Inteligência artificial se baseia em fotos antigas para retocar aquelas que precisam de ajustes

O Facebook não quer que você deixe de compartilhar fotos somente porque alguém piscou os olhos no momento da pose. Para fazer com que você não desperdice nada, a empresa trabalha em uma inteligência artificial capaz de corrigir essas imagens.

Em trabalho de pesquisa divulgado nesta segunda-feira (18), engenheiros da rede social apresentaram como o método funciona. Para realizar a edição, o sistema usa um procedimento de aprendizado de máquina conhecido como Rede Adversarial Generativa Exemplar (ExGAN, na sigla em inglês).

Segundo os engenheiros, essas redes “usam informações exemplares para produzir resultados de pintura personalizados e de alta qualidade”. O método analisa, antes de tudo, como os olhos da pessoa se parecem com base nas fotos em que ela não piscou.

Em seguida, ele pega a região dos olhos de uma imagem anterior e aplica naquela que não ficou tão legal assim. Antes de finalizar, o sistema corrige pontos como cor, brilho e até mesmo o posicionamento dos olhos. A inteligência artificial ainda apresenta dificuldades para lidar com óculos, franjas e ângulos pouco favoráveis, mas já resultados animadores.

Por ainda estar em fase de pesquisa, não é possível garantir que o Facebook levará esse recurso para os usuários. No entanto, ele seria de grande utilidade para a rede social, que estimularia que as pessoas compartilhassem ainda mais fotos.

Com informações: Facebook, The Verge.

Receba mais sobre Facebook na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados