Início » Ciência » A Microsoft está operando um data center no fundo do mar

A Microsoft está operando um data center no fundo do mar

Victor Hugo Silva Por

No início de 2016, a Microsoft realizou testes do Project Natick, que visava instalar data centers no oceano. A ideia, que promete ser mais econômica e sustentável, finalmente se tornou uma realidade. A estrutura foi instalada pela empresa em uma área próxima às Órcades, ilhas localizadas a 16 quilômetros do norte da Escócia.

Para a criação do data center, a Microsoft desenvolveu uma espécie de cilindro do tamanho de um contêiner, capaz de comportar 12 racks que mantêm 864 servidores em funcionamento. Ele se mantém ativo por meio de energias solar, eólica, das ondas e das marés.

Quando está operando em sua capacidade máxima, o data center consome um quarto de megawatt. Além disso, a empresa consegue gastar menos com a refrigeração do espaço, já que o oceano por si tem temperaturas baixas.

O Project Natick foi desenvolvido dentro do Microsoft Research, laboratório da companhia para novas tecnologias. Além da economia e da sustentabilidade, o data center é mais indicado por ser mais silencioso.

A empresa afirma que o objetivo é atender à demanda por infraestrutura de computação em nuvem próximo de grandes cidades. Há uma estimativa de que metade da população mundial vive a até 193 quilômetros da costa.

Em grandes centros, há a dificuldade de encontrar espaço para grandes estruturas, o que acaba levando data centers para locais mais afastados e mais caros. Um data center submerso e próximo da costa pode reduzir os custos e tornar a comunicação mais rápida.

A Microsoft pretende usar o próximo ano para acompanhar o consumo de energia, a umidade, a temperatura e os níveis de som do data center, embora a estrutura tenha sido desenvolvida para durar ao menos cinco anos sem manutenção. A empresa também quer avaliar o impacto do data center no meio ambiente.

Confira o vídeo da Microsoft sobre o Project Natick:

Com informações: MicrosoftEngadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

SiouxBR
Não trocam! Simplesmente desativam remotamente o HD ou CPU que estragou. Provavelmente no final dos 5 anos devem trocar de uma só vez todos que pifaram (ou antes, caso atinja uma quantidade muito grande de dispositivos com falha).
SiouxBR
É um cilindro lacrado, então teoricamente não deverá afetar a vida marinha. E certamente usam tinta especial para suportar a água salgada.
Alessandro
5 anos sem manutenção?
Ryan Karudimu
Tinham q por um Easter egg de um Data center da MS no fundo do oceano em algum lugar em Sea Of Thieves kkkkkkkkkk ia ser legal
Felipe Liʍa
Alphabet ja tem Datacenters no meio do gelo na Filandia
Felipe Liʍa
Europa... Se nao liberarem eles metem um peocesso na MS!
Molinex
E quando der uma tela aquatica da morte...E quando der uma tela azul marinho da morte...Quem vai dar manutenção? https://uploads.disquscdn.c... Esse cara aí 👆❓
Walmir Ramos
Que poneyzinha fofa kkkkkkkkkkkkkkkkkkjjjjj
Rogério Ebling
q ovelhinha bUnitinha kkkkkkkjjjjj
Walmir Ramos
A Microsoft sabe o que faz... Aceita quem tem juízo, ignora quem desconhece.
Felipe Xavier
Se ela quer avaliar, é porque (talvez) ainda não existam dados concretos. Até porque, este é um projeto piloto (desconheço qualquer outro datacenter neste formato), e tudo até então pode ser apenas simulações.
Léo Oliveira
Sim, porém o impacto na vida marinha é mínimo, contrário ao que seria estes cilindros.Vale o estudo e não acho que a MS vá liberar os resultados disso...
Léo Oliveira
Eu vi, porém não há dados concretos e nem estudos prévios disponibilizados ao público ou órgãos competentes, de acordo com as fontes.Mas vlw mesmo assim.
G.G.P.O
E o Aquaman é o ADM.
Paul
Vergonha alheia.
SUPREMA AUTORIDADE MÁXIMA
Boba essa Microsoft, segundo os #TechManja =(
SUPREMA AUTORIDADE MÁXIMA
Esse aí me representa direitinho.
SUPREMA AUTORIDADE MÁXIMA
Alphabet tá preocupada em fazer SO pra celular de 100 dólares. O que os #TechManja acham o máximo. Microsoft boba =)
Paul
O que tem feito sempre: Espionando eu, vc e o mundo. É o que dá dinheiro pra eles. Kkkkkk
Caleb Enyawbruce
volto daqui 5 anos pra ver no que deu... (espero que certo!)
Caleb Enyawbruce
bem isso q a geracao "fuja do GitHub" deve ta pensando
Gertrudes, a Lhama
gente
Diogo
Bom, já faz algumas dezenas de anos que milhares de quilômetros de cabos submarinos para Internet vem sendo colocados no fundo do mar...
Douglas Souza Luz
Azure vai mudar de nome pra Atlantis agora.
Felipe Xavier
Finalzinho do texto: A empresa também quer avaliar o impacto do data center no meio ambiente.
Eugenio Bignes
Boa sorte.... quando tenham que trocar algum hd......
Helmut
Ouch, mas o Google Cloud ta firme e forte.
Léo Oliveira
Sensacional!Mas, com isso, surge algumas preocupações: como o cilindro irá afetar a fauna e flora aquática nas regiões em que é instalado, quais os resíduos eliminados (aí entra, por exemplo, questões da degradação da tinta) e como os níveis de ruído e vibração irão afetar o ecossistema local?
Juan de Souza
HAHAHAHAHAHAHA
Felipe Xavier
- Onde que essa tal Nuvem fica?- No fundo do mar, vó.
dfro
Parabéns pela matéria.
Marcelo
Ai meu Deus...!!Nunca mais irei para praia... MS vai destruir os oceanos!!!!
Fabiano Forte
Podemos começar as piadas com deep learning?Brincadeiras à parte, quando menos energia consumir, melhor! Tomara que dê certo!
JeronimoPW
Microsoft e Amazon estão decolando em Cloud...Ainda estou tentando entender o que diabos a Alphabet está fazendo por não entrar pesado no segmento pra bater de frente.
Breno
Com certeza a nuvem Azure será a maior de todas. Nadella está sorrindo muito :)