Google atualiza ferramenta que explica por que você viu um anúncio direcionado

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Google pretende te dar um pouco mais de controle sobre o tipo de publicidade que você vê. A empresa atualizou sua área de Configurações de Anúncios, que passa a ter uma explicação simplificada sobre como os anunciantes chegam até você.

A página exibe algumas informações que o Google tem sobre você, como faixa etária, gênero, sites e aplicativos usados, e assuntos pelos quais a empresa acredita que são do seu interesse. É possível desativar a segmentação para itens específicos ou até mesmo a personalização de anúncios em geral.

Caso você escolha pela segunda opção, os anúncios passam a ser exibidos de forma genérica, como o assunto da página, o horário ou sua localização. A empresa alega que os anúncios personalizados podem ser mais úteis, mas também deseja oferecer mais transparência.

Além disso, o Google ampliou a mensagem “Por que esse anúncio?” para todos os seus serviços e para os sites e apps que usam o Google Ads. Ao clicar no botão, você ficará sabendo quais os fatores que fizeram o anúncio chegar a você. Pode ser com base em suas pesquisas sobre um determinado ou em sua faixa etária, por exemplo.

“Com essas melhorias, você pode navegar na web com confiança, sabendo que tem as informações e o controle para fazer o Google funcionar melhor para você”, disse Philippe de Lurand Pierre-Paul, gerente de produto do Google no blog da empresa.

Casos como o da Cambridge Analytica foram baseados especialmente na segmentação de anúncios. Por isso, a atualização das ferramentas do Google é muito bem-vinda para evitar algum tipo de publicidade suspeita na internet.

Com informações: Engadget.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Relacionados