A venda do GitHub para a Microsoft fez com que diversos desenvolvedores ficassem desconfiados com o futuro da plataforma e buscassem alternativas. Com isso, adversários estão aproveitando o momento para se tornarem mais atrativos.

Um deles é o GitLab, que passou a oferecer seus planos Gold e Ultimate de graça para instituições de ensino e projetos de código aberto. O objetivo da empresa é oferecer mais segurança e ferramentas de gerenciamento para esses dois grupos.

gitlab

O interesse dos usuários pela plataforma tem crescido significativamente após o anúncio da negociação do GitHub. Em apenas um dia, foram mais de 75 mil novos repositórios. Para se ter uma ideia, o site costuma ter cerca de 12 mil projetos criados por dia.

Além disso, a plataforma costumava receber menos de duas mil importações por dia. Após a venda do GitHub, esse número saltou para mais de 41 mil.

Segundo o GitLab, boa parte dos desenvolvedores que consideraram a migração testaram os planos básicos, que são limitados e não atendem as necessidades de projetos maiores. A opções Gold e Ultimate, por exemplo, oferecem uma série de benefícios, mas exigem uma mensalidade de US$ 99 por usuário.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Rissi

Além do que, com o Gitlab vc também pode criar seu serviço de versionamento numa cloud privada, o que pra mim é bem show pra trabalhar no desktop.

SiouxBR

Pessoal, alguém sabe de um repositório que seja gratuito para projetos particulares? Os preços dos que eu pesquisei são muito caros para o que eu recebo...

João
João

Blog de brazuca >>>> empresa bilionária que se vc morresse não estaria nem aí.

Edit: o povo tem direito de odiar empresas bilionárias. Uma boa alusão seria a pessoa sair de uma partida pq um troll ou hacker - algo odiado por ela - entrou para estragá-la. É o que o povo tá fazendo saindo o Github.

Gaba

Ficar do lado do blog que ta fazendo isso por dinheiro, tira toda a coerência do que você fala ¯\_(ツ)_/¯... Anyway... notícia já passou... flw vlw!

João

Eu não ligo se é ou não. Ficar do lado de empresas milionárias defendendo a omissão da notícia é pior pra mim.

Gaba

Claro, eu entendo que o Mobilon queira ganhar uns pageviews com isso, mas infelizmente isso não pode ser chamado de imparcialidade ¯\_(ツ)_/¯

João

Calma, são só notícias. Todos os sites de notícias mundiais noticiam isso.

Gaba

Óbvio que ele se manter bom é outros quinhentos. Mas no momento ainda não existem indícios de mudanças, e a galera já está toda de cabelo em pé por motivos "idealistas". Isso que acho errado! Se a MS cagar com o GitHub, eu irei sair, entretanto no momento não motivo algum pra escrever 3 artigos, sobre como a compra pode ser algo ruim e como sair do GitHub pra outros concorrentes...

Molinex

Quem muda da do github pro gitlab é frescurento kkk
Quem escreve materia dizendo, que esta meio mundo migrando do github, é parcial, "intrigueiro", e odiador da MS kkk

Esses windeiros kkkk

George

Esse pessoal tem raiva pela MS sempre visar lucro, como se isso fosse um pecado.E olha que a Ms vem investindo em iniciativas open source. Pior são aqueles que reclamam mas usam Linux, Java, eclipse, Office libre, etc, para no final vender apps ,serviços e conhecimentos com tais ferramentas. E tem muitos que deixam seu projeto como opensource no github para ter visibilidade profissional. Não que isso seja errado, mas por que empresas grandes não podem? Não existe almoço grátis nesse meio. Qual desses bons cidadãos não gostariam de ter o mesmo poder aquisitivo que Ms, Google, etc ? Os mediocres sempre verão problemas nos grandes.

João

A única coisa q apoiei nisso foram os 7 bi pro Github. Adoraria criar um serviço para ser comprado por uma grande. Agora, ele se manter bom é outros 500.

Gaba

Não to tentando defender MS... to mais pro lado do GitHub em si, porque acho um serviço muito da hora pra openSource... GitHub mudou muita coisa na indústria e ajudou muitos projetos a ganharem vida pública. Por enquanto não há motivo algum pra ficar alardeando pra mudarem pro GitLab só pq a MS comprou..

João

Microsoft é uma santa mesmo, pobre e sem recursos.

Régis Tomkiel
Exibir mais comentários