Como reativar a conta do Instagram desativada temporariamente

Tutorial mostra como recuperar uma conta do Instagram que foi desativada temporariamente por você ou pela rede social

Lupa Charleaux Lucas Lima
Por e
Ilustração mostra uma chave seletora ativa com o símbolo do Instagram
Saiba o passo a passo para conseguir reativar uma conta desativada do Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Uma conta do Instagram desativada é uma conta que foi desabilitada pelo próprio usuário ou, em certas situações, pela rede social após o proprietário violar os termos da plataforma. Em ambos os casos, o Instagram permite recuperar a conta que foi desativada temporariamente.

Quando o dono da conta do Instagram escolhe desativar a conta para dar uma pausa, basta fazer o login na rede social para reativar a conta.

Por outro lado, quando a conta é desativada pelo próprio Instagram, pode ser necessário entrar em contato com a rede social para recuperar a conta. Essa suspensão ocorre quando o usuário viola as Diretrizes da Comunidade do Instagram.

A seguir, veja como reativar uma conta do Instagram desativada temporariamente:

Como reativar a conta do Instagram desativada por você

Se você desativou a sua conta do Instagram temporariamente e pretende retornar a rede social de fotos e vídeos, basta seguir os passos abaixo:

1. Abra o app do Instagram no celular

Abra o aplicativo do Instagram no iPhone ou no celular Android para reativar a conta do Instagram desativada temporariamente por você. Se necessário, toque em “Fazer Login”.

Captura de tela do aplicativo Instagram mostra a tela de login

2. Insira seu nome de usuário do Instagram ou e-mail

Preencha o primeiro campo com o número de celular, nome de usuário ou e-mail cadastrado na conta desativada no Instagram.

Captura de tela do aplicativo Instagram usa uma seta vermelha para indicar onde inserir o nome de usuário ou e-mail

3. Insira a sua senha para recuperar a conta desativada do Instagram

Coloque sua senha para continuar o processo de reativar a conta do Instagram. Se você não lembrar a senha da rede social, toque na opção “Esqueceu a Senha” (no iPhone) ou “Obtenha ajuda para entrar” (no Android) e siga as instruções da tela.

Captura de tela do aplicativo Instagram usa uma seta vermelha para indicar onde inserir a senha

4. Toque em “Entrar” para reativar a conta do Instagram

Após inserir o nome de usuário e a senha, toque no botão azul “Entrar” para reativar a conta do Instagram. Caso tenha ficado muito tempo longe da rede social, será necessário aceitar os Termos de Uso e/ou verificar o número do seu celular para concluir.

Captura de tela do aplicativo Instagram usa uma seta vermelha para indicar o botão "Entrar"

Como recuperar uma conta desativada pelo Instagram

Caso a sua conta do Instagram tenha sido desativada pela própria rede social por violar as Diretrizes da Comunidade, você pode pedir a revisão da suspensão. Siga os passos a seguir para recuperar o acesso ao seu perfil:

1. Acesse o formulário de contato do Instagram

Acesse o formulário de contato do Instagram (help.instagram.com/contact/606967319425038) pelo navegador do celular, tablet ou computador.

Captura de tela do navegador mostra a tela para solicitar a reativação da conta do Instagram

2. Preencha o formulário de contato com suas informações pessoais

Informe seu nome completo, seu e-mail cadastrado na conta do Instagram, seu nome de usuário e o número do seu celular.

Captura de tela do navegador mostra os campos que devem ser preenchidos ao solicitar a reativação da conta do Instagram

3. Solicite recuperar a conta desativada do Instagram

No último campo do formulário de contato, escreva um texto explicando que sua conta do Instagram foi desativada e que você acredita que houve um engano. Use um tom amigável e evite uma linguagem agressiva na solicitação. Por fim, clique no botão azul “Enviar” para concluir.

Uma notificação do Instagram será enviada para os seus meios de contato quando você estiver autorizado a retornar à plataforma. Importante dizer que o tempo de resposta da rede social pode variar de acordo com cada caso.

Captura de tela do navegador mostra os campos que devem ser preenchidos ao solicitar a reativação da conta do Instagram

Por que minha conta do Instagram foi desativada temporariamente?

Uma conta pode ser desativada temporariamente se violar as Diretrizes da Comunidade do Instagram. Nesse caso, ao realizar o login, você verá a mensagem “Sua conta foi desativada por violar nossos termos”.

Vale dizer que, antes de desativar temporariamente, o Instagram pode impedir de seguir contas e restringir alguns recursos se você tiver infringido as regras. Caso o seu comportamento não mude, a rede social pode bloquear a conta permanentemente.

O Instagram também bloqueia a conta temporariamente em casos de atividades suspeitas. Por exemplo, seguir ou deixar de seguir vários perfis em um curto espaço de tempo. Essa é uma ação para proteger uma possível conta invadida ou suspeita de falsificação de identidade.

Tem como recuperar uma conta do Instagram que foi invadida?

Depende. É preciso agir rápido para recuperar um Instagram hackeado antes que o invasor altere o seu e-mail e outros dados de acesso à sua conta. Também é possível recorrer ao suporte do Instagram para que a conta seja analisada e você recupere o acesso. Contudo, se o criminoso apagar sua conta, não há muito o que se fazer.

Tem problema manter a conta do Instagram desativada?

Não há prazo limite para reativar a conta. Você pode desativar o Instagram temporariamente e se afastar o tempo que for necessário da rede social. Entretanto, o perfil pode perder engajamento após um longo período sem atividades.

Dá para reativar uma conta do Instagram que foi excluída?

Depende. Você consegue reativar uma conta do Instagram em até 30 dias após ela ser excluída. Depois desse período, é necessário criar outra conta do Instagram com o antigo nome de usuário, se ele não for adotado por outra pessoa.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados