Por anos, rumores vêm circulando sobre um smartphone dobrável da Samsung. Eles se tornaram mais intensos em 2015, quando surgiram detalhes sobre o Project Valley — que seria basicamente um Galaxy S6 com duas telas.

Parece que ele era mesmo real, mas nunca saiu da fase de protótipo. Fotos vazadas mostram como era seu design, e cancelar seu lançamento provavelmente foi uma boa ideia.

O aparelho tem número de modelo SM-G929F, e as duas telas funcionam como uma só. Você também pode dobrá-lo para que uma das telas fique na traseira, presumivelmente desligada. Há apenas uma câmera, que poderia funcionar como frontal ou traseira.

Em 2015, o SamMobile falou pela primeira vez sobre o Project Valley ou Project V, um dispositivo que “suportará múltiplos gestos para alternar entre suas duas telas”. Seu número de modelo era SM-G929F, e ele seria lançado na Europa e Coreia do Sul — o que nunca aconteceu.

Desde então, tivemos um aparelho semelhante vindo da ZTE, chamado Axon M. Ele possui duas telas IPS de 5,2 polegadas, que podem ser usadas como uma só; o display secundário também dobra para fora. Seu lançamento foi restrito a poucos países.

Como lembra o Engadget, o Project V foi desenvolvido na época em que os lucros da Samsung estavam caindo. Para reverter isso, ela passou a investir em smartphones de metal, como o Galaxy Alpha; e com borda curva, como o Galaxy Note Edge. Pelo visto, a coreana pensou até mesmo em arriscar com um smartphone dobrável, mas desistiu a tempo.

Não se engane: a Samsung ainda não desistiu de smartphones dobráveis. DJ Koh, presidente da divisão de dispositivos móveis, prometeu um aparelho do tipo para 2018.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

odnlo

Isso eu nem considero tela dobrável e sim um aparelho que abre e fecha. Tela dobrável não tem que ter nem divisão entre um lado e o outro

Arthur Reyx

Quer dizer que você não conhece o famoso Kombicóptero? https://uploads.disquscdn.c...

pedrowillyam

O problema de telas dobráveis, na minha opinião, são as bordas que dividem as duas telas, daí seria um saco consumir conteúdo dessa forma. Só se ela fizesse tipo a borda edge reta.

Lucas Santos

WebOS também, que tinha os mesmos gestos posteriormente incluidos no iOS

Eduardo Braga

O suposto Andrômeda é assim também. Eles não desistiram.

André Kittler

Microsoft Courrier. 2008.
OUTRA VEZ iremos ver uma ideia da MS com uma decada de antecedência onde eles simplesmente não foram organizados o bastante para lançar no mercado. E perderam.

To desde então esperando. Ninguém tira da minha mente que esse formato tem potencial.

Fábio Moser

Mas que trem é esse rs... ainda bem que não lançaram... KKKK

Maicon Bruisma

A solução da ZTE me parece melhor trabalhada, achei esse Samsung grosso e estranho, parece duas telas separadas coladas num corpo, e não duas telas que formam um corpo único igual ao Axon M

Zanac_Compile

Compreendo, apenas não vejo esse celular de duas páginas como algo a frente do seu tempo. Esse negócio é o mesmo que pensar num carro com hélice, nem hoje e nem nunca estaremos preparados para ele :)

Zanac_Compile

O touchscreen também não, janelas também não, tablet também não, eles nunca inventaram nada. Inventar e inovar são coisas distintas.

William Alves da Silva

A Apple não tem lançado nada de novo a muito tempo, o notch não foi invenção deles e o 3D scan usado pra desbloquear o aparelho tb é tecnologia não inventada por eles

Trovalds

Algumas coisas chegaram antes da hora e foram fracassos. Depois vieram novamente mais no futuro e emplacaram. Apple Newton, por exemplo. Como eu disse: ainda não estamos prontos.

Zanac_Compile

Se a Apple lançar assim, como esse pensado pela Samsung, não tem mágica, será um fracasso.

O negócio só vira tendência se for bem pensado, senão o clichê unicórnio não dá certo. Um celular com dobradiça e tela dupla é uma ideia que parece ótima, bem previsível de se pensar, mas que esses especialistas de mercado pagos pra pensar se dão conta em minutos da estupidez que seria.

Trovalds

Ainda não estamos prontos... e só se tornará tendência quando a Apple lançar.