A TIM anunciou a ativação da rede 4G em 700 MHz em mais três capitais brasileiras: Curitiba, Goiânia e Rio de Janeiro. Agora, a operadora soma 1.008 cidades com essa frequência, que aumenta sua capacidade e permite melhor cobertura.

Além disso, a TIM oferece 4G nas frequências de 1.800 MHz (banda 3) e 2.600 MHz (banda 7). No total, são 3.125 municípios com 4G.

A Vivo também já opera com 4G de 700 MHz em Curitiba, Goiânia e Rio de Janeiro, enquanto a Claro anunciou a cobertura apenas no Rio de Janeiro. A Oi ficou de fora no leilão da frequência e opera apenas com 2.600 MHz e, em menor volume, com 1.800 MHz.

Os 700 MHz (banda 28) trazem uma vantagem estratégica: as frequências mais baixas permitem maior penetração de sinal, o que melhora a cobertura em ambientes internos e permite atingir maiores áreas com menos antenas. Dessa forma, a operadora pode entregar melhor experiência ao usuário.

Para usar a rede de 700 MHz, é necessário ter um dispositivo compatível com a banda 28. A TIM informa que todos os aparelhos do seu portfólio atual são compatíveis com a frequência.

O processo de expansão de cobertura de 700 MHz é mais complicado, uma vez que requer o desligamento da TV analógica e adaptações das emissoras de TV para evitar interferência. As cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre devem ser liberadas em breve para as operadoras utilizarem a frequência.

Atualizado em 14/06/2018

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vitodroid

Redmi Note 4X

Neu

Nossa que fanboyzinho.. tsc tsc tsc.. ai qual é o seu Xiaomi? :p

Wilde(r)

meu celular chines, não vai fazer nada com essa noticia

Thiago Oliveira Santos

Aqui no interior de minas também acontece dos 700 MHz ser mais lento, daí meu celular pula pra 1800 MHz banda 3 e bate 25 Megas.

Vitor

O que observei é uma "ligeira" lentidão quando meu celular está conectado no 4G da TIM em 700Mhz, quando é área mais central que tem a frequência de 2,6ghz com sinal alto a internet é uma bala, mas no bairro que eu moro (residencial) a maior parte da cobertura indoor está sendo realizada com o 700mhz, o sinal é mais forte porém a internet é mais lenta.

Sim, meu celular suporta carrier aggregation mas parece que a Tim não está usando isso, pra ligações com LTE o smartphone rapidamente sincroniza em 700mhz, se estiver disponível.

No final o carrier aggregation é uma forma da Tim usar as 3 bandas para colocar mais clientes no 4G, sorte que ninguém descobriu (ainda) o recurso de ligação via 4G.

João Paulo Alencar

Essa informação eu já acompanho. O que eu gostaria é mais detalhado.

Por exemplo: na planilha diz que Vilhena/RO (onde eu moro) e Ji-Paraná/RO (onde meus pais moram) já usam a banda 28.

A Tim usa a banda 28 em Vilhena, mas em Ji-Paraná ainda não usava da última vez que fui lá.

A Claro em Vilhena também não usa banda 28.

Felipe Silva

Legal que alem da banda também mostra a largura dela, algo que não tem sem root nos outros celulares (pelo menos eu não vi ainda).

Estranho a B7 tá operando com só 10 MHz.

Wellington Gabriel de Borba

https://uploads.disquscdn.c... Agora sim, em 700MHz, estou em casa.

Wellington Gabriel de Borba

Em Goiânia até que Tim funciona, mas vai pro interior e querer usar o celular pra algo alem de SMS e voz.

Wellington Gabriel de Borba

O Network Cell funciona normalmente.

Wellington Gabriel de Borba

https://uploads.disquscdn.c... Tá aaaq em banda 7 (2600MHz). Mas agora estou no trabalho e o sinal já teve mais forte. Vou tentar depois.

Macgyver Freitas

A mensao ao LTE-A existe, mas n é um recurso em si, mas um nome pra generalizar que além do LTE padrão, ainda tem um ou mais adicionais q citei acima. Mas a tecnologia ainda é o LTE. Não tem mensao ao nome 4g+ no 3gpp, q é quem padroniza essas paradas, mas entendo q dá pra substituir por 4g+ pra ter o mesmo propósito, só q independente de ser LTE-A ou 4g+, n específica se tem suporte só ao CA, ou CA+256QAM, ou CA+256QAM+MIMO, por isso considero só um nome pra ficar bonito

Bruno Costa

Perdão desaponta-los meus amigos, mas a notícia nada tem a ver com 4G normal. Esse é o 4G + / 4G PLUS. Em uma frequência bem menor que o 4G "NORMAL" atual.
iPhones 5, 5c e 5s não são compatíveis com o 4G de 700mhz

Highlander

4G+ não é invenção das operadoras daqui tanto é que há um nome que é usado em inglês LTE-A (LTE-Advanced).

Éder Paixão

Isto ai é Facil, quero ver é Instalar uma antena de Qualidade na região do CEP 39240-000 Cidade de Joaquim Felício MG. Fazendo pegar internet de qualidade e bater a Concorrencia da Vivo. Aqui na regiao internet e 2G e quando pega. Do contrário tem de subir no Cupinzeiro pra pegar sinal. Kkkkk.

Exibir mais comentários