O Google tem um dos melhores assistentes pessoais por voz, e na língua portuguesa, acredito que esteja à frente da Siri e da Cortana. Ele vai ganhar alguns comandos adicionais, incluindo pedir um carro pela 99 ou delivery pelo iFood.

A partir dos próximos dias, o Google Assistente vai responder ao comando “ouvir as notícias de [veículo]” para CBN​, Jovem Pan​, O Globo​, Rádio Globo​, Veja​, entre outros.

11 coisas legais que você pode fazer com o Google Assistente em português

E nos próximos meses, será possível fazer transações como pedir comida pelo iFood​, chamar um carro pela 99, ou comprar uma entrada de cinema pelo Ingresso.com​. Isso inclui comandos como “pedir pizza no iFood” ou “pedir corrida para casa no 99”.

Futuramente, você também poderá dizer “assistir Jornal Nacional no Globoplay”, ou “reservar uma mesa no Restorando”​.

Por fim, a operadora Vivo vai lançar seu chatbot Aura dentro do Google Assistente. Dessa forma, os clientes poderão usar comandos de voz para consultar saldo, fatura, consumo de dados e mais. Isso estará disponível a partir de setembro.

Vale lembrar que o Google já entende alguns comandos relativamente avançados em português. É possível dizer “envie ‘já estou chegando’ para Fulano no WhatsApp” (ou Telegram), “tocar Radiohead no Spotify”, ou “assistir Stranger Things na Netflix”.

O Google Assistente está disponível para Android 5.0 Lollipop ou superior, e para iOS 10 ou mais recente. Ele também dará as caras em português brasileiro no Android Go, versão mais leve a ser lançada em dispositivos da Positivo, Multilaser e Alcatel.

Segundo o Google, o Brasil está entre os três mercados que mais usam seu assistente em smartphones, e o português brasileiro é o segundo idioma mais popular — o primeiro, claro, é o inglês.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados