5 alternativas ao GitHub após a aquisição pela Microsoft
Concorrente afirma ter visto um aumento (de 10 vezes) no volume de transferências
TB Responde
A Microsoft terá um desafio após concluir a aquisição do GitHub — em um negócio avaliado em US$ 7,5 bilhões — conquistar a confiança e o respeito dos quase 30 milhões de desenvolvedores na plataforma. Há usuários expressando suas preocupações, temendo abusos de privacidade e má condução de negócios do GitHub.
Microsoft vai fechar CodePlex, alternativa ao GitHub
Microsoft compra GitHub por US$ 7,5 bilhões
O GitHub permite que programadores do mundo todo colaborem em projetos, compartilhem relatórios de erros e corrijam esses bugs, além de gerir a documentação. A empresa fornece esse serviço gratuitamente para entidades que usam o recurso como “código aberto”. Para projetos de “código fechado”, paga-se uma taxa.
Tornou-se muito popular entre desenvolvedores e empresas que hospedam projetos, documentação e códigos inteiros: Apple, Amazon, Google e a lista não para por aí. São 85 milhões de repositórios hospedados no sistema e 28 milhões de desenvolvedores.
É fácil imaginar por que a Microsoft comprou o GitHub. A desenvolvedora do Windows encerrou seu próprio concorrente, o Codeplex, em dezembro de 2017, e agora é o principal contribuidor do GitHub. A popularidade do GitHub entre os desenvolvedores pode fazer com que a Microsoft conquiste a confiança e o respeito que precisa; ou não.
O GitLab, melhor concorrente, afirma ter visto um aumento (de 10 vezes) no volume total de desenvolvedores que transferiram seus repositórios de código para o GitLab.
We're seeing 10x the normal daily amount of repositories #movingtogitlab https://t.co/7AWH7BmMvM We're scaling our fleet to try to stay up. Follow the progress on https://t.co/hN0ce379SC and @movingtogitlab
— GitLab (@gitlab) June 3, 2018
Será esse um sinal precoce de que há problemas à vista? Algumas alternativas.
1. GitLab
O GitLab é a escolha número um para substituir o GitHub. É o mais próximo em termos de uso e fácil de migrar. Muitos projetos de código aberto já estão usando o GitLab incluindo 100 mil empresas e instituições como Bayer, NASA, Sony, Comcast e Nasdaq.
2. BitBucket
O BitBucket é da Atlassian, dona do Trello. Totalmente integrado a outras ferramentas de gerenciamento Jira, HipChat e Confluence. Escolha certa para grandes empresas que já usam essa plataforma. É gratuito para projetos com até cinco membros.
3. SourceForge
SourceForge é outro nome popular em código aberto. Muitas distribuições e projetos do Linux fornecem downloads através do SourceForge. O veterano de 1999 passou por redesign, ganhou novas ferramentas e também um importador direto do GitHub.
4. Launchpad
Lauchpad é uma plataforma com visual um pouco obsoleto da Canonical, a empresa-mãe do Ubuntu. Tem sido fundamental para o rastreamento de bugs e projetos relacionados a distro. Ela está nos bastidores há anos e não ganhou popularidade.
5. Apache Allura
O Apache Allura é uma opção bastante flexível da Apache Software Foundation, uma organização sem fins lucrativos. A plataforma suporta linguagem Git, além de outras, cria páginas wiki internas e tickets para documentação e correção de bugs do códigos.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
"A guerra do PC acabou, a Microsoft venceu há muito tempo!" - Steve Jobs
TURN DOWN FOR WHAT
Vc deve ser florista pelo jeito
Tomara que ela mate esse LIXO que não chega aos pés do TFS e muito menos do VSTS.
Vi gente falando muito bem do Allure. Tenho que testar.
Sobre o GC, pensei que já tivessem migrado, não que eu me importe tanto assim... eheh
O GitLab está com algumas features de deploy bem interessantes ehehe
É possivel. Mas também pode ser que não kkk
Na verdade agora, o negocio é esperar...
Em um primeiro momento a MS não tem como ferrar com tudo, vamos ver no futuro...
Tenho um pé atras com grandes corps, inclusive com a google, mas não acho que uma empresa gastaria 7,5 pacotes, pra estragar um serviço e perder a base de usuários que esse serviço tem...
Mas isso, só o tempo dira...
Ta mudando, ainda não mudou. Vai pra google por causa do suporte a kubernetes mas ainda estão testando a nova nuvem...
Mas concordo contigo, acho que agora, nesse momento, nada vai mudar. E vou usando o github, ou o gitlab. Na verdade tenho coisa nos dois. Ai se mudarem pra pior, escolho outro serviço...
Possivelmente o Allure. Mas deixa o tempo passar, pra ver como as coisas vão ficar...
Agora que a ms comprou ja vem blog aleatório influenciando pra sair dele, como se esse post nao fosse feito num pc com windows. :v
Quem fez esse post nem deve ter conta no github
Criem vergonha na cara com esses caça clique
Gameloft, Electronic Arts, Rovio, Disney, Ubisoft, 505 Games, Square Enix, Blizzard, Valve, entre outras, já suportam Metal.
