Google “imita” WhatsApp e sincroniza mensagens do Android no PC

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Sabíamos que o Google estava se inspirando no WhatsApp para melhorar o RCS (Rich Communication Service), a evolução do SMS. E agora é oficial: você poderá enviar mensagens no Android através do PC usando o navegador.

O Android Mensagens será atualizado, ao longo da próxima semana, com o recurso “Mensagens na Web”. Você visita o endereço messages.android.com e usa o smartphone para escanear um QR Code — bem parecido com o WhatsApp. Feito isso, é só bater papo através do computador.

Sim, existem outras formas de se fazer isso, como o Pushbullet. No entanto, a intenção do Google é ir além das mensagens simples do SMS e dar suporte a fotos, vídeos e bate-papos em grupo suportados pelo RCS.

“Com o Mensagens na Web, você pode enviar stickers, emojis e imagens, além de texto”, explica o Google. Isso funciona no Chrome, Firefox, Safari ou Microsoft Edge, e requer conexão à internet no computador e no celular.

O Android Mensagens também vai ganhar, na próxima semana, prévia de links nas conversas; busca embutida por GIFs; e sugestões automáticas de resposta com o Smart Reply — inicialmente em inglês, e em mais idiomas no futuro.

O recurso mais legal, no entanto, é copiar o código de verificação via SMS com um toque. Então, basta colar isso no aplicativo correspondente, em vez de digitar cada número. Assim:

Não é um recurso exatamente novo, mas é bom vê-lo na experiência padrão do Android.

O Google pausou o desenvolvimento do Allo, aplicativo de mensagens que pouca gente usava, e transferiu a equipe para melhorar o Android Mensagens. O Allo também tem uma versão web que sincroniza via QR Code.

No Brasil, o Google implementou o RCS para mensagens na Oi, Vivo e Claro. Você e o destinatário precisam usar o Android Mensagens, ou o app padrão da Samsung, para isso funcionar (senão você vai enviar um MMS).

Em outros países, essa é uma estratégia do Google para concorrer com o Mensagens do iOS. Vale lembrar, no entanto, que o RCS não possui criptografia de ponta a ponta.

Com informações: Google, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados