Muambator: um jeito fácil de rastrear suas encomendas pela web

Saiba como manter-se informado sobre pacotes e encomendas registrados no site dos Correios.

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 ano

Para quem faz compras online, uma parte do processo vai envolver a espera de entrega do pacote pelos Correios. E normalmente esse pacote é atrelado a um número de rastreamento que é enviado para quem vai recebê-lo.

O problema, ao menos para os mais preguiçosos, é que é preciso checar esse número no site dos Correios constantemente para descobrir se algo aconteceu com a encomenda. Não há uma solução disponibilizada pela empresa que te manda notificações esporádicas a cada mudança de status.

É aí que entra o Muambator. Criado por Cícero Rolim, mestre em Computação Aplicada, o cômico nome e o mascote do site escondem por trás deles um serviço deveras interessante. Ele serve para enviar mensagens com atualizações sobre as encomendas diretamente por e-mail, DM no Twitter ou feed RSS. Siga adiante para ver um um passo-a-passo de como utilizá-lo.


1. Cadastre-se no site e escolha como quer ser notificado (via email ou DM no Twitter). Ao colocar o seu usuário no Twitter, você automaticamente será seguido pelo @muambator. O motivo disso é revelado no passo a seguir.

2. Insira seu código de rastreamento. Isso pode ser feito através da coluna lateral do próprio site ou enviando o código para o @muambator por meio de DM. Inserir algumas tags pode ajudar a diferenciar cada pacote dos demais.

Ao enviar os códigos, eles deverão aparecer na área Meus Pacotes. A cada mudança de status, você poderá ser avisado por e-mail, RSS ou até DM no Twitter. Para esse último funcionar, é necessário seguir o @muambator no serviço.

3. Uma opção para quem não quer ser incomodado com mensagens é acessar a página individual do pacote, que também é mantida atualizada. Cada alteração de status é mostrada em ordem cronológica e com a informação do que aconteceu com o pacote ao lado. Isso também acontece na opção de atualização por meio de feed RSS, onde é possível escolher um feed com todos os pacotes ou apenas o feed de pacotes individuais.

4. Com os pacotes cadastrados, você pode ficar sossegado. A cada mudança, um aviso chegará a você, seja por qual meio foi escolhido.

Uma última observação: segundo o Cícero, o serviço só faz rastreamento de pacotes nacionais por enquanto (o que inclui todas as modalidades de Sedex, encomenda normal e malote). Mas ele me disse por e-mail que já está trabalhando na implementação do rastreamento internacional. Para um serviço em estado beta, até que o Muambator é bem útil.

Dica Web baseado em informação mandada pelo leitor Otávio Souza (@otaviofsousa). Valeu, Otávio!

Receba mais sobre Correios na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados