Início » Telecomunicações » TIM ativa 4G de 700 MHz em Curitiba, Goiânia e Rio de Janeiro

TIM ativa 4G de 700 MHz em Curitiba, Goiânia e Rio de Janeiro

Lucas Braga Por

A TIM anunciou a ativação da rede 4G em 700 MHz em mais três capitais brasileiras: Curitiba, Goiânia e Rio de Janeiro. Agora, a operadora soma 1.008 cidades com essa frequência, que aumenta sua capacidade e permite melhor cobertura.

Além disso, a TIM oferece 4G nas frequências de 1.800 MHz (banda 3) e 2.600 MHz (banda 7). No total, são 3.125 municípios com 4G.

A Vivo também já opera com 4G de 700 MHz em Curitiba, Goiânia e Rio de Janeiro, enquanto a Claro anunciou a cobertura apenas no Rio de Janeiro. A Oi ficou de fora no leilão da frequência e opera apenas com 2.600 MHz e, em menor volume, com 1.800 MHz.

Os 700 MHz (banda 28) trazem uma vantagem estratégica: as frequências mais baixas permitem maior penetração de sinal, o que melhora a cobertura em ambientes internos e permite atingir maiores áreas com menos antenas. Dessa forma, a operadora pode entregar melhor experiência ao usuário.

Para usar a rede de 700 MHz, é necessário ter um dispositivo compatível com a banda 28. A TIM informa que todos os aparelhos do seu portfólio atual são compatíveis com a frequência.

O processo de expansão de cobertura de 700 MHz é mais complicado, uma vez que requer o desligamento da TV analógica e adaptações das emissoras de TV para evitar interferência. As cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre devem ser liberadas em breve para as operadoras utilizarem a frequência.

