O ano de 2018 não tem sido nada bom para o Facebook quando o assunto é a privacidade dos usuários. A rede social tem sido questionada por casos envolvendo a Cambridge Analytica e o compartilhamento de dados pessoais com empresas.

Agora, o Facebook revelou que uma falha fez os posts restritos de 14 milhões de pessoas se tornarem visíveis para qualquer um. O problema ocorreu entre 18 e 27 de maio, e alterou as configurações de privacidade.

Com isso, as publicações ficaram públicas por padrão, mesmo que alguém tivesse definido que somente seus amigos veriam o conteúdo. O problema não afetou o que já havia sido publicado, mas pode ter feito muita gente criar, por engano, posts visíveis para qualquer um.

De acordo com o Facebook, o problema ocorreu por conta da criação de novos recursos que permitem destacar alguns conteúdos no perfil. Essas informações ficarão visíveis para todos, mas em seus testes, a rede social acidentalmente fez os posts públicos se tornarem padrão.

O problema já foi resolvido e as configurações de privacidade voltaram ao que eram antes. O Facebook está notificando os usuários potencialmente afetados por meio de uma notificação. No comunicado, a rede social recomenda uma revisão da visibilidade dos posts publicados no período da falha.

O Facebook diz ter ouvido muitos pedidos de transparência, principalmente, quando as coisas dão errado. Por isso, a rede social deverá realizar mais alertas desse tipo caso sejam descobertos novos problemas de privacidade.

Com informações: Facebook, TechCrunch.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados