Fortnite chegou ao Switch na última terça-feira (12) e causou uma grande dor de cabeça para a Sony. A fabricante do PlayStation 4 não liberou o crossplay para o console da Nintendo e impediu que os jogadores sincronizassem suas contas nos dois aparelhos.

Se alguém começou o jogo no PS4 e quiser rodá-lo no Switch, terá de recomeçar tudo do zero, perdendo seu progresso anterior. Depois de muitas críticas dos usuários, a Sony se posicionou por meio de uma nota enviada à BBC. No entanto, a situação não ficou muito bem explicada.

“Estamos sempre abertos a ouvir em que a comunidade PlayStation está interessada para melhorar sua experiência de jogo”, disse a empresa.

“Com mais de 80 milhões de usuários ativos mensalmente na PlayStation Network, construímos uma grande comunidade de jogadores que podem jogar juntos Fortnite e todos os títulos online”, continuou. “Também oferecemos crossplay do Fortnite com PC, Mac, iOS e Android, aumentando a oportunidade para fãs no PS4 jogarem com ainda mais pessoas em outras plataformas”.

A empresa não revelou o motivo para não oferecer o crossplay com o Nintendo Switch, mas a limitação certamente não está relacionada à uma questão técnica. Como lembra o The Verge, a Sony é líder de vendas e aproveita a vantagem para dificultar o uso de outros consoles.

Há algum tempo, a fabricante já impede o crossplay de MinecraftRocket League e do próprio Fortnite com o Xbox One. Porém, a nova polêmica pode ser um pouco mais prejudicial à Sony por conta da popularidade do jogo nesse novo lançamento.

Segundo a Nintendo, em apenas 24 horas, Fortnite para o Switch recebeu mais de dois milhões de downloads. A Epic Games, produtora do jogo, diz que já são mais de 125 milhões de jogadores em diferentes plataformas. Com esses números, a tendência é que a pressão sobre a Sony continue por bastante tempo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

mike_caplan

disqus_PjV8ipgbhb wrote

Matheus Bento

O fortnite não é exclusivo de nenhuma plataforma. Se fosse teria sentido ela fazer isso. A Sony só ta sendo escrota mesmo, porque ela tem um certo poder por número de ativos. Mas eu mesmo to pensado em mudar o meu PS4 pra Xbox One pra pode jogar com a maioria dos meus amigos no Fortnite. Se ela ficar com essa coisa toda .. vai perder esse poder rapidinho

Matheus Bento

não tem nada a ver o q falou.. até porque o fortnite não é exclusivo de nenhuma plataforma. Se fosse teria sentido. A Sony só ta sendo escrota mesmo, porque ela tem um certo poder por número de ativos. Mas eu mesmo to pensado em mudar o meu PS4 pra Xbox One pra pode jogar com a maioria dos meus amigos no fortnite.

Kolven

queria saber oq nintendo tem a ver com caixista

William Alves da Silva

hoje ela depende de um único produto que se mantem por ter jogos exclusivos, basta um erro de calculo e a empresa toda vai pra vala

Luis Paulo

É bem nesse sentido.

Marco Antonio

Aí que sonho comprar esse switch =( aaaahhh

Caleb Enyawbruce

Onde eu falei que o Fortnite vai derrubar a Sony?

Bruno

Eu tbm acho que a Sony está certa (do ponto de vista de negócio). Hoje basicamente o que sustenta a Sony é jogo exclusivo e quem sempre teve playstation. Na minha humilde opinião, as pessoas jogam os multi nele por 2 motivos, 1 é porque compraram por conta dos exclusivos e não vale a pena ter 2 consoles, e 2 porque a maioria dos seus amigos possuem PS4 e eles precisam ter o mesmo console pra jogar online com eles. Eu mesmo, se a Sony liberasse crossplay com todos os jogos, jogaria todos os exclusivos e depois iria pro XONE pra jogar os multi com todo mundo, porque o console é mais barato, os jogos são mais baratos, live é boa e etc. Hoje possuo PS4 porque acho os exclusivos infinitamente melhores.

Trovalds

Troll bait fraquinha... aqui os comentários são de um nível mais elevado.

PEPSI NO INSTINTO SUPERIOR

Caixis... ??? Eu sou o que agora? Taxista, Machista, Eletricista... Sinceramente, dá onde esse pessoal de internet tira tanta arrogância, pra querer vim bater de frente, com quem não conhece. Sim, eu sou pago pela Microsoft, para não dizer que tem que assinar os jogos, dá mesma forma que estou sendo pago agora, para ler esse seu comentário idiota.

Luis Paulo

Compreendo sua linha de pensamento e a respeito .

richardsonvix

"Sony, porque vocês não permitem crossplay?

Nós temos uma grande comunidade de jogadores, e permitimos crossplay."

Humm?
Mentir é feio, Sony.

Para dar um xeque-mate bastaria um "então mostre".

ヒップスター

Sony maldita mano, vários jogos que eu queria jogar com meus amigos e não posso pq PS4 não tem crossplay, ouve a maldita comunidade e libera o crossplay caralho #SonyLixo

danielnbl

E depois é a Nintendo que e dinossaura e tradicionalista. Com o Switch a nintNint tem cada vez mais se mostrando o cknteario

Exibir mais comentários