Início » Internet » Muambator: um jeito fácil de rastrear suas encomendas pela web

Muambator: um jeito fácil de rastrear suas encomendas pela web

Saiba como manter-se informado sobre pacotes e encomendas registrados no site dos Correios.

Avatar Por

Para quem faz compras online, uma parte do processo vai envolver a espera de entrega do pacote pelos Correios. E normalmente esse pacote é atrelado a um número de rastreamento que é enviado para quem vai recebê-lo.

O problema, ao menos para os mais preguiçosos, é que é preciso checar esse número no site dos Correios constantemente para descobrir se algo aconteceu com a encomenda. Não há uma solução disponibilizada pela empresa que te manda notificações esporádicas a cada mudança de status.

É aí que entra o Muambator. Criado por Cícero Rolim, mestre em Computação Aplicada, o cômico nome e o mascote do site escondem por trás deles um serviço deveras interessante. Ele serve para enviar mensagens com atualizações sobre as encomendas diretamente por e-mail, DM no Twitter ou feed RSS. Siga adiante para ver um um passo-a-passo de como utilizá-lo.

1. Cadastre-se no site e escolha como quer ser notificado (via email ou DM no Twitter). Ao colocar o seu usuário no Twitter, você automaticamente será seguido pelo @muambator. O motivo disso é revelado no passo a seguir.

2. Insira seu código de rastreamento. Isso pode ser feito através da coluna lateral do próprio site ou enviando o código para o @muambator por meio de DM. Inserir algumas tags pode ajudar a diferenciar cada pacote dos demais.

Ao enviar os códigos, eles deverão aparecer na área Meus Pacotes. A cada mudança de status, você poderá ser avisado por e-mail, RSS ou até DM no Twitter. Para esse último funcionar, é necessário seguir o @muambator no serviço.

3. Uma opção para quem não quer ser incomodado com mensagens é acessar a página individual do pacote, que também é mantida atualizada. Cada alteração de status é mostrada em ordem cronológica e com a informação do que aconteceu com o pacote ao lado. Isso também acontece na opção de atualização por meio de feed RSS, onde é possível escolher um feed com todos os pacotes ou apenas o feed de pacotes individuais.

4. Com os pacotes cadastrados, você pode ficar sossegado. A cada mudança, um aviso chegará a você, seja por qual meio foi escolhido.

Uma última observação: segundo o Cícero, o serviço só faz rastreamento de pacotes nacionais por enquanto (o que inclui todas as modalidades de Sedex, encomenda normal e malote). Mas ele me disse por e-mail que já está trabalhando na implementação do rastreamento internacional. Para um serviço em estado beta, até que o Muambator é bem útil.

Dica Web baseado em informação mandada pelo leitor Otávio Souza (@otaviofsousa). Valeu, Otávio!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Xaturanga Xatu

Pessoal, vamos
encher a caixa de mensagens do Cabrini, com a sugestão de
reportagem, o Buraco Negro dos Correios Unidade de Curitiba. Entrem
no site do SBT no endereço
(http://www.sbt.com.br/jorna...
Preencham os dados que são exigidos, e façam essa sugestão de
reportagem para o Cabrini. Porque Curitiba? Porque a podridão maior
esta nessa unidade Internacional, investigando ali, ele vai chegar na
podridão dos correios em todo Brasil. Repassem essa ideia para
outras pessoas, mais não divulguem no youtube, para não alertar os
ladrões que estão lesando as pessoas honestas dentro dos correios.
Divulguem essa ideia em todos os blogs, em todos os sites que estejam
debatendo esse assunto. Quem sabe aparecendo uma matéria
investigativa na TV, tenhamos um pouco de paz para receber nossas
encomendas internacionais.

Geovane maciel

ótimo para rastrear celular: http://www.localizarmeucelu...

Geovane maciel

excelente post, eu já testei este aplicativo aqui com este site aqui você pode monitorar qualquer celular: https://www.brasildetetive.com

carlotinha1
Tem como editar o muambator coloquei o código de rastreio mais não escrevi o que é e só pelo número de rastreio fica difícil saber o que é
Mina
prefiro http://www.rastreador-de-celular.com/, uma ampla escolha
Paulo
eu tenho usado o muambator.com.br e o www.minhasencomendas.com.br ... e o minhasencomendas tem me notificado mais rapidamente... além das informações mais completas....
Anapaula Dias
Gostaria de saber desse número bcash 23161167
Bruno Maciel
Lixo de correios
Bel Cor
é uma bosta esses correios
Victor Hugo Aldir
*compra =D
Victor Hugo Aldir
Um outro serviço bem bacana e gratuito é o www.aviseja.com.br . Além da notificação por email e RSS Eles também te notificam por SMS (gratuitamente) e estão integrados aos serviços do USPS e Correios (em breve DHL e Fedex). Legal para quem comprar muito no Ebay
@maickw
Só o muambator rastreia encomendas do Hong Kong Post e China Post, além dos Correios? Comparei com os outros e, nos outros, só faziam correios, é isso? Se for, o Muambator é mais completo, principalmente para quem compra muito do eBay e tem suas mercadorias vindas da Ásia =]
lucas
o que é esse negocio de código? como pego isso?
Thiago Ganzarolli
Eu desenvolvi um site com funcionalidades parecidas, já estava em beta um pouco antes desse, mas as plataformas envolvidas são mais amplas (essa semana sai add-on firefox e logo logo iphone e android). Além disso rola plotagem no Google Maps e autenticação via Oauth no twitter: http://www.encontreseupacote.com.br
Luccas Florencio
Muito Bom o serviço funciona direitinho !
Exibir mais comentários