Para criar seus recursos mais recentes, o Facebook se “inspirou” em diversos serviços. Foi assim com o Snapchat e o Musical.ly, que serviram de base para os vídeos que duram 24 horas e para as dublagens musicais. A nova plataforma na mira da empresa de Mark Zuckerberg é o Twitch, que ganhou um concorrente.

Trata-se do fb.gg, uma área dentro do Facebook que reúne diversos gameplays. O objetivo do Facebook é ajudar os usuários a encontrarem com mais facilidade as principais transmissões de jogos na rede social.

Em uma barra lateral, a plataforma destaca streamers, games e grupos que você já acompanha e mostra as transmissões que seus amigos assistiram recentemente. Também há uma seção para os vídeos que ainda estão ao vivo.

Para incentivar a migração para o fb.gg, o Facebook trouxe alguns streamers populares como MelonieMac, Darkness429 e MissesMae. A rede social também atualizou seu programa de monetização. Conhecido como Level Up, ele deverá se tornar mais atrativo para quem produz conteúdo.

Uma das principais mudanças é a possibilidade de receber gorjetas dos espectadores durante a transmissão por meio da moeda Facebook Stars. A cada estrela recebida pelo streamer, o Facebook paga US$ 0,01. A rede social diz que receberá uma parcela do valor gasto pelos usuários com as estrelas, mas adianta que a maior parte ficará com os donos das páginas.

Haverá também uma opção para os streamers receberem dinheiro com assinaturas mensais de seus fãs. O modelo ainda está em testes e deverá ser expandido nas próximas semanas. Quem quiser participar do programa de monetização do Facebook, precisa ter uma página com ao menos 100 seguidores e quatro horas de transmissão nos últimos 14 dias.

A nova seção mostra o interesse cada vez maior do Facebook de se tornar mais atrativo para o público adolescente. Junto com as dublagens musicais inspiradas no Musical.ly e no Dubsmash, a rede social tenta renovar sua base de usuários.

Com informações: Facebook, Mashable, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wislley Will

De certa forma o facebook está agregando muito serviços mesmo ao redor de si. não sei se isso vai ser bom no futuro...mas por enquanto o lance de streams está dando muito certo !!!

Marcelo Livinalli

Acho Que Vou Começar a Transmitir Live de Call of Duty 4 Online e Chama Todos os 26 Primeiros Usuários Que Aparecerem na Live Para Jogar no Servidor Comigo kkkkk Por Que na Moral, Esses Jogos Que Tem no Facebook de 10 Jogos 2 ou 3 São Mais ou Menos.

Jonathan Oliveira (Game Clube)

Se atingir as metas para fazer parte do progra

Francisco

No livre mercado não é isso que acontece não...

Valdir Casotti

Caralho velho mark parece criança mimada que quer comprar / copiar a internet toda QUERO MUITO QUE ISSO DE ERRADO!

Pereira

Mas aí que tá. A fonte só vai secar quanto o twitch já tiver ido à falência. O facebook tem dinheiro pra esse dumping aí tranquilamente. Aí quando o twitch for à falência, o facebook começa a fechar a torneirinha e fica pior do que o twitch, aí vai começar a choradeira.

Caleb Enyawbruce

Os que eu acompanho que saíram foi simplesmente porque a proposta financeira do Mixer foi maior. Não sei se foi o mesmo caso dos que foram pro Facebook. Então eu no meu restrito mundo dos streamers que eu acompanho (rs) não vi reclamação. Mas como eu disse, é restrito em relação ao grande número dos que estão mudando.

Trovalds

Alguns criadores de conteúdo estão saindo da Twitch.tv reclamando. Mas até agora ninguém falou o motivo explicitamente. Não sei se é medo de retaliação no caso de uma volta atrás ou coisa do tipo. Mas facebook ainda precisa comer muito arroz com feijão pra ter uma plataforma de streaming decente.

Porto Velho

Tão migrando nada, estão sendo pagos pra isso. É só a fonte secar que voltam correndo pra Twitch.

Abraão Caldas

Ai que fica a pergunta, esse streaming dentro do facebook está sendo contabilizado ou não dentro do zero rating?

Arthur Reyx

Parece que isso "resolve" o problema do Facebook não estar mais fazendo sucesso entre os jovens, não é mesmo?

Caleb Enyawbruce

Nem Facebook eu tenho... Os streamers de la vao me desculpar, mas vou ficar só com Twitch e Mixer mesmo (e YT raramente)...

Vitor Freire

Flop, hein! Facebook não manja de vídeos e muito menos de games. ESL/ESEA assinou um contrato com o tio Zuckerberg para transmitir todos os jogos na rede e agora tá impossível de assistir os campeonatos de CS:GO. Não consigo encontrar as páginas que estão streamando, placares, interações do chat... ficou horrível! Facebook é para textão, e não vídeo 😡

Julek

720p em pleno 2018.

Carlin

E todo ecossistema do Facebook conta como ponto positivo pra dar certo! O Facebook já tem os usuários, agora é agregar conteúdo para que eles continuam na rede!

Exibir mais comentários