Programa com prazo de validade?
Programa com prazo de validade?

O popular programa de VoIP pode estar com seus dias contados, de acordo com o eBay que comprou o Skype em 2005 por 2,6 bilhões de dólares. Os inventores do serviço, Niklas Zennstrom e Janus Friis, venderam quase tudo na época. Mas parte do código usado na espinha dorsal da tecnologia de VoIP através de P2P criada por eles ainda é de propriedade dos dois, ela não foi vendida junto com as logomarcas e o programa. E é nessa parte que acontece a disputa.

Desde a compra, o eBay licenciou o uso dessa tecnologia através da Joltid, empresa criada por Niklas e Janus, para que o Skype pudesse funcionar. Só que a dupla agora ameaça revogar o uso da licença porque o eBay não licenciou para distribuição todas as partes do código que usa no Skype. E como eles planejam abrir o programa no futuro, a dupla acha que eles deveriam pagar pela devida licença. Por isso, a empresa de leilões online está batalhando na justiça britânica para poder continuar usando a tecnologia enquanto, ao mesmo tempo, tenta desenvolver uma alternativa viável à ela, mas que, segundo o próprio CEO John Donahoe, seria difícil de implementar e provavelmente não funcionaria totalmente com versões anteriores.

O serviço tem atualmente mais de 480 milhões de pessoas cadastradas ao redor do mundo, sendo 40 milhões deles usuários ativos diariamente. Segundo uma pesquisa realizada pela TeleGeography, mais de 8% de todo o tráfego de VoIP da internet são gerados por usuários Skype. E a ameaça não atinge apenas a base de clientes do programa. Se o acordo não for fechado, vários gadgets perderiam a habilidade de fazer chamadas VoIP, que acontece unicamente através de versões móveis do programa. São aparelhos como o PSP, celulares Nokia e até mesmo o iPhone. [Slashdot / Bloomberg]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados