Você costuma enviar “bom dia” para uma pessoa e depois encaminhar a mesma mensagem para outros contatos do WhatsApp? Então eu tenho más notícias para você.

O WhatsApp Beta passou a avisar se uma mensagem é encaminhada. Isso aparece tanto para quem envia, como para quem recebe.

Vale notar que o app não emite nenhum aviso para o autor da mensagem original. Na verdade, ele nem mostra quem é o autor — só exibe o aviso “Encaminhada”. A novidade está na versão 2.18.179.

Segundo o El Androide Libre, esse aviso aparece mesmo para quem não tem o WhatsApp Beta instalado, em plataformas como Android e iOS.

Se você quiser reenviar uma mensagem sem que o WhatsApp coloque o aviso “Encaminhada”, o jeito é copiá-la manualmente, colar e enviar para o destinatário desejado.

Vimos que o WhatsApp estava preparando um aviso “Encaminhada muitas vezes” para combater spam e correntes. Este pode ser o primeiro passo na implementação desse recurso. Claro, só espero que isso não sirva como estímulo para as pessoas repassarem mensagens.

Como é de costume, o WhatsApp está implementando algo que o Telegram já tinha. Quando você reenvia mensagens, o destinatário vê o aviso “Mensagem encaminhada” e o nome do autor original.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bernardete Baronti

O WhatsApp marca "encaminhada", mas não mostra quem encaminhou. Não é?

Rodrigo Caldas
Helder Chaves

Qual o canal do Tecnoblog ?

Bruno Sousa

"embora eu quase nunca o utilize"

Idem hahaha

Daniel R. Pinheiro

Oh, interessante saber que essa outra versão possui chat secreto. Espero um dia contar com ele no Windows (embora eu quase nunca o utilize haha).

Bruno Sousa

"Ah, mas isso é outra questão"

Sim, amigo. Eu estava apenas complementando a sua informação. ☺️👍

O meu ponto é: a criptografia end-to-end do Whatsapp vai até a página 2.

Mais um adendo a fazer: o Telegram possui dois apps para Mac, e um dos apps possui o chat secreto.

https://uploads.disquscdn.c...

Daniel R. Pinheiro

Ah, mas isso é outra questão. Como eu disse acima, eu gostaria que o WhatsApp fosse cloud chat também, mas enquanto existir end-to-end, isso é impossível. A criptografia existe no chat, e o backup é um tipo diferente da utilização do servidor, à parte (é um backup, e chega até ser pior, como você disse, porque as mensagens não tem criptografia).

O que eu quero dizer é: end-to-end não permite que um app seja cloud chat, o WhatsApp precisa tirar isso para que haja sincronia entre dispositivos diferentes...

Bruno Sousa

Ou seja, há um servidor envolvido. A criptografia end-to-end do Whatsapp vira server-client quando apenas uma das partes envolvidas habilita o backup. Pior: backups sem criptografia são enviados para a nuvem.

https://uploads.disquscdn.c...

Daniel R. Pinheiro

Mas não da forma como acontece no Telegram. Fora que a nuvem utilizada para backups é do Google, e como o próprio nome está dizendo, é para backup, e não sincronia de dados/mensagens.

Não há como uma criptografia end-to-end possuir sincronização de dados/mensagens entre dispositivos diferentes utilizando a nuvem para isso.

Bruno Sousa

No fim das contas, suas mensagens também vão para a nuvem com o Whatsapp.

Daniel R. Pinheiro

So? Ainda não entendi onde isso bate com tudo o que eu disse...

Bruno Sousa
Daniel R. Pinheiro

????

Leonardo Feelckins

haha o meu também. acho que todos os veículos de notícia de respeito deveriam usar o telegram (com instant view, claro)

Exibir mais comentários