Início » Telecomunicações » Google ativa seu primeiro cabo submarino no Brasil e prepara mais dois

Google ativa seu primeiro cabo submarino no Brasil e prepara mais dois

Felipe Ventura Por

O Google vem preparando, nos últimos anos, três cabos submarinos que atravessam o litoral do Brasil. O objetivo é melhorar a infraestrutura de internet na América Latina. E o primeiro deles está em operação.

Trata-se do Monet, com 10.556 km de extensão e capacidade de até 64 Tb/s (terabits por segundo). Ele é formado por seis pares de fibra óptica, e teve custo estimado de US$ 400 milhões.

Este cabo submarino conecta Boca Ratón, na Flórida (EUA), às cidades de Fortaleza (CE) e Santos (SP). Ele é gerido por um consórcio que inclui o Google, a Angola Cables e as operadoras Algar Telecom e Antel (Uruguai).

"Uma infraestrutura de rede robusta é essencial para deslanchar o potencial da internet na América Latina, gerando oportunidades de desenvolvimento econômico, social e cultural", diz Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, em comunicado.

Cabos submarinos se tornam cada vez mais necessários à medida que o Google avança em computação na nuvem. Em janeiro, um executivo da empresa disse ao Wall Street Journal que "preferiria não ter que estar no ramo de construção de cabos", mas era a única forma de avançar em cloud computing na Austrália e América do Sul.

Os outros dois cabos submarinos do Google no Brasil devem ser ativados ainda este ano. O Tannat tem 2 mil km de extensão e complementa o Monet, ligando Praia Grande (SP) a Maldonado (Uruguai). Sua capacidade é estimada em 90 Tb/s.

Por sua vez, o Júnior vai ligar a cidade do Rio de Janeiro à Praia Grande. Ele servirá para transmitir apenas dados do Google, atingindo velocidades de até 13 Tb/s.

