Início » Celular » Instagram quer concorrer com YouTube oferecendo vídeos de até uma hora

Instagram quer concorrer com YouTube oferecendo vídeos de até uma hora

Por
1 ano atrás

Às vezes, parece que o Instagram se esforça em trazer recursos que os usuários não pediram, seja as videochamadas em grupo ou a insistência em não oferecer um feed em ordem cronológica.

Desta vez, o Instagram está interessado em concorrer com o YouTube. Segundo o TechCrunch, o app terá um espaço dedicado para séries originais, clipes de música e outros vídeos, tudo em formato vertical e resolução máxima 4K.

Isso significa vídeos de 5 a 15 minutos de duração, filmados com boas câmeras e iluminação, mas com uma equipe de produção relativamente pequena. É semelhante ao que você encontraria no YouTube, porém nas mãos do Facebook.

O Instagram terá uma nova seção para promover esses vídeos mais longos, e fornecerá uma opção de “continuar assistindo” — você não precisará ver tudo de uma vez, nem começar sempre do início.

Por enquanto, esses vídeos não terão anúncios, apenas a opção de incluir um link que pode levar para o site oficial, ou para uma loja online. No futuro, a empresa planeja incluir propagandas no início e no meio da reprodução.

Segundo o Wall Street Journal, usuários comuns também poderão postar vídeos de até uma hora (o limite atual é de 60 segundos). Mas nem aquele seu amigo que publica dezenas de stories por dia precisa de tanto tempo — o foco estará em criadores profissionais de conteúdo.

O Facebook já tentou emplacar uma plataforma de vídeos, chamada Watch, sem muito sucesso. Ela foi lançada nos EUA no ano passado com reality shows improvisados ​​e trechos de documentários. A rede social planeja expandi-la incluindo programas roteirizados e noticiários.

O Instagram é uma nova tentativa de atrair criadores de vídeos mais longos. Isso ajuda a reter usuários por mais tempo, e também permite exibir mais anúncios em vídeo, que normalmente rendem mais dinheiro que outras variantes. (É um dos motivos para tantos sites terem autoplay ativado.)

Os vídeos longos devem estrear no Instagram em 20 de junho.

Mais sobre: ,