Hoje em dia, uma série de notebooks possui tela sensível a toque, e alguns deles têm suporte a caneta stylus. No entanto, escrever em uma tela LCD ainda é relativamente estranho, se comparado à experiência de lápis e papel.

A Intel apresentou, na feira Computex, um conceito chamado Tiger Rapids que tenta lidar com esse dilema. Ele possui uma tela LCD tradicional, e outra tela e-paper com experiência semelhante a um caderno.

Segundo a PC World, a superfície da tela e-paper é ligeiramente áspera, e cede um pouco à pressão, de forma que usar a stylus dá uma sensação de passar lápis no papel. A Intel realizou diversos testes internos para chegar ao revestimento de tela correto.

Temos também um display tradicional de 7,9 polegadas e resolução Full-HD. Você pode escrever anotações na tela e-paper — que quase não gasta energia — e elas serão salvas no OneNote e convertidas para caracteres.

Graças à dobradiça, é possível escrever no dispositivo como um caderno dobrado. De fato, o objetivo da Intel é recriar a função de um caderno de papel em um “dispositivo altamente móvel”. Ele tem 9,7 mm de espessura quando fechado, e é do tamanho de um Moleskine.

Por dentro, o Tiger Rapids possui uma versão preliminar do processador Kaby Lake Y, SSD e Wi-Fi. Ele é carregado via USB-C, e tem autonomia de 13 a 15 horas.

O problema talvez esteja no modo tradicional de laptop. Você pode usar a tela e-paper como teclado, mas ela não dá feedback físico. E segundo a CNET, a digitação foi um pouco desajeitada porque “é difícil conseguir precisão em uma tela tão pequena”.

A Intel diz que dois designs — um da Asus, outro da Lenovo — se inspiraram no Tiger Rapids. Um deles é o Project Precog, mas ele possui duas telas LCD. O outro é o Yoga Book 2, que usará e-paper em um dos displays.

A Lenovo vai vender o Yoga Book 2 ainda este ano, enquanto a Asus planeja lançar seu projeto em 2019. O Tiger Rapids, por sua vez, permanecerá como um protótipo.

Com informações: PC World, CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vinícius Jorge

A linha Air dos macbooks ainda vinha com tela HD mesmo lá fora... agora é que foi atualizada

Leonardo Amaral

Nintendo DS é você?

zoiuduu .

lembram do microsoft courier?

Victor Serrão

Exatamente. Eu não tenho mais o menor interesse em escrever à mão. Minhas mãos estão tão adaptadas à digitação que chegam a doer se eu escrevo por muito tempo.

Lord Cheetos

a superfície se gasta também, depois de um tempo a parte do meio fica lisa e as bordas asperas, resumindo uma bosta.

Thalles Ferreira

Agora que eu não consigo mais escrever direito nem 3 linhas inteiras em papel vocês resolvem me fazer largar o teclado?

Paul

Ah... Aí é uma tristeza.
Tela HD com HDD: Muita dor de cabeça. Kkkkkk

hamster

Pois é :(

Outra coisa impossível de achar aqui: notebook com SSD.

Paul

Aqui no Brasil né? Lá fora 4K e 2K meio que já é padrão nos high end.
Até então a telas dos Macbooks eram as MELHORES que tinham, hje, ñ mais.

hamster

Sem querer parecer fanboy, mas os MacBooks já vem com tela retina por padrão há uns 6 anos. É triste ir comprar notebook topo de linha e ainda ver a resolução baixa.

grande_dino_2

Não sei, mas pelo fato de ser ligeiramente áspero, deve desgastar a ponta do stylus.
É o que acontece com os tablets da wacom.
Eles poderiam fazer liso e evitar ter que ficar desgastando e trocando a ponta do stylus, mas argumentam que a textura permite uma experiência melhor. (eu acho que é só desculpa pra vender ponta de stylus superfaturado, mas é só achismo meu mesmo :P)

Eliézer José Lonczynski

Bela iniciativa da Intel fazer esta sondagem com o público.

nice guy

Tá começando a pipocar mais telas FHD em notebooks acessíveis. Daqui uns 10 anos, quem sabe, deve ser o novo padrão do nosso mercado

Djalma

https://uploads.disquscdn.c... Evoluiram os Entourage Edge e Pocket Edge de 2011.Tive o pocket e ainda tenho o entourage encostado.

DeadPull
Temos também um display tradicional de 7,9 polegadas e resolução Full-HD.


Até esse objeto esquisito vem com tela Full HD. Enquanto isso, a maioria dos notebooks normais ainda vêm com tela 1366x768 😒

Exibir mais comentários