Mapa dos cabos submarinos no Brasil elaborado pela TeleGeography

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

navossoc
Eles (acima) provavelmente hahahahahahah
Lairton Gomes
na venezuela já é assim
Carl Segão
Isso porque os satélites São uma farsa !!Explica isso pro meu GPS!Terra plana !!! Mais uma prova !!!pesquisem!Hum. Não. Você é idiota.
Carl Segão
Nossa, a terra não é um globo e está cheio de satélites orbitando pelo espaço?Sim.Então pra quê gastar dinheiro passando cabo subimarinoatravessando o atlântico?Redundância. Largura de banda. Baixa latência.Isto só prova a terra plana, cambada de picaretas!A Terra não tem vários carros andando por aí? Pra que então ônibus? Trens? Aviões? Então carros não existem?
Carl Segão
Isso porque os satélites São uma farsa !!Fale isso para os usuários de GPS e telefones Iridium. KKKTerra plana !!! Mais uma prova !!!pesquisem!Pesquisei. A única conclusão que cheguei é que você precisa ir pra escola, e estudar, pra não zerar o ENEM de novo este ano. Fica a dica.
Sal Pereira
O governador do estado do ceará também fez um iveinvestime dese o do Google será concluído o do estado do ceará e duvidoso
@Sckillfer
https://uploads.disquscdn.c...
Lucas Carvalho
no próprio site deles eles usam expressões como "Sobre o Google", "O trabalho no Google", "Primeira semana dos estagiários do Google"
Almirante Golfinho
Mas é... A maioria dos cabo submarinos passa por aqui, eu sei que a GVT tinha rota saindo direto daqui pra lá nos backbones, mas na VELOX saia daqui até SP e depois ia pra lá... Ridículo...
Pereira
Não precisa chamar o cara de retardado* também, né. Que exagero! (*eu sei!)
Pereira
O triste vai ser quando, em uma embalagem de ovo, você encontrar escrito: não contém ovo.
Alberto Prado
consumidor.org.brMuito melhor que abrir chamado na Anatel.Comigo resolveu 100% das minha demandas.
Alberto Prado
Muito bom isso! Mas pra vc ainda tinha melhora mais. Eu aqui em MT já cheguei a conseguir 120 quando era cliente GVT (a verdadeira). Talvez seja questão de rota.
Flavio Everton
Época do Speedy kkkkkkkk nunca esqueço!
Meninão Bobo
o problema no Brasil é que a infra terrestre vai continuar a mesma coisa, fibra otica só nas grandes metropolis, eu moro em SP capital, tive vivo fibra e agora tenho live TIM ambos fibra, outro mundo... Mas no interior na casa dos meus pais, cidade com 150 mil habitantes pagamos 10 mb para Speedy e recebemos 6 mb kkkkkk upload acho que 1 mb... imagina agora no interiorzão do pais... cidades menores em estados mais pobre?Infra o pais precisa de infra....
doorspaulo
Mas aí seria o conglomerado Alphabet
johndoe1981
Vamos ver se meu ping pra jogar Counter-Strike em servidores do leste dos EUA vai diminuir agora.
johndoe1981
nobody cares
Lucas Carvalho
Pode ser O conglomerado Google.
Caleb Enyawbruce
Mds, who cares?
ochateador
Frequência de celular tudo bem, mas por cabo o máximo de impeditivo é a capacidade do poste.
S Y N T H W A V E + L O V E R
Meu autismo está batendo forte, e não estou entendendo se os comentários aqui estão sendo irônicos, sarcásticos.
Almirante Golfinho
Aqui em fortaleza jogo com o leste dos EUA com ping de 80ms há mt tempo... E minha net não é fibra
Lucas Santos
Se lessem algo não roubariam fios. Roubariam outras coisas...
Pedro GuruKleff Ramos
Felipe no seu texto em questão, "O Google" se refere exclusivamente ao site da empresa. A empresa que está montando a infraestrutura, é A Google (A ((empresa)) Google.
Manoel F Mello
não a unica opção que sobra e o mar ainda não foi poluído o suficiente e o imposto pra esta infraestrutura pelo mar è bem mais em conta se duvidar não existe imposto;kkkkkk
Manoel F Mello
a melhor resposta sera a minha o espaço ja esta poluido demais por satelite entao vamos continuar poluido o Mar com cabos depois que outras tecnologia onde o imposto è bem mais barato ou quem sabe ainda nao existe imposto pra isso..
navossoc
Ultimamente é difícil saber hahahah
navossoc
Na realidade, seguindo a legislação brasileira vem escrito assim: Não contém ovo hahaha
Zanac_Compile
Resposta é simples e sucinta.RETARDOO atraso por meio cabeado é muito menor que o atraso por satélite.Quando se usa satélites de baixa órbita que diminui o retardo, por outro lado, demanda de dezenas, centenas de satélites para cobrir grandes áreas, e encarece igual, necessita manutenção, tem vida útil e tudo mais...Enfim... tu acha que essas empresas tudo não se dariam conta caso satélite fosse melhor... heheheh
João
O ping dos satélites é um cocô.
João
Devia estar escrito "quem roubar é viadão".
Creeper_Mod Android
Faltou o sonyxta e caixixta
Tiago Tato
O que a Anatel poderia fazer pelo Brasil é ser fechada.
Tiago Tato
Tá cheio de satélites tambem...A diferença é que a velocidade por satélite é muito inferior a por cabos.Quanto a terra ser plana... Bem, recomendo que pare de usar drogas.
@Sckillfer
WIFI É UMA FARSA, SE NÃO POR QUE AINDA EXISTE ETHERNET?
@Sckillfer
O Brasil tem um projeto similar ao Loon (da Google) que usa balões, mas conectados ao solo (podendo assim transmitir energia e fibra), já teve o projeto de usar 450 MHz para LTE em longa distância... Mas de nada adianta se as operadoras necessárias para operar não tem o mínimo interesse e a Telebras não pode ressurgir.
@Sckillfer
Devia vir escrito nos cabos: fibra ótica, não contém metal, fibra ótica, não contém metal, fibra ótica, não contém metal...
@Sckillfer
Se o wifi existe por que ainda existe ethernet?
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Acho que o cara está sendo sarcástico, assim espero.
