Já foi o tempo que o brasileiro acompanhava a Copa do Mundo com tabelinhas de papel para anotar as datas e os resultados dos jogos. Além de incluir partidas no calendários do iPhone e do Android, você também pode seguir estatísticas sobre o Mundial de Futebol de 2018 na Rússia com comandos na busca mobile do Google.

Linha do tempo dos jogos

Copa do Mundo Google 01

Ao longo de cada jogo, você poderá acompanhar o resultado em tempo real no celular (seja ele Android ou iOS). Haverá uma linha do tempo detalhada para cada partida com atualizações, comentários, imagens ao vivo, estatísticas (como quantos e quem recebeu cartões amarelos e faltas), substituições, gols, rodadas e grupos, curiosidades e tweets.

Google Esportes

Google Esportes

Usando o navegador do celular ou do aplicativo do Google, é possível fixar o atalho “Esportes” que mantém dados de placar e classificação a um clique no Android.

Você também pode fixar só o placar. Basta encontrar a partida, pressionar e arrastar para fixar o jogo em qualquer lugar na sua tela. A ideia é que você fique sabendo quem está ganhando sem precisar abrir nenhum aplicativo já que são vários jogos.

Copa do Mundo Google 2

Posts na Busca

Ao final de cada jogo, você poderá assistir vídeos dos gols e melhores momentos. Emissoras de TV, sites de notícias, seleções e até jogadores de times como Brasil e Alemanha vão compartilhar conteúdo em “Posts na Busca” e responder perguntas.

Os posts na busca são conteúdos atualizados e publicados por pessoas, instituições ou lugares verificados, diretamente nos resultados da pesquisa. Eles entraram no ar em 2016 e desde então vêm sendo usados em eleições e eventos sociais e esportivos.

Sem as mãos!

Se você estiver enrolado, também pode usar a busca por voz e adiantar as coisas. Para saber quem venceu a partida, basta perguntar: “OK, Google. Quem venceu o jogo …?”

Para perguntas mais complexas como “quem fez mais gols dentro da partida” o sistema ainda não funciona bem e sugere links. Mas você perguntar quem está concorrendo ao título de Chuteira de Ouro ou quantas Copas do Mundo o Brasil ganhou. Ha, e se pintar dúvida na mesa do bar, o Google Assistente ajuda com estatísticas sobre o mundial.

Para quem gosta de dados

Vale acompanhar as tendências de busca sobre a Copa do Mundo de forma interativa e em tempo real com uma aplicação do Google Trends on GitHub. São páginas especiais em diferentes idiomas em países como os Estados Unidos, a França, a Alemanha, o Reino Unido e o Brasil com mapas e gráficos de jogadores de todas as seleções.

Google Maps encontra o bar ideal

E se você não quer ficar em casa e prefere assistir aos jogos em bares ou restaurantes, a partir de 14 de junho, vai poder selecionar os estabelecimentos “bons para assistir esportes” na Busca e no Google Maps. O recurso funciona dentro do “Explorar” nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, para encontrar lugares para assistir com TV e torcida.

Copa do Mundo Google 03

Ainda no Google Maps, se você não está na Rússia, o jeito é dar uma olhada pelo Google Street View em dois estádios da Copa: Arena Otkrytie e St. Petersburg Stadium.

O Google Earth também exibe uma série de 11 histórias temáticas, incluindo a “Onde são feitos os campeões“, que mostra estádios onde equipes de futebol viveram momentos dramáticos, e “Explore St. Petersburg“, para conhecer lugares na cidade de São Petersburgo, como a Catedral do Sangue Derramado e a Catedral de Kazan.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados