Sabíamos que o Instagram estava tentando concorrer com o YouTube, e agora é oficial: os usuários poderão assistir — e enviar — vídeos verticais de até uma hora através do IGTV.

Guia completo: Como criar um canal no IGTV do Instagram

O Instagram começou seu evento em San Francisco revelando que atingiu um bilhão de usuários. O WhatsApp e o Messenger cruzaram esse marco há alguns anos. O app foi adquirido pelo Facebook em 2012, quando estava em apenas 40 milhões.

Para manter esse ritmo de crescimento, temos o IGTV. Ele pode ser acessado através de um novo app, ou dentro do próprio Instagram.

Em ambos os casos, você pode deslizar para os lados e alternar entre os diferentes canais; ou deslizar para cima e abrir a aba Explorar com sugestões personalizadas, vídeos populares, e opção de continuar assistindo aos vídeos iniciados anteriormente.

“Não existem anúncios no IGTV hoje”, diz o CEO Kevin Systrom, mas “este é um lugar razoável para colocá-los”. Ele planeja liberar propagandas nessa área do app no futuro, para ajudar criadores a ganharem dinheiro.

O app do Instagram vai avisar, com um novo botão no canto superior direito, quando uma conta que você segue publicar um vídeo longo:

O novo serviço é focado nos criadores que você já segue. Eles poderão enviar vídeos verticais em tela cheia, que são reproduzidos assim que você abre o aplicativo — é como uma TV para seu smartphone.

O IGTV permite que qualquer pessoa seja um criador, não apenas celebridades da web. Você pode enviar vídeos pelo app do Instagram, ou através do site oficial. Eles devem ser verticais, com proporção mínima de 4:5 e máxima de 9:16.

O limite é de 10 minutos (em vez de um minuto) para contas em geral, com tamanho máximo de 650 MB. Perfis verificados ou com muitos seguidores poderão fazer upload de até 60 minutos, mas apenas pela web. Neste caso, o tamanho máximo é de 5,4 GB.

Você poderá baixar o IGTV para iOS e Android nos próximos dias.

Com informações: Instagram, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alessandro

Hahahahaha

Alessandro

Detalhes, quando o 16:9 surgiu era um saco, aquela tirinha de filme, barras pretas, lixo, hoje tá cada vez maior 18:9

Gabriel Brito

Se a intenção é concorrer com o YouTube, logo precisa ser multiplataforma.

Walmir Ramos

Tantos famosos promovendo chega a ser hilario

Ticano

velho, ninguém ta chorando, você que tá batendo nessa tecla de vídeo vertical é natural, vou mandar fazer um cinema vertical para você poder consumir seu conteúdo do Instagram de boa aí. Vou mandar hollywood só filmar assim também pra voce poder consumir sossegado.
Aproveita e faz uma operação aí para botar um olho em cima do outro, deve ficar melhor para ver o celular também. Cada uma. :P

Renan Alves

Tá na hora de alguém chegar no titio mark e falar a real, essa fascinação dele em querer botar tudo em todas as redes sociais dele não tá dando mais para aguentar, o cara sai atirando pra todo lado com intenção de acertar algo... uma rede social de fotos que virou de videos curtos que agora vira de vlogs...

Porto Velho

É só um Stories grandão.

Aliás, nem precisava criar mais uma ferramenta pra isso, bastava aumentar o limite de tempo dos Stories.

Danilo Cursino

É e sempre será nada! Tanto não é que estão lançando isso, ou vc acha que uma empresa do tamanho do Instagram não tem mil pesquisas e testes nesse aspecto pra saber que as pessoas estão sim consumindo na vertical? E não, o formato natural na mão não é horizontal, você não consegue usar o celular na horizontal sem as duas mãos, só serve pra consumir vídeos horizontais mesmo, mas o formato natural de uso é vertical, ou vai dizer que vc anda com o celular virado? O campo de visão permanece inalterado, só se muda a posição que ele está. É o caso de deixar de chorar a mudança e tirar proveito do formato padrão dos dispositivos nas mãos de todo mundo.

Danilo Cursino

E quem disse que é pra passar na TV? É pra ser consumido no celular mesmo! O campo de visão não é limitado, ele é o mesmo que o anterior só que horizontalmente e quem souber tirar vantagem disso não precisa chorar por causa do formato. Que eu saiba não se perdeu nenhum pixel de visulização.

Daniel R. Pinheiro
𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Realmente, nesse formato não representa ameaça, até porque o YouTube também reproduz vídeos verticais.
E que localização péssima essa do IGTV no app do Instagram, hein... Deveria estar na aba "explorar/🔎", que já tem atalho pra vídeos.

𝕵𝖆𝖈𝕶 ⚡𝖎𝖑𝖘𝖆𝖓

Rapaz, o app do iOS então deve ser bem melhor que o do Android. Eu uso ele... num Lumia velho 😅
Funciona super bem, sério mesmo. Só demora pra abrir.

Caleb Enyawbruce

Isso já tá mudando bastante. Quanta gente não deixou de estar no YT para ficar assistindo Stories, que nada mais é do que videos na vertical? Eu também acho uma limitação terrível, mas parece que é exatamente isso que o povão anda querendo...

Funnie

Vão focar em apenas um dos nichos dos Youtube com esses vídeos somente na vertical. Provavelmente não querem bater de frente já de cara.

Poucas produtoras de conteúdo vão hospedar seus vídeos lá.

Video-aulas? Videoclipes? Trailers de filmes? Nada disso ficará bom.

O foco é em conteúdo pessoal mesmo.

Gabriel Brito

Isso sem contar os travamentos e erros. Já foi pior, mas está longe do ideal.

Exibir mais comentários