Arthur Reyx
Cara, não viaja. Há anos que o homem conseguiu provar que a terra é na verdade no formato de um enorme pãozinho de domingo.
mateuslira
Eu torço muito pra q vc esteja sendo irônico
Fabiano willian
Não humilha o cara não.
Wellington Gabriel de Borba
Cara, eu to falando de frequências. Não existe a menor possibilidade de existirem em cada lugar 10 operadoras com rede própria porque não existe frequência para todo mundo, a menos que elas sobreponham ao sinal da outra. Mas e aí, quem é que vai dar conta de usar? Ninguém, ligação não funciona, SMS não funciona, internet, porque uma faz interferência no sinal da outra. A lei e a burocracia podem mudar, melhorar o quanto que for, mas elas jamais vão mudar uma outra lei da física que diz que dois corpos não ocupam o mesmo espaço e isso vale para frequência de rádio.
Ed. Blake
Espaço tem, não tem é interesse de investir num país desse tamanho com tanta burocracia e juridiquês.Sem falar dos "cafezinhos" que você tem que pagar por fora pra ter algum projeto andando nesse país. Pra você rir, tem que fazer muita gente rir primeiro.
Ed. Blake
Você pode buscar pelo nome deles, que está na imagem.
💀GHOC💀
Simples, Anatel é igual sindicato, trabalha ao contrário do que deveria
Trovalds
Nego rouba cabo de fibra ótica pensando que é cobre. Quando vai descascar se decepciona.
José Alcides Silva Filho
Não sei se você está sendo irônico, vou responder como não sendo. 1. É que fibra ótica é muito superior em transmissão de dados, mas muito mesmo, ponto para ela. 2. Provavelvemente o custo de operação também seja mais viável. Agora se a terra é redonda ou plana, cada um com sua sabedoria que descubra.
Cesar Oliveira
Espionagem Snowden
Claudionor Marques Pimentel
Nossa, a terra não é um globo e está cheio de satélites orbitando pelo espaço?Então pra quê gastar dinheiro passando cabo subimarinoatravessando o atlântico? Isto só prova a terra plana, cambada de picaretas!
Claudionor Marques Pimentel
Isto mesmo
Joao
Você aponta uma antena pro Céu pra poder assistir TV por satélite pra quê criatura? Rádio é mais lento que cabos, por isso existem cabos submarinos sua anta. Fora que satélite só envia dinal, não recebe.
Jhon Wesley
Isso porque os satélites São uma farsa !!Terra plana !!! Mais uma prova !!!pesquisem!
Pex
Mas é aí? Já melhorou o ping?
Daniel
Se fosse de cobre já ia ter gente querendo roubar!
Ketim Nunkantim
Na verdade o cabo submarino ligado à rede de comunicação existente no País aos países do mundo praticamente instantaneia (instantaniza) a informação.É o 'Uau' da parada.Liga tudo a todos.Acaba com aquela demorinha dos repórteres de televisão com os estúdios, acho.
raphaela1
Redistribui sinal de celular nos lugares mais remotos
evefavretto
Até não significa que estão usando, nem estão configurados até essa capacidade no momento, e muitas vezes aparecem upgrades que permitem atualizar eles além dessas capacidades.Se não me engano o AMX-1 tem capacidade máxima de mais de 50Tb/s, mas não estão usando nem perto disso.
Tharlley Marinho
o que segnifica esses baloes
Jordan Pablo
Olhei agora e a maioria esta sobre o MA😳 já fotografei um aqui em Palmas ano passado
André G
O problema na verdade é a forma como fiscalizam.Se você tem uma operadora móvel e em um dos sites(site é o nome dado ao ponto com antenas) está com muita queda de chamadas, você acaba sendo multado por isso. Aí o que você faz? Desativa o site naquela região, assim as quedas param.Muitas quedas de sinal acontecem geralmente em rodovias, então não vale a pena para a operadora colocar alguns sites próximos das rodovias a menos que toda a rodovia tenha cobertura, pois se você coloca apenas um site, haverão muitas quedas.
Wellington Gabriel de Borba
Essas outras operadoras sao operadoras virtuais. De verdade, com estrutura própria só da para existir essas pq não tem espaço para mais.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Já tem balões do google por aí e você nem percebeu... https://uploads.disquscdn.c...
André G
No Brasil tem apenas 4 operadoras com estrutura em todo o país, mas existem várias outras operadoras como a Porto Seguro e Correios que usam a base das outras operadoras para operarem, igual muitas operadoras de outros países fazem. A Vodafone e Project Fi (Operadora da Google) são operadoras que não tem uma grande estrutura, eles basicamente usam a rede das outras operadoras e isso se repete nos outros países. Pode ter 20 operadoras em certos países, mas talvez o número de operadoras com antenas espalhadas pelo país seja o mesmo que daqui do Brasil.
Wellington Gabriel de Borba
Do Monet, mas é dos outros cabos que ligam o Brasil?
André G
Potência?Na matéria fala que ele tem capacidade de transmissão de até 64 Tb/s.Talvez isso responda a sua pergunta.
Jefferson Rodrigues
O problema da ANATEL, na minha opinião, é a falta de fiscalização. Só isso.
Wellington Gabriel de Borba
Queria saber qual é a potencia de cada um desses cabos.
Wellington Gabriel de Borba
As pessoas falam, falam, falam da Anatel, mas ninguém explica definitivamente o que ela está fazendo de errado ou que deveria fazer certo.Já vi, por exemplo, gente dizendo a Anatel rouba só porque tem sempre 4 operadoras e não 20, como se operadora não usasse uma coisa que não tem pra todo mundo, espectro.
Eduardo
Será que um dia conseguirão implantar aqueles projetos de internet usando balões mesmo com a Anatel que irá fazer de tudo contra isso?
Fabio Telis Sobral
Tudo por energon. Onde o esse mundo quer chegar?!