Início » Carros » Tesla vai começar a liberar recursos de direção autônoma completa

Tesla vai começar a liberar recursos de direção autônoma completa

Por
26 semanas atrás

A próxima atualização de software dos carros da Tesla será lançada em agosto e terá uma novidade especial: a montadora de Elon Musk vai liberar no Autopilot os primeiros recursos de direção autônoma completa, em que o humano não precisa intervir no volante.

Os veículos atuais da Tesla já saem de fábrica com hardware para permitir a autonomia completa, no nível 5, que dispensa a necessidade de um motorista. Eles possuem sensores ultrassônicos para detectar objetos, oito câmeras que capturam imagens com alcance de até 250 metros e um radar para identificar carros à frente mesmo com forte chuva ou neblina.

Apesar de o hardware estar disponível em todos os carros da Tesla, ele só entra em funcionamento se o proprietário pagou por isso. Há dois pacotes de direção autônoma: o Enhanced Autopilot, que auxilia o motorista, ajustando a velocidade do carro de acordo com o tráfego na pista, por exemplo; e o Full Self Driving Capability, que será o foco da versão 9.0 do software da Tesla. Juntos, eles custam até US$ 10 mil a mais.

Musk não deixou claro quais recursos de autonomia completa serão liberados primeiro, nem de que forma eles estarão disponíveis para os proprietários. No site oficial, a Tesla informa que “a funcionalidade depende de validação extensa de software e da aprovação regulatória, que pode variar bastante dependendo da jurisdição”.

Esta será a primeira grande atualização de software dos carros da Tesla em dois anos. A última foi em 2016, com a versão 8.0, que trouxe melhorias no Autopilot e mudanças na interface de usuário.

Com informações: Electrek

Mais sobre: ,