No último ano, o governo liberou versões digitais para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e para o título de eleitor. São aplicativos de smartphone que permitem deixar sua carteira um pouco menos cheia (contanto que sua bateria não acabe fácil).

Daqui para a frente, você poderá usar a CNH-e e o e-Título para se identificar no embarque em voos domésticos. Isso já vale para todo o país.

CNH-e

Foi incluso na lista até mesmo o novo DNI (Documento Nacional de Identificação), que traz seus números do CPF e do título de eleitor. Ele está sendo testado com servidores públicos, e deve ser lançado para mais pessoas em julho.

Há uma ressalva para o e-Título: ele precisa conter sua foto, que é obtida quando você faz o cadastro biométrico.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concluiu, após análise técnica, que “os documentos em suporte eletrônico podem ser aceitos” para identificação no embarque. Cabe às empresas aéreas esclarecer quais documentos eletrônicos são aceitos.

Latam, Gol, Avianca e Passaredo atualizaram seus respectivos sites para avisar que já aceitam a CNH-e, e-Título (com foto) e DNI. A Azul, por sua vez, ainda diz que aceita somente a CNH-e.

Vale lembrar que esses documentos digitais são válidos somente para voos domésticos. Se você viajar para o exterior, precisará mostrar o RG ou passaporte, dependendo do destino.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jefferson Davi dos Santos

Uma das melhores coisas que já inventaram. Eu mesmo já saio de casa sem carteira. CNH, CRVL e CARTÃO DE CRÉDITO tudo digital.

Léo Walk

Sem contar que muitas pessoas hoje em dia tem power banks, logo, bateria não é problema...rsrsrsrsrs...

Léo Walk

Pensei a mesma coisa!!!

Eliézer José Lonczynski

Muito útil, odeio ter que ficar catando documento na hora de correr pro embarque, já o smartphone está sempre no bolso.

Josiel Hen

Os dois possuem um problema chave na sua solução, o papel, o esquecimento, no app, a bateria do celular, mas eu ainda prefiro um problema mais fácil de resolver, que é a questão do app. Encontrar um carregador + uma tomada hoje em dia é mais fácil e rápido do que buscar o documento ou pedir para alguém trazer, tanto que nessa de buscar o documento, você desiste e pronto.

E não deixando passar, você disse sobre voo, difícil esquecer o carregador nesse tipo de situação.

Carlin

No fim você esvazia a carteira mais vai lotar o telefone de apps's pequenos!

Gragas

concordo,tipo quando fui no cinema e nessa de "ah é só mostrar o aplicativo",meu celular descarregou e quase tive que pagar a inteira. é interessante,claro,quanto mais opções melhor,mas ainda levo comigo pelo menos um documento im

André Kittler

São aplicativos de smartphone que permitem deixar sua carteira um pouco menos cheia (contanto que sua bateria não acabe fácil).
Eu na ultima viagem, após um atraso no primeiro voo quase descarregar completamente a minha bateria antes da conexão. Aprendi que PAPEL é um grande um invento - extremamente pratico e confiável - e ser "moderninho" e não usar papel é uma baita frescura.