Pensar nisso é um pouco paranoico.
Trata-se de um serviço, independente de quem oferece.
Eu particularmente não tenho nada contra o Azure ou Google Cloud, mas acho eles meio salgados para projetos menores.
Dificilmente vão ficar xeretando nos teus projetos, a não ser que no contrato tenha uma clausula sobre isso...
Claro, entra a questão de uma solicitação judicial e a facilidade de abrir as pernas...
indicar o VTS foi só uma piada amigo, o resto q tu falou não entendi nada.
Fiquei mais perdido que pedófilo em festa de anão.
Mimimi... o "usuário e defensor do software livre e open source" usa drivers proprietários da placa de vídeo, tem vários jogos da Steam baixados, uma tonelada de filmes e de mp3 obtidas de sites de torrent, um celular Android cheio de apps proprietários da Google e da PlayStore, uma paixão não correspondida pelos produtos da Apple e está tudo bem. No entanto, basta a Microsoft comprar o GitHub e começa o Apocalipse!
Nem um, nem outro. Meu argumento, pelo menos é o risco da Microsoft estragar um produto, não sei quais são os outros argumentos. Também não gostaria que o Facebook comprasse. A Google quem sabe, ela melhorou o Android e o Youtube. Mas tem seus fracassos também.
Se fosse o Facebook, eu também ficaria irritado.
Na época de criar o Metal, também foi proposto o Vulkan e o DX12 com a promessa de se aproximar do hardware. Em todos os anúncios foi recebido bem pela imprensa, comunidade gamer e de desenvolvedores. A Apple seguiu um caminho agora lento de beneficiar sua própria API. Isso, não vira noticia, noticia é: Apple diz que Vulkan morreu, ou Apple anuncia que não terá Vulkan no Mac. A depreciação acontece mesmo, mas ela é lenta por isso não tem comoção mesmo.
Se o cara usa VSCode, ele não tem nenhum preconceito com produtos Microsoft. E sim, eu particularmente tenho preconceito com a Microsoft. Preconceito, não porque ela não estragou um produto antes, e sim porque pode ser que a Microsoft não faça o mesmo nesse caso.
Só não pode esquecer das desenvolvedoras grandes que têm engines próprias e não foram integradas e nem serão ao metal.
BitBucket hoje é para mim a melhor opção, tentei o GitLab, mas ele vive com problemas de lentidão.
Bullshit. Sou game dev e te digo que as principais engines já integraram o Metal faz tempo para trabalhar com iOS, dois toques para modificar para o OSX.
É esse tipo de matéria que dá gás aos crias mongolóides de sites como Windows Team. Aí chega uma matéria dessas nas mãos do pastor mvp de lá e o rebanho vem em peso repetir o que ele escreve. E acreditem, é muito chato.
Assinando o atestado de obito dos jogos no seu sistema.
NINGUEM mais vai desenvolver jogos pra Mac OS só isso.
E não teria o mesmo problema com a Google acessando seus repos?
Fora que o GitLab não usa infra própria, usava o azure da MICROSOFT e agora usa o cloud da GOOGLE, então é frescura no rabo sim, se não for a microsoft, ou o google, ou a amazon sera outra empresa a ter acesso aos seus repositórios cresçam ou então façam versionamento em servidor local e parem de encher o saco..
Eu não tô acreditando que isso está no Tecnoblog..........
Tô ligado. Mas parece ter muita gente nova ainda. Entendo que a Microsoft perseguiu por um bom tempo o open source, mas hoje em dia ela é a que mais contribui com códigos, membro da Fundação Linux na mais alta categoria, abre seus boa parte de seus códigos (lógico que não é todos, pois se for assim, nenhuma das gigantes faz também: Google, Apple e Amazon). As coisas mudam.
É isso...
FRESCURA.. pronto falei!!
O GitLab é mais barato e tem funções adicionais.
Eu particularmente já uso ele para projetos comerciais desde o ano passado.
E sinceramente, não vejo problema em postagens como essa que listam alternativas para determinados serviços. Por mais sensacionalista que possa ser, sempre dá para tirar alguma dica bacana.
E por hora, não existe razão para sair de lá só por ideologia. O GitHub sempre foi fechado. :p
Quem está torcendo o nariz é geralmente o pessoal que está desenvolvendo desde os anos 90.
A Microsoft começou a mudar sua postura em 2013, 2014, quando ouve a mudança de CEOs. Antes disso, era complicado ficar dependente dos padrões Microsoftianos hehehe
Ele é hospedado no Google Cloud, na verdade, mas quem usa o Azure como contra argumento é tão sem noção quanto a galera que anda assustada. Não sabem separar os serviços e se acham espertões.
O pessoal é mais pé no chão mesmo, pois sabemos que à curto prazo pouca coisa vai mudar.
É o maior hub de projetos com código aberto.
Não considero uma alternativa direta ao GitHub, mas é um dos sites mais importantes da atualidade.
Não que fosse significativo, mas desde Abril é Google Cloud....
Ele só vai postar sobre nateria sensacionalista eheheh
Verdade
*2018. De resto, concordo com seu comentário.
Kkkkk boa
Comentário baseado em consultas com a mãe Dina, ah fica quieto hater de bosta
Ainda bem que uso o BitBucket deste moleque hehehe
Tambem não ligo pras frescuradas por conta da Microsoft comprar Github. Eu continuo postando alguns projetos meus lá;
PS: BitBucket é muito melhor que GitLab
"Deixar de frescura no rabo"
e continua o ataque dos fanboys :)
O que? como assim? Bitbucket é mil vezes melhor que GitLab... e me dizem que GitLab é o melhor concorrente... vê-se que não entende muito do assunto.
Meus olhos doem lendo esse artigo.
O gitlab é muito bom...
"Ah, mais é hospedado no azure..."
A meu deus, pronto mudou minha vida. Agora não posso mais usar nem gitlab nem github kkk
O mais estranho, é que muito grupo de Linux que eu participo, os caras não tão nem aí. Continuam hospedando seus dotfiles, e configs no github pra compartilhar com os noobs como eu kkk
Ainda não vi essa histeria toda kkk
PS: O Allura é sensacional
Mau sabem os pobres gafanhotos que o GitLab fica hospedado no Azure! 👹
Ainda esse mimimi? CRESÇAM, os anos 90/2000 já passaram.
Ou podem deixar de choro e continuar lá mesmo.
Sério, acho q isso já ia acontecer uma hora ou outra. Importa tanto assim?
Eles mexeram no LinkedIn? Acho que só fizeram melhorar...
No caso, fizeram um redesign naquele site que era péssimo.
Aí meu deus sou linuxuser das trevas vai dar tela azul no código MICRO$oft não AAAAAA
meu jesus cristo
sourceforge??????????????????????????????????
Se vier um ballmer versão 2 lá, já era.
O indiano só quer fazer pazes com a comunidade... Mas deixar trocar o CEO que tudo isso pode mudar e ser destruído igual ela fez com uma porrada de app e OS dela.
Para esse povo, pode ser até o Facebook, não sendo a Microsoft para eles é o que importa, devido ao "istohiku" da empresa (esse histórico nunca se atualiza pelo jeito).
O CodePlex foi fechado justamente por não ter tanta gente nele. Eu fui ver o site uma vez, não sei se ela já era assim, mas pareceu mais confuso que outros. O GitHub não tem esse problema.
"A Microsoft mais cedo ou mais tarde vai piorar o algo no Github."
Não se sabe acerca disso. Uma previsão baseado em achismo. Se for basear nas últimas compras, ao comprar manteve o serviço com adição de novas funcionalidades, o melhorando (Mixer, quando comprou era chamado Beam; LinkedIn; Wunderlist, que está virando o Microsoft To-Do, bom também por sinal, mas com menos recurso).
"A Apple pode fazer o que quiser no OS dela."
Bora ver se isso é válido para o Windows tb... É o sistema que vejo mais cri-cri em torno dele. E você não esta levando em consideração da perda da comunidade citada. Coisa que a compra pela Microsoft do GitHub nada muda até o momento.
Pode ser que sim, mas ainda não há motivos para este estardalhaço todo que está sendo feito pelo caso github como há motivo para uma boa discussão no outro assunto.
Só digo uma coisa: "Menos jovens. Sosseguem o facho."
Tá ai uma bela sugestão de pauta. Vou esperar o Tecnoblog postar sobre isso para comentar.
Nossa, trabalho fom tecnologia a mais de 10 anos e, não consigo enchergar esse medo todo da Microosft, mesmo depois de ela ter feito as “cagadas” que fez até os anos 2000. Vamos lá, anos 2000 e, estamos em 2014. Tinham que ficar preocupados se fosse o “don’t be evil”, “code once, run everywhere”, Facebook e afins... Galera parece que gosta de quem é “cool” “coolmendo” seus dados e vendendo...
Apenas ignore o pessoal do mimimi, tanto faz.
Por outro lado, existe um friozinho na barriga ao pensar na hipótese de alguma mudança nos termos de uso. DevOps chora quando o jurídico aponta alguma irregularidade e tem que migrar de serviço da noite pro dia.
A questão é simples. A Apple pode fazer o que quiser no OS dela. A Microsoft mais cedo ou mais tarde vai piorar o algo no Github. Seja piorando ele ou seja fechando ele, como fizeram com o bom Codeplex
Faltou citar duas opções:
1: VTS que é bem integrado pra quem usa o VScode
2: Deixar de frescura no rabo, não existe motivo(prático) pra sair do git
*Sei que pode existir questões ideológicas
https://uploads.disquscdn.c...
Conforme apontou o Ronaldo Gogoni do Meio Bit, é bem "engraçado" a histeria da mídia especializada e do pessoal da internet com esse medo todo da malvada Microsoft comprando e expandido o GitHub, mas ignoram a a Apple depreciando o OpenGL e OpenCL em prol do proprietário Metal (ignorando completamente o Vulkan) e tirando dos desenvolvedores a única ferramenta gráfica universal e cross plataforma sem qualquer alternativa.
*documentação oficial do macOS 10.14 Mojave abaixo: https://uploads.disquscdn.c...