Início » Celular » As melhores novidades do iOS 12

As melhores novidades do iOS 12

Felipe Ventura Por

A Apple está realizando a WWDC e diz que, desta vez, o evento para desenvolvedores "se trata totalmente de software". O destaque, é claro, fica para o iOS 12. Estas são as principais mudanças no sistema para iPhones e iPads.

Desempenho

O iOS 12 tem um foco em performance. No iPhone 6 Plus — lançado em 2014 — os apps abrem até 40% mais rápido que no iOS 11, segundo a Apple. Além disso, o teclado aparece até 50% mais rápido; e a câmera, até 70%.

O sistema também promete manter o desempenho mesmo quando estiver sobrecarregado. Neste caso, os apps abrem até duas vezes mais rápido que no iOS 11, e a interface de compartilhamento também aparece com o dobro de velocidade.

Isso acontece porque o iOS 12 faz o processador atingir a velocidade máxima mais rápido, e reduz o clock da mesma forma. Até então, ele demorava mais tempo para atingir o pico.

Notificações agrupadas

O iOS 12 finalmente agrupa notificações por app. Será mais fácil gerenciá-las e dispensá-las de uma vez, inclusive na tela de bloqueio. Já não era sem tempo!

Reduzir distrações

O iOS 12 ganhou diversos recursos para evitar que você use o smartphone em excesso.

Com o Não Perturbe Durante O Sono, o iPhone não vai exibir as notificações perdidas se você acordar no meio da noite. A tela vai mostrar apenas o horário do alarme, em uma tela preto-e-branco, para ajudar você a voltar a dormir.

O iOS também vai sugerir que você ative o Não Perturbe quando começar um evento (como uma reunião), ou quando você sair de determinado lugar (como o trabalho).

Quanto às notificações, será possível impedir que elas apareçam na tela de bloqueio; silenciá-las temporariamente; ou desligá-las completamente. A Siri sugere desativar notificações para apps que você não usa.

O Screen Time mostra quanto tempo você passa em redes sociais, produtividade, jogos, e em cada app. Ele também informa quantas vezes você desbloqueou o aparelho, e quais apps enviam mais notificações. Isso ajuda a acompanhar — e melhorar — seu uso do iPhone ou iPad.

Também é possível configurar um limite diário para uso de apps. A Apple demonstrou o que acontece quando você passa mais de uma hora por dia no Instagram: o sistema exibe uma notificação quando o tempo estiver acabando; e depois exibe uma tela em branco para barrar o app.

O limite diário, assim como o tempo de uso de cada app, é sincronizado entre iPhone e iPad. E os pais podem obter relatório de uso dos filhos, além de colocar limites de uso para eles.

Fotos

A Apple está tentando se aproximar da experiência do Google Fotos. A busca ficou melhor e agora oferece sugestões de pessoas, categorias ("museu") e momentos. Não para por aí: ele sugere aplicar efeitos diferentes em fotos no modo retrato, ou em Live Photos.

Se você foi para um evento e tirou fotos com seus amigos, o Fotos vai identificá-los e sugerir que você compartilhe as imagens com eles. Isso é feito na resolução completa via Mensagens, com criptografia de ponta a ponta. E quando seu amigo receber as fotos, o app vai recomendar que ele compartilhe as fotos dele com você.

Siri

A Siri está ficando um pouco mais esperta graças aos Atalhos. Por exemplo, o comando "Me ajude a relaxar" sugere abrir um app de meditação; "Faça compras" abre seu app do supermercado.

A assistente também pode sugerir apps usados em determinado momento ou local. Por exemplo, se você costuma ir para a academia e abrir um app para acompanhar seu treino, a Siri vai sugerir que você faça isso quando chegar ao local.

Existe até mesmo um Editor de Atalhos, para que você possa criar rotinas manualmente. Por exemplo, se você estiver saindo do trabalho, pode mandar uma mensagem para seu parceiro; ligar as luzes; abrir o app de rádio; e ativar as instruções curva-a-curva do Mapas.

Mensagens

A Apple continua apostando no Animoji, e o iOS 12 traz detecção de língua (!) para tornar os modelos mais realistas. Haverá quatro novos avatares: fantasma, coala, tigre e tiranossauro.

E temos também... o Memoji. Sim, é uma forma de criar animojis personalizados, escolhendo a cor de pele, corte de cabelo e acessórios. Será possível usá-los para gravar mensagens de vídeo, e também como um efeito para fotos.

O FaceTime agora permite chamadas em grupo com até 32 pessoas simultaneamente, seja em áudio ou vídeo. Até quatro pessoas aparecem em destaque ao mesmo tempo, e seu tamanho aumenta automaticamente quando ela fala.

Ele está integrado ao mensagens, pode passar de um bate-papo em texto para FaceTime em poucos toques. E você pode aplicar efeitos, animoji, filtros e stickers em tempo real. Isso funciona no iPhone, iPad, Mac e Apple Watch (apenas áudio).

Gravador, Apple Books, Ações e Notícias

O app Gravador agora está disponível no iPad, e sincroniza seus áudios entre dispositivos através do iCloud. O iBooks se tornou Apple Books, com um novo design.

O Ações finalmente ganhou uma nova interface com sparklines, linhas de tendência mostrando a variação do preço; e também foi adaptado para o iPad. E o app Notícias ganhou uma nova interface com barra lateral no iPad, mas segue indisponível no Brasil.

Ah, e o CarPlay finalmente terá suporte a apps de navegação de terceiros, incluindo Waze e Google Maps.

Realidade aumentada

O iOS 12 traz um novo app chamado Medir, que serve como uma régua para obter dimensões de objetos no mundo real. Ele também reconhece retângulos e tira as medidas automaticamente.

O ARKit 2 inclui novidades para a criação de apps em realidade aumentada. Isso significa rastreamento facial melhorado; detecção de objetos 3D, em vez de apenas superfícies planas; e experiências persistentes, que podem ser salvas e recuperadas depois.

Além disso, temos as experiências compartilhadas: duas pessoas com dispositivos iOS diferentes podem ver e interagir com os mesmos objetos em realidade aumentada. Isso permite competir com outra pessoa em um jogo multiplayer, por exemplo.

A Apple criou um novo formato de arquivo com ajuda da Pixar. Ele se chama USDZ: ele é otimizado para compartilhamento, tem tamanho compacto, e é aberto para ser adotado mais facilmente.

Inclusive, empresas como Adobe, Autodesk e Sketchfab se comprometeram a introduzir suporte a USDZ em seus programas — incluindo a suíte Creative Cloud.

Para quais dispositivos?

O iOS 12 é compatível com os mesmos dispositivos que o iOS 11; é a maior base de aparelhos já suportada pela Apple.

São eles:

  • iPhone X, iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE, iPhone 5s
  • iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração), iPad Pro de 12,9 polegadas (1ª geração), iPad Pro de 10,5 polegadas, iPad Pro de 9,7 polegadas, iPad Air 2, iPad Air, iPad (6ª geração), iPad (5ª geração), iPad mini 4, iPad mini 3, iPad mini 2
  • iPod touch (6ª geração)

Quando?

O iOS 12 está disponível a partir desta segunda-feira (4) para desenvolvedores. A Apple também vai abrir um beta público em beta.apple.com. A versão final provavelmente será lançada entre setembro e outubro.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Abb Xeddss
Traduzindo: Apple respeita e conquista mais seus clientes, o Android: #soquemao
Abb Xeddss
Apple é supremacia sempre!
Abb Xeddss
Apple é supremacia sempre! Não tem para onde correr!
Abb Xeddss
Apple realmente nos traz alegrias! Ao contrário do Androide, amarguras !
Yago Oliveira
Seria uma possibilidade, meu mi5 ainda está utilizável, e eu gostaria muito de pegar a próxima geração do snapdragon.
Nameless Ghoul
Já eu não sou muito fã do design do Mix 2S... meu iPhone ainda aguenta o tranco, gosto de ficar pelo 3 anos com um aparelho, quando eu for trocar, a próxima geração já vai estar ai... Mi 9, One Plus 7, etc.
Yago Oliveira
Mi8 eu acho feio, queria o MI Mix 2s mas também está bem caro.
Nameless Ghoul
Preços fora da realidade, e depois da cagada que foi o iOS 11, eu desisti. Mais de 4k em um aparelho é surreal, melhor pagar 2k em um Mi 8/One Plus 6, etc...
farley ferreira silva
ou talvez pq nao existam
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Kkkkkkkk
Igor
"Além disso, temos as experiências compartilhadas: duas pessoas com dispositivos iOS diferentes podem ver e interagir com os mesmos objetos em realidade aumentada. Isso permite competir com outra pessoa em um jogo multiplayer, por exemplo."Imagina os nego do Yu-gi-Oh lançando as magias em cima da mesa, curti.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Atualizar drivers não é simples assim, comunidade atualiza os drivers na gambiarra mesmo, o que tira funções e não respeita questões legais.
Daniel Ribeiro
Se você não sabe, provavelmente é porque você não precisa.
farley ferreira silva
sabe me dizer quais sao esses resursos atuais que fazem tanta falta
Daniel R. Pinheiro
É raro encontrar alguém que possui e utiliza no dia a dia um celular de 4-5 anos atrás (seja qual for a marca). A maioria troca a cada 3 anos no máximo. Mesmo usuários Apple sempre compram/trocam o iPhone mais recente. Nem me lembro a última vez que eu vi um "iPhone quadrado". Até mesmo com as celebridades eu só vejo os "iPhones câmera dupla" em suas redes sociais com fotinhas na frente do espelho.Ou seja, é plausível essa política de atualização de "10 anos" da Apple? Claro que sim. Mas updates (software) não trazem upgrades (hardware), meu amigo. Fora que atualizações no geral sempre prejudicam o desempenho (tudo bem, no Android é mais notável, e é quando atualiza). No mais, a galera sempre parte pra trocar o aparelho, mesmo o iPhone. Portanto, sim, ele é caro.
Leonardo Poloni
Será que o iPad finalmente vai ter calculadora?
Gabriel Naldis
Falou pouco, mas falou muita bosta. Sem mais!
Gabriel Antonio
não, o ios 10 tb foi ios de correção... geralmente versões pares servem pra isso =)
Marcos
"CarPlay finalmente terá suporte a apps de navegação de terceiros, incluindo Waze e Google Maps."Melhor novidade...
Alisson
https://www.carscoops.com/2...A empresa cobra pelo menos 5 dígitos (de euro, ou seja, no mínimo 40 mil reais) e esse é um modelo único de showoff, como publicidade pra empresa, mas se for pra produção será pelo menos 6 dígitos.
Miguel Dornaes - Virtuamigtec
Ficou legal ? Quero ver alguém querer comprar isso !
Magnosama
O Google garante 2 anos de atualizações pra linha Pixel, então não, não vão se salvar do mal de todo Android, infelizmente...
Magnosama
Será, finalmente o Carplay terá alguma utilidade pra mim...
Alessandro
Não sei não, mas acho que o seu 5S não vai ficar melhor com essa atualização
Alessandro
Hahahahaha
Rayzer
"- Com licença.- Pois não, Alan?- Com os preços que cobramos de alunos e escolas, que melhorias foram feitas no sistema do Flynn... Digo, no ENCOM OS-12? - Este ano colocamos um "12" na caixa."Tron: LegacyNão tem tem nada a ver, mas lembrei disso aí ver o 12 kkk
Lucas Henrique
Ah, sim. Confundi. To confundindo com o lançamento do Xperia Z2. Obr
JN Marcos
Cara, as rádios continuam fortes, tem boas audiências. Ter no celular não faz mal, com certeza.
Alisson
meu camarada, tu tá fazendo uma comparação completamente equivocada e irracional, você já está pressupondo que qualquer modificação do original é ruim, o que não é necessariamente verdade.Esse fusca não saiu assim da fábrica :) https://uploads.disquscdn.c...
Guilherme Viana
Espero que pelo menos os Pixel da Google se salvem disso. Ouvi em algum lugar que o Pixel 1 vai receber o Android Popsicle
Gertrudes, a Lhama
Rádio FM não é só música. Interessa muita gente.
Daniel Ribeiro
Se você perguntar pro dono desse carro se ele é melhor do que um modelo original, o que você acha que ele vai responder? ;-)
Alisson
Cara, tem diversos motivos.Os apps do android são retrocompatíveis, a maioria ainda funciona nas versões anteriores, diferente do ios, então o usuário médio não tá nem aí pra atualização e não pressiona as empresas a atualizarem. As empresas agradecem, pois poupam dinheiro. Aliás, só quem faz dinheiro vendendo smartphone é a apple (das outras fabricantes, a maioria só tem prejuízo ou só consegue pagar o desenvolvimento), então ela pode se dar o luxo de gastar rios atualizando os aparelhos antigos. Tem também questão dos drivers, a qualcomm tem monopólio e escolhe não atualizar os drivers e as fabricantes não usam drivers genéricos talvez por questões legais. A comunidade consegue adaptar esses drivers, por isso meu nexus 5 de 2013 roda a ultima versão do android, então não é exatamente uma limitação do sistema mas toda uma cadeia de problemas de mercado
Alisson
comparando ROMS com isso aí? tá sabendo legal. Na maioria das vezes as roms são melhores que o oficial da fabricante, assim como é o jailbreak. não viaja.
felipegcoutinho
Vc está com 100% correto :)
Marcos Andrade
Ah tah. The walking dead.
Marcos Andrade
Pra que vou querer FM no celular? Coisa mais ultrapassada.
Léo Oliveira
iPad mini 2 é o maior guerreiro que já existiu
Aline Rosa
¯\_(ツ)_/¯
Daniel Ribeiro
Não... o S5 foi anunciado em Fev 2014 e lançado em Abril do mesmo ano, de acordo com o Gsm arena. Em 2013 o Flagship era o Galaxy S4.Não que faça muita diferença... O ponto continua o mesmo: A Apple mantém os celulares atualizados, os outros fabricantes não.
Daniel Ribeiro
Ah claro, como pude esquecer da tal liberdade? O celular é seu e você faz o que quiser, não é mesmo?https://uploads.disquscdn.c...
Fernando
Seu comentário acabou de garantir mais uma propaganda deles na sua caixa de e-mail.
Camilo Cossitt
Mas será liberado no Brasil?
Lucas Henrique
Em 2013 era o S5, não?
Aline Rosa
Uma vez apenas falei na zoeira que uma colega ia precisar do Boston Medical Group e quando não foi minha surpresa, recebi um e-mail me oferecendo o serviço deles.
Jhon
A partir do momento que o Google o licencia pra Samsung sem exigir que ela dê suporte/atualizações por um tempo X o Android deve levar a fama sim
Don Ramón
Nossa! Tem até animoji de unicórnio! Agora a Apple me convenceu!
Patria
Quanta inovação! Estão falando do Android P, né? Só pode. Rs.
João
Muito legal o suporte a celulares antigos, mas ainda prefiro um android antigo e desatualizado com um sistema mais rápido. Galaxy s5 por exemplo tem o 6.0, melhor hardware e no meu caso dá e sobra.
felipegcoutinho
https://forum.xda-developer...A tal da liberdade, abraços!
felipegcoutinho
Pelo preço que se paga em um iPhone e Moto G, é obrigatório alguma vantagem né fera...
André G
Também tem muito app ruim no IOS.E no Android geralmente só os apps bons se destacam. Se você pega qualquer um dos apps mais populares, eles são bons tanto no IOS como no Android.
André G
Uma amiga minha ganhou um 5S uns 3 anos atrás e a empresa ainda não trocou. Depois de tantos problemas com travamentos o iPhone simplesmente liga, trava e desliga sozinho, aí deram um Moto G2 pra ela. A coitada está sofrendo, mas pelo menos agora está com um celular que funciona.
André G
Que delícia cara, trabalhando e relaxando
Lucas
iOS 12 é o que o iOS 11 deveria ter sido, que é o que iOS 10 deveria ter sido.
tuts
Ai a sansung é a porca e o android que leva a fama?
Luís Felipe Figueiredo
Só faltou o modo escuro pra fechar com chave de ouro. O que achei estranho foi que pra mim ele faz até mais sentido no iOS do que no mac. No mac eu até não faço questão agora no iOS faço kkkkkk
Daniel Ribeiro
Top de Linha da Apple em 2013: iPhone 5S.Top de Linha da Samsung em 2013: Galaxy S4.Corta pra 2018: iPhone 5S receberá iOS 12 e continuará desfrutando de todos os recursos atuais.Galaxy S4... Pfffff. Recebeu uma atualização em 2014, para o Android 5 (Lollipop). Atualmente estamos no Android 8.1 (Oreo) e o coitado do S4 ficou enterrado debaixo de outras 4 versões do Android.
Isaias Boiba
Ou seja, não mudou nada e o povo vai falar q é genial
rocarmo
1. iOs 12 é o que o iOs 11 deveria ter sido.2. Até o iPhone 5s e o iPad Mini 2 vão receber o iOs 12? P*rra!3. Parabéns, Tecnoblog! Mais um texto correto, sucinto e completo. Melhor fonte de informações sobre tecnologia no Brasil.
Caleb Enyawbruce
huahuahua!! Nem tudo sao flores rs
Yago Oliveira
Rapaz, se liga nesse comentário.
Yago Oliveira
Qual a sua treta com a Apple?
Yago Oliveira
Mas Android é mais barato (no geral).
Ramon
KKKKKK
Ed. Blake
Engraçado como, com o passar dos anos, o Android e o iOS vão ficando cada vez mais parecidos tanto em visual quanto nas funções.No futuro acho que uma das poucas coisas que vai diferenciar os dois será basicamente a diferença no controle das respectivas lojas de apps.Enquanto a Apple é mais proibitiva com a qualidade em geral beirando ao fascismo com controle duro (ui) do que pode e não pode, o Google é completamente alheio e a Play Store é um samba do afrodescendente com distúrbio psiquiátrico beirando à anarquia.O diferencial pra mim, veio paia e micreiro, continuará sendo um aparelho em que eu possa desbloquear e instalar o sistema que eu quiser.
Marco Antonio
é verdade, o iPhone de 2012 está lento ... faz apenas 6 anos que lançaram.
Marco Antonio
Está firme sim, um pouco lento, a bateria acaba rapido mas levando em consideração que é 2013 e tem mais um ano de att passa a ter 6 anos aí com uso, acho que o custo beneficio está ótimo, e considerando que é um 5s, penso que os 6s por exemplo vai durar MUITO. o meu 5s'zinho aqui está funcionando até o botao home com a biometria ! hahaha
Nameless Ghoul
Sobrevida pro meu 6 também, porém, depois que ele não der mais, tchau Apple.
MxlBR
Com essa máfia de dados pessoais dos usuários, depois não assustem quando começarem a receber e-mail com ofertas de aumentadores penianos.Uma vez fazendo uma trabalho para faculdade, fiz pesquisa de citrato de tadalafila, um dos compostos ativos para disfunção erétil do pênis. Isto tem uns 03 anos, até hoje, eventualmente, recebo e-mail com propagandas de viagra e congêneres...
MARCELO THAFFARI
[insira comentario sobre iPhones antigos virarem carroças e travarem menos que celulares TOPS com ANDROID aqui
Baidu feat MC Brinquedo
Rapaz aqui onde trabalho você ganha um 5S ou um Moto G5S Plus quando entra na empresa.Adivinha quem reclama mais?Tá, tá certo que o iPhone é de 2013, mas tá longe desse teu "firme e forte" aí.
jvmag
Sempre tem aquele que acha que rádio é só pra ouvir música.
Tori
Agora sim terei medição precisa das coisas.( ͡° ͜ʖ ͡°)
Eduardo Braga
Duas funções que também vão sair no Android P apareceram no iOS 12 🤔
Lucas
Yeeees! O Workflow foi incorporado ao sistema. Espero que não continue tão restrito :-)
 david
APP NEWS??? NADA!!!
Gertrudes, a Lhama
É, a minha informação era meio antiga mesmo, achava que os novos ainda vinham com o recurso.
Magnosama
"Ah, e o CarPlay finalmente terá suporte a apps de navegação de terceiros, incluindo Waze e Google Maps."FINALMENTE!!!!minhas preces foram ouvidas, aleluia... 🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Daniel Ribeiro
Acho que não é tão simples assim... Pelo que eu sei, os chips da época da Samsung tinham FM integrado, mas o iPhone nunca teve a ligação necessária para a antena. E desde o iPhone 6S os chips são próprios da Apple e não possuem tal função.
Gertrudes, a Lhama
Os iPhones possuem o modem de rádio. Só não tem software que os utilize
Gertrudes, a Lhama
[insira comentario sobre iPhones antigos virarem uma carroça aqui
Daniel Ribeiro
Mas você estava mesmo esperando o lançamento de um iPhone novo hoje? WWDC é um Keynote sobre software, não hardware.
Matheus
[insira comentario sobre celulares android nao receberem atualizacoes aqui
Daniel Ribeiro
Pois é... veja só você... Comprou um celular em 2013, 5 anos atrás... E está ai firme e forte até hoje.Depois dizem que o iPhone é caro...
Márcio Miranda
Interessante esse incremento na performance do sistema... mas precisamos pensar no quanto isso irá impactar na duração da bateria principalmente nos modelos mais antigos e não plus 🤔🤔🤔É esperar pra ver 😌
Paul
Isso se chama ESTRATÉGIA pra vender msm. As OEMs do Android adoram... Kkkk
Caleb Enyawbruce
Meu 5S ganhou mais uma sobrevida! Yesss :D
Paul
Tá bom... Numa catástrofe por exemplo, vc vai fazer streaming sim, pode crer.O rádio ainda é um dos meios mais rápidos e eficientes de comunicação.
Ramon
Nem em iPhones, nem em Androids daqui pra frente. Em tempos de streamings essa função ficou datada.
Comentário Mil Grau℗
Olha a lista de aparelhos que serão atualizados pro iOS12. Eu sei que no Android é foda a fragmentação, mas eu não consigo entender pq um dispositivo com 2GiB RAM e, no mínimo, 16GiB de armazenamento não é atualizado pra versão final do Android. Não pode ser culpa de drivers pq a comunidade consegue "atualizar", tá mais pra palhaçada msm!
Ramon
Essa função de medir com a câmera..( ͡° ͜ʖ ͡°)
Lucas Ribeiro
Nossa, cobertura de vocês está sensacional e ágil. Parabéns, negada.
Vegeta humilde
Que delícia de app
Breno Ribeiro
Quem pensava que o iPhone 5S estava morto certamente foi pego de surpresa. E finalmente teremos Waze no Apple CarPlay!
Matheus Duarte
Continuamos sem rádio 😂😂😂😂
Breno Ribeiro
"Por exemplo, o comando 'Me ajude a relaxar' sugere abrir um app de meditação" https://uploads.disquscdn.c...