

Alessandro Johnny

"O objetivo é evitar que a plataforma se torne muito complexa, já que alguns usuários poderiam esquecer qual tipo de feed eles escolheram."
Complexo? Coloca a caceta de um botão indicando se tá em ordem cronológica ou por relevância, como era a caceta do Facebook há tempos atrás!
Usa tips para avisar as pessoas!
Merda é ser obrigado a engolir esse modo por relevância estúpido em que eu vejo uma foto de 5 dias atrás porque o Facebook achou que era uma boa idéia mostrar agora.

Ecliptor

Aguardaando a versão do iPhone.

Mark Alves

Ta sabendo que eles voltaram? Uma equipe nova comprou o site e voltou com essa proposta, uma foto por dia, sem filtro, etc.
Ficou bem legal e já saiu app pra Android.

Ecliptor

Saudades Fotolog! Uma foto por dia, sem filtros, ordem cronológica e com limite de comentários...

Drax

idem kkkk
O problema é o recurso da lupa, lá aparece um monte de porcaria

Exibir mais comentários