Atualizado em 14/06/2018

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vitodroid
Redmi Note 4X
Neu
Nossa que fanboyzinho.. tsc tsc tsc.. ai qual é o seu Xiaomi? :p
Wilde(r)
meu celular chines, não vai fazer nada com essa noticia
Thiago Oliveira Santos
Aqui no interior de minas também acontece dos 700 MHz ser mais lento, daí meu celular pula pra 1800 MHz banda 3 e bate 25 Megas.
Vitor
O que observei é uma "ligeira" lentidão quando meu celular está conectado no 4G da TIM em 700Mhz, quando é área mais central que tem a frequência de 2,6ghz com sinal alto a internet é uma bala, mas no bairro que eu moro (residencial) a maior parte da cobertura indoor está sendo realizada com o 700mhz, o sinal é mais forte porém a internet é mais lenta.Sim, meu celular suporta carrier aggregation mas parece que a Tim não está usando isso, pra ligações com LTE o smartphone rapidamente sincroniza em 700mhz, se estiver disponível.No final o carrier aggregation é uma forma da Tim usar as 3 bandas para colocar mais clientes no 4G, sorte que ninguém descobriu (ainda) o recurso de ligação via 4G.
João Paulo Alencar
Essa informação eu já acompanho. O que eu gostaria é mais detalhado.Por exemplo: na planilha diz que Vilhena/RO (onde eu moro) e Ji-Paraná/RO (onde meus pais moram) já usam a banda 28.A Tim usa a banda 28 em Vilhena, mas em Ji-Paraná ainda não usava da última vez que fui lá.A Claro em Vilhena também não usa banda 28.
Felipe Silva
Legal que alem da banda também mostra a largura dela, algo que não tem sem root nos outros celulares (pelo menos eu não vi ainda).Estranho a B7 tá operando com só 10 MHz.
Wellington Gabriel de Borba
https://uploads.disquscdn.c... Agora sim, em 700MHz, estou em casa.
Wellington Gabriel de Borba
Em Goiânia até que Tim funciona, mas vai pro interior e querer usar o celular pra algo alem de SMS e voz.
Wellington Gabriel de Borba
O Network Cell funciona normalmente.
Wellington Gabriel de Borba
https://uploads.disquscdn.c... Tá aaaq em banda 7 (2600MHz). Mas agora estou no trabalho e o sinal já teve mais forte. Vou tentar depois.
Macgyver Freitas
A mensao ao LTE-A existe, mas n é um recurso em si, mas um nome pra generalizar que além do LTE padrão, ainda tem um ou mais adicionais q citei acima. Mas a tecnologia ainda é o LTE. Não tem mensao ao nome 4g+ no 3gpp, q é quem padroniza essas paradas, mas entendo q dá pra substituir por 4g+ pra ter o mesmo propósito, só q independente de ser LTE-A ou 4g+, n específica se tem suporte só ao CA, ou CA+256QAM, ou CA+256QAM+MIMO, por isso considero só um nome pra ficar bonito
Bruno Costa
Perdão desaponta-los meus amigos, mas a notícia nada tem a ver com 4G normal. Esse é o 4G + / 4G PLUS. Em uma frequência bem menor que o 4G "NORMAL" atual.iPhones 5, 5c e 5s não são compatíveis com o 4G de 700mhz
Highlander
4G+ não é invenção das operadoras daqui tanto é que há um nome que é usado em inglês LTE-A (LTE-Advanced).
Éder Paixão
Isto ai é Facil, quero ver é Instalar uma antena de Qualidade na região do CEP 39240-000 Cidade de Joaquim Felício MG. Fazendo pegar internet de qualidade e bater a Concorrencia da Vivo. Aqui na regiao internet e 2G e quando pega. Do contrário tem de subir no Cupinzeiro pra pegar sinal. Kkkkk.
Vitodroid
pena que no meu xiaomi, usando o tim beta, comprado com o meu cartão nubank não vai funcionar nessa rede :(
Michael
Se for vdd vou ver se compensa comprar um chip da Tim em Goiânia pq acabei desistindo antes pelo sinal horrível.
Macgyver Freitas
Lembrando que cada recurso desse tem que ver se o aparelho tem suporte, a frequência de 1800mhz e a de 2600mhz a maioria dos aparelhos suportam, a de 700mhz tem q ver se suporta, a maioria dos vendidos aqui lançados a partir de 2017 suportam. O carrier aggregation qualquer aparelho suporta, o 256-QAM começa nos intermediário, como Snapdragon 630, e MIMO só nos tops de linha, como Snapdragon 835 e 845
Macgyver Freitas
Pensei que ia demorar mais para eu chegar aqui no Rio, tava achando que ia ficar pro começo do ano que vem. Infelizmente o meu OnePlus3 vai ficar de fora porque não tem o suporte a banda 28, ano que vem eu troco ele por um OP7. As vezes o 4G me deixa na mão mas dá para esperar mais um ano.
Macgyver Freitas
Então esse papo de 4g+ é o nome pra leigo, oficialmente n existe 4g+, oq tem é o 4g LTE, e a adição de umas melhorias como 256-QAM(melhora a velocidade independente de qual frequência vc use), Carrier Aggregation (usa mais de uma frequência simultaneamente pra melhorar a velocidade e qualidade do sinal) e MIMO (serve pra melhorar o
Macgyver Freitas
Apesar de ter menos banda, ela n exclui o uso das outras frequências, só soma, então além de ter mais penetração de sinal, onde moro q só tem a frequência de 1800mhz, terá essa é mais a 700mhz, então na real é mais banda disponível
Marcelopoli Poli
Infelizmente na minha casa em Marechal Floriano só funciona 2g da Tim e mais nada 4g só a alguns metros daqui é a tire dá Tim que é próxima da minha casa só e 2g
Fábio Moser
Obrigado
Zé das Covi
Talvez assim eu consiga mais de 1mb enquanto estou na linha esmeralda da cptm, essa porra parece mágica, em casa bate 14~20mb de download facil, mas no trem, fica essa lerdeza escrota
Fábio Moser
Obrigado!
Michel
vc tmb pode digitar *#0011# no campo de chamada e lá irá mostrar qual a frequencia vc está conectado, a propósito, se puder fazer o teste, nos dê um retorno em dizer qual frequencia está conectado.
