O Itaú não vê problemas no surgimento de novos concorrentes, mas entende que tanto os bancos convencionais, quanto as fintechs precisam seguir as mesmas regras. A declaração foi feita na terça-feira (12) pelo presidente do grupo Itaú Unibanco, Candido Bracher, no congresso Ciab Febraban.

Para ele, “empresas que fazem a mesma coisa precisam ser reguladas da mesma maneira”. Durante sua palestra, o executivo disse que as fintechs conseguem ser bastante eficientes, mas ainda não conseguem oferecer uma grande variedade de serviços como os bancos tradicionais.

Banco Itaú (Foto: Flickr/thomashobbs)

Bracher afirmou que o Itaú tem investido muito em novas tecnologias. Nos últimos dois anos, o banco aumentou o investimento nessa área em 40%. Desde 2015, os novos projetos já impactaram cerca de 5 milhões de clientes.

Uma dessas ferramentas é o Teclado Itaú, que permite agilizar transferências ao se integrar com apps como WhatsApp e Messenger. Lançada há algumas semanas, a ferramenta já conta com 600 mil usuários.

Sem citar números, o presidente do Itaú também disse que o Apple Pay, exclusivo do banco, se tornou a carteira digital mais usada no Brasil. E o foco no avanço tecnológico parece estar trazendo ótimos resultados para o banco.

Atualmente, 69% do lucro líquido do Itaú vem de produtos digitais. Em 2015, a participação era de apenas 32%. O crescimento indica que o banco deverá manter a concentração em novas tecnologias por bastante tempo.

Com informações: TeleSíntese, Mobile Time.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ochateador

Nah...
Aluga 1 imóvel simples.
Bota 1 ou 2 pessoas só para um cadastro "mais rápido" ou tirar dúvidas e já era.
Trabalhando 4 horas por dia de segunda a sexta para economizar no salário e a questão de agência está resolvida.

Amom Mandel

Só o Itaú? E o Bradesco? É o banco que mais joga sujo, pelo que ouvi...

Amom Mandel

Desde quando o tecnoblog é associado ao Terra? Quais os termos dessa parceria? Alguém sabe? Juro que nunca tinha visto aquela faixa no topo do site.

Douglas Henrique

Nem parece TB? Hsuahduashduashu

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Ou então o Itaú pode simplesmente comprar meia dúzia de fintechs.

Thiago Mocci

Eu já entendi diferente. Entendo que ele quer que todos tenham que seguir as mesmas regras mas, por debaixo do pano, podem vir a exigir coisas que fintechs não conseguiriam, por exemplo.

Já se discutiu no Congresso ser obrigado a ter uma agência de todos os bancos em cada município com 100 mil pessoas. Se isso for aprovado, adeus Nubank, Banco Inter, Banco Neon...

Thiago Mocci

Esse papo de "devemos todos ter as mesmas regras" parece bonito mas, vindo do Itaú, não duvido nada graças ao lobby político forte que temos no país, surgirem regras com "mínimo de agências físicas por município" em alguns dias, pra quebrar concorrentes pequenos.

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Tudo que envolve pequena empresa deveria ser mais simples do que para grandes empresas, só assim para aumentar a concorrência.

Caleb Enyawbruce

Vc entendeu perfeitamente: ele (e outros bancos tradicionais) quer matar as fintechs, rs!

Caleb Enyawbruce

Esse é o ponto!!

Caleb Enyawbruce

matou a pau

Caleb Enyawbruce

aheuahua!! Pior que é vdd

Caleb Enyawbruce

Esse é um ponto importante: menor = mais agilidade

Bruno da Silva Souza

Na verdade estão com medo das fintechs,medo de perder mercado em um futuro próximo, igual a Netflix vem fazendo com as empresas de cabo.

Caleb Enyawbruce

concordo com vc, mas é o unico motivo que eu vejo pra essa empreitada toda do Itau contra as fintechs. Direto sai noticia do tipo.

Exibir mais comentários