A Asus lançou nesta terça-feira (5) durante a Computex duas novas versões do ZenBook Pro. O anúncio serviu para a empresa apresentar sua mais nova criação: o ScreenPad. Com ele, o touchpad tradicional do notebook é substituído por uma tela touch.

O “primeiro touchpad inteligente do mundo”, como foi chamado pela Asus, conta com 5,5 polegadas e tem resolução Full HD (1.920 x 1.080 pixels). Basicamente, ele funciona como um launcher do ZenBook Pro. No entanto, ele também trabalha como calculadora, teclado numérico e como um controlador de vídeo e áudio – inclusive com suporte ao Spotify.

ZenBook Pro 15

 

ZenBook Pro 15

Além disso, o ScreenPad pode ser uma segunda tela para o ZenBook Pro. Para ativar esse modo, basta usar a tecla F6. Por conta de um trabalho conjunto entre Asus e Microsoft, a ferramenta é capaz de exibir recursos de programas como Word, Excel e PowerPoint.

Para tornar o ScreenPad mais útil, a Asus promete liberar um kit para desenvolvedores. Além disso, a empresa contará com um site para destacar todos os programas compatíveis.

Os novos ZenBook Pro serão vendidos em duas versões: 15,6 polegadas (UX580GE) e 14 polegadas (UX480FD). O primeiro contará ainda com uma opção de tela 4K. Segundo a Asus, os dois se concentram no uso profissional, para fotógrafos, editores de vídeo e designers, por exemplo. Por isso, ele consegue exibir uma ampla de cores, com cobertura de 132% do sRGB e de 100% do AdobeRGB.

ZenBook Pro 14

 

ZenBook Pro 14

O ZenBook Pro 15 tem processador Intel Core i9 de 8ª geração, GPU GeForce GTX 1050Ti e até 16 GB de RAM DDR4. O modelo tem as seguintes opções de SSD: com interface SATA3 (256 GB e 512 GB) e com interface PCIe (512 GB e 1 TB). Ele também conta com um leitor de impressão digital para desbloquear a tela.

Já o ZenBook Pro 14 tem processador Intel Core i7 de 8ª geração, GPU GeForce GTX 1050 Ti e os mesmos 16 GB de RAM DDR4. Em relação ao armazenamento, há as seguintes opções: SATA 3 (128 GB e 256 GB), PCIe x2 (256 GB e 512 GB) e PCIe x4 (1TB).

O desbloqueio da tela pode ser feito com uma câmera infravermelho. O modelo também conta com o ErgoLift, que permite elevar o teclado para oferecer mais conforto enquanto você estiver digitando.

Disponíveis nas cores azul e rosa, os dois modelos levarão algum tempo para chegarem às lojas. O ZenBook 15 será oferecido a partir de julho por US$ 2.299. Já o ZenBook Pro 14 chega no último trimestre, mas ainda não tem preço definido.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jhon

Acho que na prática não vai fazer muita diferença pra 99%. Só espero que deslisar o dedo não seja pior por causa dessa tela.

Shrueak

Sinceramente, espero que vire tendência (ou que a Apple roube a idéia e vire tendência).

Eric Viana

você pode reduzir o brilho ou desligar.

Eric Viana

Isso são ajustes (calibração) de cores para a tela.
Quando você trabalha com fotografia e design gráfico, 100% do Adobe RGB é sonho de consumo pois o que você ajusta na tela através dos softwares da Adobe sai exatamente igual no papel fotográfico ou materiais gráficos como revistas e jornais (exemplos).

Eric Viana

O Lew do canal Unbox Therapy fez unboxing e uma mostra rápida desse note ontem. Dá uma olhada. Eu achei realmente mais útil que a bar dos Macs. Para quem edita vídeo parece ser mão na roda pois coloca a edição na tela grande e o monitor de preview na telinha e ainda assim o trackpad continua funcionando super de boa.

Molinex

Nossa lembrei do Nintendo DS. A ideia parecia tão boa no papel...
Vamos ver quando sair, qual vai ser a desse touch screen pad

Robert Rey

Parece ser bem isso mesmo, se for, é uma merda.

Vinícius Berni

Meu sonho é essa screenpad ter compatibilidade com o Ableton Live, edicap de samples ai, etc. Da pra fazer muita coisa, seria maravilhoso, bem prático

Zé das Covi

Deve ser parecido com aquelas peliculas foscas que a negada vendia antes

Highlander

Não há possibilidade de confusão aí? O ScreenPad reconhecer como um comando quando na verdade só quero movimentar o cursor e vice-versa?

Zé das Covi

Falei que o problema desse produto é o preço, produtos futuros não vão mudar a avaliação desse produto nesse momento =D

Robert Rey

Pelos vídeos que vi, a "tela touchpad" parece ser do tipo "matte". Não sei se no toque isso é melhor ou pior.

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Óbvio que as novidades tecnológicas vão chegar primeiro nos modelos mais tops mas se isso pegar no futuro chega em linhas mais acessíveis.

Mickão

Minha opinião: parece ser uma coisa um pouco overkill onde não há necessidade. Não me agrada a ideia de ter que ficar olhando pra duas telas num notebook.

Rafael César Neves

Desci pra comentar exatamente isso..

Exibir mais comentários