Início » Computador » Intel revela laptop com tela dupla inspirado em cadernos de papel

Intel revela laptop com tela dupla inspirado em cadernos de papel

Por
33 semanas atrás

Hoje em dia, uma série de notebooks possui tela sensível a toque, e alguns deles têm suporte a caneta stylus. No entanto, escrever em uma tela LCD ainda é relativamente estranho, se comparado à experiência de lápis e papel.

A Intel apresentou, na feira Computex, um conceito chamado Tiger Rapids que tenta lidar com esse dilema. Ele possui uma tela LCD tradicional, e outra tela e-paper com experiência semelhante a um caderno.

Segundo a PC World, a superfície da tela e-paper é ligeiramente áspera, e cede um pouco à pressão, de forma que usar a stylus dá uma sensação de passar lápis no papel. A Intel realizou diversos testes internos para chegar ao revestimento de tela correto.

Temos também um display tradicional de 7,9 polegadas e resolução Full-HD. Você pode escrever anotações na tela e-paper — que quase não gasta energia — e elas serão salvas no OneNote e convertidas para caracteres.

Graças à dobradiça, é possível escrever no dispositivo como um caderno dobrado. De fato, o objetivo da Intel é recriar a função de um caderno de papel em um “dispositivo altamente móvel”. Ele tem 9,7 mm de espessura quando fechado, e é do tamanho de um Moleskine.

Por dentro, o Tiger Rapids possui uma versão preliminar do processador Kaby Lake Y, SSD e Wi-Fi. Ele é carregado via USB-C, e tem autonomia de 13 a 15 horas.

O problema talvez esteja no modo tradicional de laptop. Você pode usar a tela e-paper como teclado, mas ela não dá feedback físico. E segundo a CNET, a digitação foi um pouco desajeitada porque “é difícil conseguir precisão em uma tela tão pequena”.

A Intel diz que dois designs — um da Asus, outro da Lenovo — se inspiraram no Tiger Rapids. Um deles é o Project Precog, mas ele possui duas telas LCD. O outro é o Yoga Book 2, que usará e-paper em um dos displays.

A Lenovo vai vender o Yoga Book 2 ainda este ano, enquanto a Asus planeja lançar seu projeto em 2019. O Tiger Rapids, por sua vez, permanecerá como um protótipo.

Com informações: PC World, CNET.

Mais sobre: , ,