Você talvez esteja acostumado com a interface do Office, que reúne diversos comandos no “ribbon”, mas ela pode ser intimidadora para quem está começando. Para quebrar essa barreira de entrada, a Microsoft vai simplificar a interface do Word, Excel, PowerPoint e Outlook.

“Os clientes amam o poder do Office, mas eles não precisam de todo recurso ao mesmo tempo”, explica Jared Spataro, da Microsoft. Por isso, a empresa prepara uma opção de ribbon simplificado.

Basicamente, a barra superior condensa opções semelhantes (como desfazer/refazer, recortar/copiar/colar) em apenas um botão; reduz o tamanho dos ícones; e guarda opções menos usadas em um menu secundário.

A Microsoft sabe que muitos usuários memorizam os comandos do Office, e que mudar ícones de lugar pode ser inconveniente. Por isso, ela deixa claro que “os usuários sempre poderão reverter para o ribbon clássico com um clique”.

Essa nova experiência será lançada inicialmente no Word Online a partir desta quarta-feira (13). Nas imagens abaixo, você pode comparar como ficam o ribbon tradicional e o simplificado:

Então, em julho, alguns usuários no programa Office Insider receberão o redesign no Outlook para Windows. A interface ficará assim:

O Office também está adotando o Fluent Design, com transições mais suaves e efeitos translúcidos em alguns botões. Além disso, os ícones foram atualizados com novas cores, para aumentar o contraste; e agora são renderizados como gráficos escaláveis para ficarem nítidos em qualquer tamanho de tela.

Este é um histórico dos ícones do Office:

Por fim, teremos uma nova experiência de busca no Office. Ao clicar na caixa de pesquisa, você terá recomendações oferecidas através de inteligência artificial, incluindo contatos e eventos futuros. Isso está disponível para clientes comerciais no Office.com, SharePoint Online e app do Outlook para smartphones.

A Microsoft promete monitorar o uso e o feedback de perto à medida que distribui essas mudanças, para não irritar quem já está acostumado com versões antigas do Office. O que você achou?

Com informações: Microsoft, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eliézer José Lonczynski

Saquei

Paulão da Regulagem

Uso a 2007 até hoje. Possuo o arquivo e o código de ativação. Para um usuário médio (eu) eh plenamente suficiente..

Neu

O que eu achei? Não esperava um movimento inteligente como este da Microsoft até pelo menos o Office 2030. As ferramentas são muito poderosas, o único problema na minha opinião, além do jeito Microsoft de ser, sempre foi a interface.. Legal ver melhorias neste sentido

Matheus Siqueira Moreno

Quando comecei a usar o Pages da Apple, não conseguia me acostumar a barra lateral e a falta de acesso rápido as funções. Após algum tempo, notei que minha produtividade aumentou. Acho bem válido o OFFICE ficar mais clean também.

SiouxBR

Também uso até hoje o 2013. Usei a versão 2016 por uns dias para testar e não vi vantagem nenhuma no upgrade.

Eduardo Spaki

realmente, nao consigo pensar em um substituto... salve o edit

Eduardo Spaki

para mim, o editor de texto do google docs é melhor que o word online... a separação de paginas do office 365 online, simplesmente não funciona e só gera confusão!
alem disso, quando vc quer um pdf, vc tem que clicar em exportar>pdf>download... nao rolava um exportar>pdf somente?

SiouxBR

Difícil vai ser achar um disquete de verdade para mostrar...

JK

Nada ver, é opcional e usuário avançado usa muito pouco o mouse para preparar trabalhos. reduzir interface é evolução, eu quero aumento no espaço produtivo.

pedrowillyam

Pra mim foi o contrário, tá cada vez mais difícil conseguir um link pra piratear o Office, toda vez que eu baixo, ou o antivírus da Microsoft acusa e não me deixa instalar e exclui o aplicativo de ativação ou o próprio navegador exclui o arquivo de instalação do Office por ele mesmo (Chrome, Firefox, etc.). Parece um complô, só não vou assinar porque tô sem condições no momento, daí instalei LibreOffice e tá dando pra eu me virar com ele por enquanto, mas quando puder, quero assinar.

pedrowillyam

Eu errei, confundi com algum outro aplicativo que trocou o disquete pela nuvem.

Doug

Esse aí é chatóla demais. Releve

Doug

Muito bom.

DumbSloth87

"No futuro"? Pode fazer agora com qualquer menor de idade!

kadu

Quem sabe daqui a uns anos...
... Quando o cartão SD estiver ultrapassado.

Exibir mais comentários