Desde abril, a Rússia vem tentando bloquear o Telegram por não liberar as chaves de criptografia de alguns usuários. Mais ou menos nessa mesma época, o aplicativo para iOS deixou de receber atualizações.

O CEO Pavel Durov criticou a Apple publicamente, dizendo que ela “estava restringindo as atualizações para o mundo inteiro desde meados de abril”. Então, o Telegram recebeu seu primeiro update no iOS em meses.

telegram ios

A versão 4.8.2 cumpre o GDPR. Para obedecer essa lei de proteção de dados, usuários na União Europeia ou no Reino Unido precisam ter pelo menos 16 anos de idade. A política de privacidade também foi atualizada.

Além disso, você pode ir em Configurações > Privacidade e Segurança para interromper a sincronização de contatos do seu dispositivo; e também para desativar prévias de links em chats secretos.

Durov não deu muitos detalhes sobre o que aconteceu, dizendo apenas: “a Apple acaba de analisar com sucesso nossa última atualização para o Telegram iOS, e conseguimos liberar uma nova versão com correções e melhorias para a App Store”.

No Twitter, ele agradece à Apple e ao CEO Tim Cook por liberar a versão mais recente “apesar de contratempos recentes”.

A Roskomnadzor, agência russa de telecomunicações, exige que a Apple retire o Telegram da loja para iOS, e que desative as notificações push para usuários no país. Ela tem um mês para cumprir a ordem. O app, no entanto, continua disponível na Rússia — e foi atualizado para a versão mais recente.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rikelme Silva

Apple morreu junto com steve jobs, hoje em dia é um empresa normal.

paulo yan

Apple ultimamente tá que nem carro velho. Só pega depois de alguém dar umas porradas

Lucas59356

Pelo menos uma boa notícia hoje, apesar de eu usar Android.

DeadPull

Nada como um bom puxão de orelha pra colocar menino levado nos trilhos novamente.