O Google vem preparando, nos últimos anos, três cabos submarinos que atravessam o litoral do Brasil. O objetivo é melhorar a infraestrutura de internet na América Latina. E o primeiro deles está em operação.

Trata-se do Monet, com 10.556 km de extensão e capacidade de até 64 Tb/s (terabits por segundo). Ele é formado por seis pares de fibra óptica, e teve custo estimado de US$ 400 milhões.

Este cabo submarino conecta Boca Ratón, na Flórida (EUA), às cidades de Fortaleza (CE) e Santos (SP). Ele é gerido por um consórcio que inclui o Google, a Angola Cables e as operadoras Algar Telecom e Antel (Uruguai).

“Uma infraestrutura de rede robusta é essencial para deslanchar o potencial da internet na América Latina, gerando oportunidades de desenvolvimento econômico, social e cultural”, diz Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, em comunicado.

Cabos submarinos se tornam cada vez mais necessários à medida que o Google avança em computação na nuvem. Em janeiro, um executivo da empresa disse ao Wall Street Journal que “preferiria não ter que estar no ramo de construção de cabos”, mas era a única forma de avançar em cloud computing na Austrália e América do Sul.

Os outros dois cabos submarinos do Google no Brasil devem ser ativados ainda este ano. O Tannat tem 2 mil km de extensão e complementa o Monet, ligando Praia Grande (SP) a Maldonado (Uruguai). Sua capacidade é estimada em 90 Tb/s.

Por sua vez, o Júnior vai ligar a cidade do Rio de Janeiro à Praia Grande. Ele servirá para transmitir apenas dados do Google, atingindo velocidades de até 13 Tb/s.

Mapa dos cabos submarinos no Brasil elaborado pela TeleGeography

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

navossoc

Eles (acima) provavelmente hahahahahahah

Lairton Gomes

na venezuela já é assim

Carl Segão

Isso porque os satélites São uma farsa !!

Explica isso pro meu GPS!

Terra plana !!! Mais uma prova !!!pesquisem!

Hum. Não. Você é idiota.

Carl Segão

Nossa, a terra não é um globo e está cheio de satélites orbitando pelo espaço?

Sim.

Então pra quê gastar dinheiro passando cabo subimarinoatravessando o atlântico?

Redundância. Largura de banda. Baixa latência.

Isto só prova a terra plana, cambada de picaretas!

A Terra não tem vários carros andando por aí? Pra que então ônibus? Trens? Aviões? Então carros não existem?

Carl Segão

Isso porque os satélites São uma farsa !!

Fale isso para os usuários de GPS e telefones Iridium. KKK

Terra plana !!! Mais uma prova !!!pesquisem!

Pesquisei. A única conclusão que cheguei é que você precisa ir pra escola, e estudar, pra não zerar o ENEM de novo este ano. Fica a dica.

Sal Pereira

O governador do estado do ceará também fez um iveinvestime dese o do Google será concluído o do estado do ceará e duvidoso

@Sckillfer
Lucas Carvalho

no próprio site deles eles usam expressões como "Sobre o Google", "O trabalho no Google", "Primeira semana dos estagiários do Google"

Almirante Golfinho

Mas é... A maioria dos cabo submarinos passa por aqui, eu sei que a GVT tinha rota saindo direto daqui pra lá nos backbones, mas na VELOX saia daqui até SP e depois ia pra lá... Ridículo...

Pereira

Não precisa chamar o cara de retardado* também, né. Que exagero! (*eu sei!)

Pereira

O triste vai ser quando, em uma embalagem de ovo, você encontrar escrito: não contém ovo.

Alberto Prado

consumidor.org.br
Muito melhor que abrir chamado na Anatel.
Comigo resolveu 100% das minha demandas.

Alberto Prado

Muito bom isso! Mas pra vc ainda tinha melhora mais. Eu aqui em MT já cheguei a conseguir 120 quando era cliente GVT (a verdadeira). Talvez seja questão de rota.

Flavio Everton

Época do Speedy kkkkkkkk nunca esqueço!

Meninão Bobo

o problema no Brasil é que a infra terrestre vai continuar a mesma coisa, fibra otica só nas grandes metropolis, eu moro em SP capital, tive vivo fibra e agora tenho live TIM ambos fibra, outro mundo... Mas no interior na casa dos meus pais, cidade com 150 mil habitantes pagamos 10 mb para Speedy e recebemos 6 mb kkkkkk upload acho que 1 mb... imagina agora no interiorzão do pais... cidades menores em estados mais pobre?

Infra o pais precisa de infra....

Exibir mais comentários