Entre os recursos do iOS 12 que a Apple não destacou durante a última WWDC está a desativação da porta USB caso o iPhone fique uma hora ou mais sem ter sido desbloqueado. Recentemente, a companhia confirmou que o recurso vai ser nativo da plataforma. Tem uma turma que não gostou nem um pouco disso: as polícias dos Estados Unidos.

iOS 12 beta: veja como baixar e instalar no seu iPhone

iPhone X e iOS

Quem acompanha de perto o ecossistema do iOS já sabia que o recurso estava a caminho. Ele apareceu pela primeira vez no beta do iOS 11.3 e, posteriormente, no beta do iOS 12. No Modo Restrito do USB (em tradução livre), como é chamado, a porta Lighting do iPhone ou iPad é “travada” após o dispositivo ficar pelo menos uma hora sem ser desbloqueado. Só a função de recarga da bateria permanece funcionando.

Com isso, o acesso aos dados por meio da conexão de dispositivos externos é dificultado. A Apple diz que o objetivo é ajudar o usuário a se defender de invasões e roubos de dados pessoais. A companhia não fez nenhuma menção à GrayKey, mas é visível que a ideia também é dificultar o uso desse equipamento.

FBI, DEA e as polícias de pelo menos cinco estados norte-americanos usam a GrayKey. Criado pela Grayshift, o dispositivo é um caixinha com dois cabos Lightning acoplados que consegue descobrir a senha do iPhone em questão de horas ou, dependendo do tamanho da combinação, minutos.

Não é uma solução barata: a GrayKey “de entrada” custa US$ 15 mil, está limitada a 300 desbloqueios e exige conexão à internet. Existe uma versão sem limite de uso e que funciona offline, mas ela custa o dobro do preço.

GrayKey (Foto: MalwareBytes)

GrayKey

Hillar Moore, procurador público de Luisiana, é uma das várias autoridades que manifestaram descontentamento com a medida: “eles [a Apple] estão protegendo descaradamente a atividade criminosa e dando como desculpa o reforço da privacidade de seus clientes”, disse ao New York Times.

Na verdade, o que as autoridades norte-americanas queriam mesmo é uma espécie de “chave mestra” para acessar os iPhones de suspeitos ou investigados facilmente. Mas a Apple se nega a disponibilizar um recurso do tipo temendo excessos que podem levar à quebra de privacidade do usuário.

A Grayshift promete reagir. Sem entrar em detalhes, a empresa informou à Motherboard que já conseguiu burlar o bloqueio do USB nas versões beta do iOS. Além disso, a companhia dá a entender que a GrayKey terá novas funcionalidades que tornarão o seu trabalho mais eficaz.

Com informações: TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

anderson

olha, eles não consegue, inclusive, nem pega iphone porque sabe que não vão conseguir.

Alberto Prado

Eu já isso em Android, mas na Apple, só bemmm antigamente com JailBreack. Nunca ouvi fala disso com os últimos iOS.

ميديروس فيليبي

Vão evolui

la_gomes

Dizendo a Anatel o sistema de validação de IMEI deles pegariam as numerações piratas, mas não sei como isso é feito

Keaton

Eh... já tá tendo caso de bandido forçando a entregar a senha... não diria que vá coibir, mas reduzir.

Fabricio Fernandes

Existe troca de IMEI.

Gaius Baltar

Essa frase dá para ser usada colocando qualquer empresa no lugar da Apple, pois praticamente tudo pode ser usado para o crime.

Zanac_Compile

Se é APPLE ele é contra.

anderson

Mas não funciona assim. Na zona leste, o sujeito chega na "assistência técnica" e diz: e daquele jeito, ao que o tecnico sabe na hora do que se trata. 10 minutos depois, celular com um novo emei e $ 120,00 pelo serviço.

Marcos Andrade

Liga não o povo é hater mesmo. Se deixam brechas de segurança caem em cima com tudo. Se tetam proteger criticam tb. São desprovidas de alegria e inteligência.

Marcos Andrade

Que bom temos alguém da inteligência para nos informar. Mas não espalha não que fica feio para vc.

Lucas Henrique

Manda isso pra Apple

Rmavalli

Eu sou meio que contra tudo que não seja opcional, por isso não gosto muito do iOS, por mim o ideal é ter a função, vir ativada, mas com a possibilidade de desligar, se o cara quiser deixa, se não ele tira. O cara pagar centenas de dólares no celular e não ter autonomia sobre ele eu acho errado.

Erisdan Maciel

A Apple dá muita atenção ao IOS, isso é legal.

Trovalds

O certo mesmo é deixar tudo escancarado pra facilitar a vida dos bisbilhoteiros e dos ladrões. Aproveita e deixa sem nenhum bloqueio de tela também...

Exibir mais comentários