Asus ROG Phone tem versão especial do Snapdragon 845 e duas portas USB

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Se você achou que tinha ouvido o termo “smartphone gamer” pela última vez, se enganou. Tudo começou com o Razer Phone; desde então, tivemos o Xiaomi Black Shark, Nubia Red Magic e, agora, o Asus ROG Phone.

O que define um smartphone para gamers? Como não há como colocar uma GTX 1080 em um espaço tão reduzido, e criar um chip gráfico personalizado daria muito trabalho, as fabricantes precisam seguir outros caminhos.

No caso do Asus ROG Phone, temos aqui um design chamativo, uma série de acessórios, e o processador móvel mais rápido que a Qualcomm já lançou.

A tela AMOLED de 6 polegadas tem resolução Full-HD, proporção 18:9, e taxa de atualização de 90 Hz para maior fluidez. Há também suporte a HDR, e o chip de processamento de imagem aumenta o contraste local mesmo em vídeos e jogos sem alta gama dinâmica.

O display consegue detectar toques mesmo se você estiver usando luvas, e tem algo que a Asus chama de AirTriggers. Trata-se de “botões ultrassônicos” que podem ser ativados com apenas 20 gramas de força.

São dois botões na borda inferior (com o aparelho na horizontal), e um no canto superior direito. Você pode configurá-los para executar macros dentro dos jogos, ou abrir determinados apps.

O aparelho traz uma versão personalizada do Snapdragon 845 que roda a até 2,96 GHz, ou 200 MHz a mais que o modelo padrão. No “X Mode”, o processador roda a um clock mínimo alto para evitar engasgos, além de manter tarefas apenas nos quatro núcleos mais rápidos.

Para evitar superaquecimento, o ROG Phone tem um difusor de cobre e uma câmara de vapor 3D que transferem calor da CPU para o corpo.

Ele também vem com um acessório chamado AeroActive Cooler, uma ventoinha que se encaixa na traseira “para acelerar a dissipação do calor”:

Este é apenas um dos acessórios do ROG Phone. Temos também um gamepad, chamado Gamevice, que coloca botões físicos em cada lado da tela.

Você pode usá-lo jogando no smartphone, ou transmitindo a imagem para a TV com o WiGig Dock, que faz streaming sem fio usando Wi-Fi 802.11ad de 60 GHz.

Se quiser, você pode encaixar o aparelho no TwinView Dock, que possui outra tela de 6 polegadas e uma bateria de 6.000 mAh.

Ele vira um console portátil com recursos adicionais, como resfriamento na traseira e quatro alto-falantes frontais.

Por fim, o Mobile Desktop Dock permite conectar o smartphone a um monitor, teclado, mouse, alto-falantes 5.1 e conexão Gigabit Ethernet.

Quanto às outras especificações do ROG Phone, temos aqui 8 GB de RAM LPDDR4X, 128 GB/512 GB de armazenamento interno, e bateria de 4.000 mAh com suporte a Asus HyperCharge. São 8,6 mm de espessura e 200 g.

Ele possui duas portas USB Type-C. Uma delas fica na lateral esquerda, ao lado de uma porta proprietária para acessórios da Asus, e tem suporte a USB 3.1 e carregamento de 15 W. Enquanto isso, a porta na parte inferior tem suporte a USB 2.0 e carregamento de 20 W. Além disso, há uma entrada 3,5 mm para fones de ouvido.

A câmera frontal é de 8 megapixels. Na traseira, ficam a câmera dupla de 12MP + 8MP, o leitor de digitais, e o logotipo que — claro — brilha com luzes LED. Você pode escolher a cor e o efeito (estático ou pulsante).

Quanto tudo isso vai custar? A Asus não revela preço, mas diz que vai lançar o ROG Phone no terceiro trimestre. A empresa já avisa, no entanto, que “não há confirmação ou previsão para vendas no Brasil”.

Com informações: Asus, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados