Google dá prazo máximo para migrar todos os usuários ao novo Gmail

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Quando o Google anunciou que daria um redesign para o Gmail na web — depois de quase sete anos! — confesso que fiquei bem empolgado. A nova interface foi liberada para mim, eu ativei… e voltei à versão antiga depois de cinco minutos.

O redesign não é ruim, e o Google teve o cuidado de manter quase todos os elementos da interface no mesmo lugar. Ainda assim, como eu fiquei tanto tempo acostumado à interface antiga, foi difícil migrar para a nova.

Alguns dias depois, eu tentei de novo. Cliquei no botão de configurações (ícone de engrenagem), fui até a opção “Conheça o novo Gmail”, escolhi a densidade “Compacta”, e continuo nela até hoje.

O Google está dando mais alguns meses para os usuários se acostumarem com o novo Gmail. Mas, em outubro, todos serão migrados para o redesign.

A empresa anunciou o cronograma para as mudanças:

  • em julho, os administradores do G Suite deverão permitir que os usuários ativem o novo design do Gmail;
  • em agosto, essa opção será ativada para todos no G Suite;
  • em setembro, todos os usuários serão migrados para o novo Gmail, com a opção de voltar para o design antigo;
  • em outubro, o design antigo do Gmail será desativado.

Esse cronograma tecnicamente se aplica para os usuários do G Suite, que pagam uma assinatura por meio de sua empresa ou organização. No entanto, isso deve valer também para os usuários comuns do Gmail — que receberam o redesign no mesmo dia que os clientes pagantes.

O Gmail na web adotou elementos do Material Design; ganhou um recurso para “adiar” mensagens (inclusive no Android e iOS); tem uma barra lateral com integração ao Google Agenda, Keep e Tarefas; e possui um modo offline que não depende de extensão para funcionar.

Com informações: Google, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados