Sabíamos que o Google estava se inspirando no WhatsApp para melhorar o RCS (Rich Communication Service), a evolução do SMS. E agora é oficial: você poderá enviar mensagens no Android através do PC usando o navegador.

O Android Mensagens será atualizado, ao longo da próxima semana, com o recurso “Mensagens na Web”. Você visita o endereço messages.android.com e usa o smartphone para escanear um QR Code — bem parecido com o WhatsApp. Feito isso, é só bater papo através do computador.

Sim, existem outras formas de se fazer isso, como o Pushbullet. No entanto, a intenção do Google é ir além das mensagens simples do SMS e dar suporte a fotos, vídeos e bate-papos em grupo suportados pelo RCS.

“Com o Mensagens na Web, você pode enviar stickers, emojis e imagens, além de texto”, explica o Google. Isso funciona no Chrome, Firefox, Safari ou Microsoft Edge, e requer conexão à internet no computador e no celular.

O Android Mensagens também vai ganhar, na próxima semana, prévia de links nas conversas; busca embutida por GIFs; e sugestões automáticas de resposta com o Smart Reply — inicialmente em inglês, e em mais idiomas no futuro.

O recurso mais legal, no entanto, é copiar o código de verificação via SMS com um toque. Então, basta colar isso no aplicativo correspondente, em vez de digitar cada número. Assim:

Não é um recurso exatamente novo, mas é bom vê-lo na experiência padrão do Android.

O Google pausou o desenvolvimento do Allo, aplicativo de mensagens que pouca gente usava, e transferiu a equipe para melhorar o Android Mensagens. O Allo também tem uma versão web que sincroniza via QR Code.

No Brasil, o Google implementou o RCS para mensagens na Oi, Vivo e Claro. Você e o destinatário precisam usar o Android Mensagens, ou o app padrão da Samsung, para isso funcionar (senão você vai enviar um MMS).

Em outros países, essa é uma estratégia do Google para concorrer com o Mensagens do iOS. Vale lembrar, no entanto, que o RCS não possui criptografia de ponta a ponta.

Com informações: Google, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fernando Almeida

Eu falo e as pessoas reclamam. Falam: manda zapi.
Patético.

Theo Queiroz

Pelo visto quem tem preguiça de pensar é vc.

Theo Queiroz

Não, quem não conhece é vc. Vai pesquisar antes de falar.
https://www.statista.com/st...
Tá aí o uso nos EUA. Atrás do Tumblr e perto do poderoso Linkedin.

Anubis

Concordo plenamente. E não sou contra WhatsApp. Mas o uso que fazem dele no Brasil, é terrível. Eu tive que mandar uma mensagem extremamente respeitosa, para cada contato meu, pedindo para não me enviar mensagens prontas de bom dia, etc, e nem vídeos “engraçados” e de nenhuma natureza. Apenas se for fotos, vídeos e mensagem da própria pessoa.

Moral da história: eu recebia, em média, uns 150 WhatsApp por dia. Hoje, só recebo uns 5 WhatsApp por dia em média.

Anubis

Seu contato deve ser com brasileiros e latinos que moram lá. Por isso você tem esta impressão. Mas todos aqui no comentário discordam de você. E nem são estadunidense.
Os estadunidenses não gostam muito de interagir com estrangeiros não. Exceto, se o estrangeiro oferecer alguma vantagem.

Se você tivesse um verdadeiro convívio com os nativos, saberia que, em termos de mensageiro, o mais usado lá é o Message do Facebook.

Quando eles querem dar um recado rápido, eles usam SMS ou iMessage quando ambos têm iPhone, iPad e Mac.
Profissionalmente eles usam e-mails.
Quando é chat eles usam o Message do Facebook.

Estamos falando de maioria. De hábitos.

Eu sou um “brasileiro” mais patriota que 99% de vocês.

CaioWzy

Nos EUA é mais popular SMS, depois Snap etc... Já na Europa muitos países usam Whatsapp ex: Alemanha, Austria, Espanha, Portugal etc

Crock, o Dillo

Eu "baixei" o aplicativo direto da Play Store. Versão 3.2.042 de 15/05/2018. Não aparece a opção. Enfim...

Corvo

Não é o que diz no FAQ do prórpio app:
https://support.google.com/messages/answer/7611075?p=web_computer&visit_id=1-636651116113768812-1779651993&rd=1

O que precisa para começar
No telemóvel, precisa de:
- A versão mais recente do Mensagens
- Uma ligação Wi-Fi ou de dados

Já tem alguns reviews negativos no app devido a isto, isso que dá meterem os pés pelas mãos, e o Google é mestre nisso de falar demais e acabar kgndo em tudo.

@Sckillfer

Tinha que ser essa palhaçada de (apenas) QR Code? Login da conta Google, muito mais fácil.

Leonardo Caldas

“O Android Mensagens será atualizado, ao longo da próxima semana, com o recurso “Mensagens na Web”.

Ênfase em “ao longo da próxima semana”.

André Dias

Bom, eu conheço, trabalho com pessoas lá, convivo com pessoas que moram lá e o uso do WhatsApp é mínimo. Praticamente não tem.
Porém fiquei curioso, em que informação você se baseia para afirmar que usam?

F3RNANDO Sampa

Exato, não usa dados. Mas o whatsapp impôs aqui no Brasil o padrão "memê" que muito disseminado. Aqui, as operadoras seguiram este padrão e estão liberando whatsapp da franquia. Daria no mesmo em relação o FGTS.

Anubis

Exatamente!

Anubis

Os mais assíduos por aqui sabem que eu sou estadunidense. Estou no Brasil já fazem 20 anos. Minha mãe é brasileira e meu pai estadunidense. Meu irmão preferiu ficar lá com meu pai.
Os brasileiros que moram lá, usam WhatsApp para falar com os familiares deste lado. Eu uso Message do Facebook para falar com minha família parte de pai e amigos. Mas não uso Facebook. Não posto e nem curto absolutamente nada.

VaGNaroK Alkimist

hmmm.... e o telegram já não fazia isso?? tá faltando originalidade né google?

Exibir mais comentários