Google lança Android Go no Brasil em parceria com Positivo, Alcatel e Multilaser

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Positivo Twist Metal S531

Positivo Twist Metal S531

O Android Go foi anunciado há pouco mais de um ano e, agora, está chegando oficialmente ao Brasil. Nesta quinta-feira (7), o Google anunciou uma parceria com as marcas Alcatel, Multilaser e Positivo para lançar por aqui os primeiros cinco smartphones baseados na iniciativa.

Para quem está por fora do assunto, aqui vai uma rápida explicação: o Android Go é uma versão simplificada do sistema operacional voltada para dispositivos que têm entre 512 MB e 1 GB de RAM. Talvez você tenha pesadelos só de pensar em um Android com tão pouca memória, mas a versão Go é otimizada para lidar com hardware básico.

A proposta do Android Go é melhorar a experiência do elevado número de pessoas que usam aparelhos básicos ou antigos por razões socioeconômicas ou que, pelos mesmos motivos, não têm celular ou outro meio de acesso à internet.

É por isso que, além de experiência de uso simplificada, aparelhos com Android Go devem ter preço acessível, tanto quanto possível. O primeiro deles é o Positivo Twist Metal S531, que chegará já neste mês e custará R$ 699.

A configuração básica do aparelho da Positivo é a seguinte: tela LCD de 5,2 polegadas com resolução de 854×480 pixels, chip quad-core MediaTek MT6580 de 1,3 GHz, 1 GB de RAM, 32 GB de armazenamento interno (expansíveis com microSD de até 128 GB), câmeras traseira e frontal com 8 megapixels e bateria de 2.200 mAh.

Nos próximos meses serão lançados os modelos Alcatel 1, Multilaser MS50G e Multilaser MS50X, todos com preços ainda a serem revelados. O Positivo Twist Mini S431 é outro lançamento futuro: o modelo terá tela de 4 polegadas, 512 MB de RAM, 8 GB de armazenamento interno e preço de R$ 399.

Apps - Android Go

Atualmente, o Android Go é baseado no Android Oreo e, de acordo com o Google, consegue iniciar aplicativos até 15% mais rapidamente. Além disso, a plataforma conta com versões otimizadas de apps como Gmail, Maps e YouTube. Todos ocupam menos espaço e consomem menos RAM. Há até uma versão Go do Google Assistente.

A Play Store também foi otimizada para o Android Go. O serviço continua dando acesso a qualquer aplicativo disponível na loja, mas recomenda aqueles que funcionam bem em dispositivos com até 1 GB de RAM.

De acordo com o Google, mais de 100 fabricantes de várias partes do mundo já lançaram ou vão lançar aparelhos com Android Go em 2018.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados