A TIM anunciou a ativação da rede 4G em 700 MHz em mais três capitais brasileiras: Curitiba, Goiânia e Rio de Janeiro. Agora, a operadora soma 1.008 cidades com essa frequência, que aumenta sua capacidade e permite melhor cobertura.

Além disso, a TIM oferece 4G nas frequências de 1.800 MHz (banda 3) e 2.600 MHz (banda 7). No total, são 3.125 municípios com 4G.

A Vivo também já opera com 4G de 700 MHz em Curitiba, Goiânia e Rio de Janeiro, enquanto a Claro anunciou a cobertura apenas no Rio de Janeiro. A Oi ficou de fora no leilão da frequência e opera apenas com 2.600 MHz e, em menor volume, com 1.800 MHz.

Os 700 MHz (banda 28) trazem uma vantagem estratégica: as frequências mais baixas permitem maior penetração de sinal, o que melhora a cobertura em ambientes internos e permite atingir maiores áreas com menos antenas. Dessa forma, a operadora pode entregar melhor experiência ao usuário.

Para usar a rede de 700 MHz, é necessário ter um dispositivo compatível com a banda 28. A TIM informa que todos os aparelhos do seu portfólio atual são compatíveis com a frequência.

O processo de expansão de cobertura de 700 MHz é mais complicado, uma vez que requer o desligamento da TV analógica e adaptações das emissoras de TV para evitar interferência. As cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre devem ser liberadas em breve para as operadoras utilizarem a frequência.

Atualizado em 14/06/2018

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados