O Banco do Brasil vem testando um chatbot de atendimento no WhatsApp desde o mês passado. Com ele, você pode consultar saldo e extrato, pedir segunda via da fatura do cartão de crédito, entre outros.

Desta vez, o banco está acrescentando mais um canal de atendimento: o Twitter. De acordo com a Agência Brasil, é possível solicitar alguns serviços após enviar uma mensagem direta.

Você envia uma DM para o perfil @bancodobrasil e pode fazer consultas de saldo e extrato, tirar dúvidas e solicitar atendimento ao SAC. O chatbot enviará um link e pedirá para você se identificar. É preciso abri-lo e informar sua agência, conta e senha.

O BB está usando aqui a inteligência artificial do Watson, da IBM. O sistema foi implementado há cerca de um ano por R$ 14 milhões.

Inicialmente, o chatbot começou a operar no Facebook Messenger, onde é possível realizar mais operações. Você pode solicitar o extrato de conta corrente, poupança, CDB e fundos de investimento, além da fatura do cartão.

No Messenger, o banco registrou mais de 500 mil interações e cerca de 60 mil clientes respondidos. 30% dos atendimentos foram feitos por seres humanos.

Enquanto isso, no WhatsApp, é possível cadastrar o número do banco — (61) 4004-0001 — e conversar com o chatbot. Entre as opções, temos consulta de saldo e extrato de conta corrente, poupança ou CDB; extrato de fundos de investimento; e segunda via da fatura do cartão.

Neste caso, também é preciso se identificar tocando em um link e inserindo sua agência, conta e senha. A autenticação é válida por 10 minutos.

O acesso foi liberado inicialmente para funcionários e para alguns clientes selecionados — são 104 mil pessoas até o momento. O BB planeja incluir mais 40 mil correntistas em julho, e quer chegar a 300 mil usuários no WhatsApp até o final do ano.

Com informações: Agência Brasil, Mobile Time.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Melo

A autenticação serve para protegê-lo de outras pessoas que possam pegar seu celular, tipo sua esposa.

Eliézer José Lonczynski

Se não for preciso se autenticar a cada vez que solicita as informações vai ser ótimo. Penso que a implementação destes bots vai diminuir os custos de servidores com a diminuição do tráfego das requisições dos apps e web.

Miguel Mascarenhas

No whats talvez seja importante em locais onde a internet é ruim e uma msg no whats chega mais rápido que ter de abrir o app.

Victor Viana

Tambem me pergunto a real utilidade disso...

Geraldo Lopes

O aplicativo do BB é tão bom e seguro que acho desnecessário enviar pelo WhatsApp e Twitter...

johndoe1981

"É preciso abri-lo e informar sua agência, conta e senha."

O que poderia dar errado?

Doug

Concorrência é uma coisa linda!