Felipe Silva
parece que a tim tá testando o 2100 MHz (banda 1) para 4g também, se expandirem isso vão ser 4 bandas agregadas.
Gabriel Naldis
Teleco tem essa informação.http://www.teleco.com.br/ar...
Lucas Amorim
Aqui: http://www.tvperfeita.com.b...
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Acho que no Teleco tem.
Danilio Costa Silva
Nop. Ela pode operar o 4G nas 3 faixas simultaneamente, senão como a agregação de frequência seria feita? Mas isso demanda mais tecnologia e investimento, logo, só compensa para áreas densamente povoadas.
Fábio Moser
Não não, ela continua operando nas frequências que já utilizava, até porque eles pagaram e bem caro para poder explorar comercialmente essas faixas dentro do espectro. As vezes fazem algum remanejamentos, como a TIM fez com os 1800 MHz, que antes era usado no 2G e agora uma boa parte vai para o 4G também, mas o uso permanece sim.Acredito que a preferência pelos 700 MHz para o VoLTE seja por ser um sinal com maior capacidade de alcance e penetração. Uma chamada de voz sobre a rede 4G não deve ter uma largura dados muito grande, então mesmo os 700 MHz tendo menor capacidade de tráfego que os 2800, neste caso o que conta mais é a penetração sinal.
Ricardo Souza
espero que nao seja igual a vivo que ligou e logo depois sumiu...
Highlander
Uma coisa que eu não entendo, se uma operadora liga o 700Mhz ela desliga o 2.500Mhz e 1.800Mhz!? O 700Mhz não seria usado no caso da TIM para 4G+ e VoLTE!? São dúvidas!
Eric Bomfim
Entendi!! Bom, tenho dois amigos que usam a rede da Claro, e a pouco tempo apareceu nos celulares deles o 4G!!Um deles mora na mesma cidade que eu (Nilópolis/RJ), e o sinal 4G é bem ruim, mas aparece de vez em quando...
Wellington Gabriel de Borba
Este mesmo no meu J7 Prime.
Veiga Alex
Qual seria esse aplicativo?
@Sckillfer
Tem pela banda 3 (no modelo A1429), pois eles não possuem banda 28 e por tanto não funcionam com o 4G daqui mesmo em 700MHzEspecificação do modelo "GSM model A1429"*: UMTS/HSPA+/DC-HSDPA (850, 900, 1900, 2100 MHz); GSM/EDGE (850, 900, 1800, 1900 MHz); LTE (Bands 1, 3, 5)
Felipe Silva
Tem o network cell info lite, que dispensa root se tiver o android 7+, não sei se funciona com todos os SOCs ou só com snapdragon.
Felipe Silva
Em outra noticia sobre 4g da tim já tinham comentado sobre 4g em 2100, parece que a tendencia é acabarem com o 3g e usar todas as frequências possíveis para o 4g, sendo 4 bandas agregadas nos equipamentos que suportarem.
Fábio Moser
Sabe de algum app semelhante que funciona sem root?
Abraão Caldas
Quem tem um celular samsung pode usar o código *#0011# -> Sim information -> CONN BAND , mostra qual a banda LTE você está usando no momento.
Fábio Moser
Sim, se há muitas pessoas usando, a capacidade de tráfego é menor.Na prática funciona assim:2800 MHz, mais tráfego, menor alcance, ideal para áreas pequenas com grande concentração de uso.700 MHz, menos tráfego, maior alcance, ideal para áreas grandes, mas com menor concentração de uso.Isso não é problema nos celulares com suporte a tecnologia 4.5G, porque daí neste caso o aparelho vai se conectar pelas duas frequências ao mesmo tempo. :-)
Fábio Moser
Existe algum site ou sistema da Anatel aonde podemos consultar quais em quais frequências as operadoras estão operando em um determinado município?
raphaela1
Network Signal Guru - Precisa de root e o chip deve ser Snapdragon
Yago G. Oliveira
Aqui depois do 700Mhz, a velocidade caiu :(
Daniel Ribeiro
Se por um lado a frequência de 700Mhz tem maior alcance e penetração, por outro, ela tem menos canais, e portanto, consegue ter menos terminais funcionando ao mesmo tempo... Ou seja, ela funciona melhor em lugares menos populosos.
Ned Stark X1
Opa ai sim, tenho poucos amigos que tem o Iphone 5, mas tenho minha filha que o dela é o 5s, tomara que de certo pq ela sofre so com o 3G
Eric Bomfim
Verdade!! Tem alguns amigos que ainda tem esse aparelho, e pela Claro já começaram a ter o 4G, aqui no RJ!!
Eric Bomfim
Qual o nome do app, Wellington?
Ned Stark X1
Alias... acho que nao podera pq nao tem suporte banda 28
Wellington Gabriel de Borba
Aqui em Goiânia tem lugar que dependendo da concentração de pessoas até o 4G da TIM congestiona.
Ned Stark X1
Bom em... quem tem um velho Iphone 5 guerreiro de guerra poderá usar o 4G
Wellington Gabriel de Borba
Deve ser por isso que de uns dias para cá o 4G passou a funcionar perfeitamente aqui dentro de casa, aqui em Goiânia. Antes o telefone não pegava sequer em 3G e ninguém conseguia me ligar. De umas duas semanas para cá melhorei. Instalei um aplicativo que constava que a TIM estava usando o 4G em uma frequência que aparenta ser o 2100 MHz (será que ela tá fazendo refarming também no 3G?). Agora o sinal aqui em casa está bom, mas ainda vou reclamar da cobertura de dados dela no interior do estado.
Eric Bomfim
Pooo, nem fala!! Hoje eu não tenho do que reclamar da rede da TIM, mas antes...
João Paulo Alencar
Eu sou beta e uso a banda 28 há quase um ano. Foi o que me salvou. O 3G da TIM estava quase me fazendo desistir. hahaha
Eric Bomfim
Massa!! Tenho um iPhone 8, e ele é sim compatível com a banda!!
João Paulo Alencar
Alguém sabe de algum site onde saber as operadoras que operam na banda 28 por cidades?
João Paulo Alencar
Que eu saiba isso independe. Desde que seu aparelho tenha a banda 28, pode ser qualquer plano.
Eric Bomfim
Será que já está em funcionamento para clientes pré-pagos (TIM Beta)?